Conheça os 8 aviões mais rápidos do mundo

O avião continua sendo o transporte mais rápido do mundo e também um dos mais seguros. Existem inúmeros modelos de aviões que alcançam velocidades incríveis.

Alguns deles já não são mais fabricados, mas continuam no topo dos mais velozes.

Vamos apresentar aqui alguns dos aviões comerciais e militares mais rápidos do mundo.

Os militares, devido seu tamanho e aerodinâmica, alcançam velocidade superior aos comerciais.

Os Estados Unidos e a Rússia aparecem como os países que mais contribuíram para o desenvolvimento das melhores e mais rápidas aeronaves militares do mundo.

Se você é um apaixonado por aviões, aproveite para se inspirar nessas máquinas de velocidade!

Aviões comerciais mais rápidos:

A321neo

1 – O Tupolev TU 44: Fabricado pela União Soviética, é classificada como a aeronave de passageiros mais rápida do mundo. Fabricado em 1960, tem espaço para aproximadamente 140 passageiros e pode atingir a incrível velocidade de 2.878 Km/h. Por gastar muito combustível foi usado comercialmente somente por três anos.

2- Concorde: Quem entende de avião deve lembrar-se do famoso Concorde, cujo nome é uma homenagem à parceria entre França e Inglaterra, responsáveis pelo desenvolvimento da aeronave. Com capacidade para cerca de 128 passageiros, entrou em operação em 1976. Sua velocidade alcança a marca de 2.160 Km/h. Até 2003 foi operado pelas companhias aéreas British Airways e Air France.

3 – Airbus A380: Esse é um dos modelos atuais que está em operação ao redor do mundo. Fabricado na França, é considerado o avião mais rápido do mundo em atuação e chega a uma velocidade de 1.078 Km/h. Também possui o título de avião com maior capacidade de passageiros, abrigando até 555 pessoas nas aeronaves com layouts comuns e até 853 nos modelos que possuem somente assentos da classe econômica.

4 – Boeing 747-8: Em operação desde 2010, é fabricado nos Estados Unidos e faz parte da quarta geração de Boeings 747. Dos quatro, este é o maior. Possui o recorde de ser o avião comercial mais comprido do mundo. Alcança a velocidade de 1.041 km/h e tem capacidade para aproximadamente 467 passageiros.

Whatsapp - CEAB

Aviões militares mais rápidos:

1- Blackbird: Esse é o avião classificado como o mais rápido do mundo com tripulação. O Lockheed Martin SR-71, conhecido como Blackbird, pode alcançar uma velocidade três vezes maior que um avião comercial, cerca de 3.700 km/h. Desenvolvido pelos Estados Unidos, entrou em operação em 1966 e pode chegar a 28 mil metros de altura.

2 – X-43A: Com velocidade três vezes maior que o Blackbird, o X-43A pode ser considerado o mais rápido do mundo, porém não é tripulado. Desenvolvido nos Estados Unidos pela NASA, ele integra o programa HiperX. O motor estatojato é movido por hidrogênio e proporciona à aeronave uma velocidade de até 11.760 km/h. Este avião está sendo testado desde o ano 2000.

3 – NAA X-15: Usando motor a foguete, ele chegou à velocidade de 7.274 km/h em 1967. A NASA utilizou este avião em suas missões durante onze anos, e chegou a atingir altitudes de cem quilômetros.

4 – MIG-25 Foxbat: Produzido pela União Soviética (Rússia), essa aeronave atingiu a marca de 3.500 km/h e usava motores turbojato. Foi muito utilizado durante a Guerra Fria e representa uma importante aeronave militar da época, usada em missões de interceptação e reconhecimento.

Gostou de saber um pouquinho mais sobre os aviões ao redor do mundo? Deixe aqui o seu comentário!