10 Livros sobre aviação

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Desde que Santos Dumont fez o primeiro avião voar, o mundo nunca mais foi o mesmo, conquistando novidades tecnológicas inimagináveis nos primórdios da história e mexendo com o imaginário de milhões de pessoas. Se você é uma dessas pessoas fanáticas por aviação, com certeza vai gostar de ler estes 10 livros que reúnem memórias, conhecimentos, lazer, histórias e fatos que, independente da época em que foram escritos, compõem o cenário da aviação ao longo dos anos.

Conexão Wrigth-Santos Dumont

Escrito por Salvador Nogueira e lançado pela editora Record em 2006, o livro é um extenso trabalho de pesquisa que mostra uma visão da história do desenvolvimento do avião como fruto não de um homem apenas, mas do trabalho conjunto de inventores diversos.

Avião: Viaje sem Medo 

A autora Elvira M. B. Gross apresenta que pelo menos 40% das pessoas têm medo de voar, sendo que algumas sequer conseguem pisar em um avião. O livro mostra que este medo tem cura, que é possível dominá-lo e superá-lo para viver de forma mais tranquila e intensa, aproveitando toda a liberdade e conforto que uma viagem de avião pode proporcionar.

Aviões – Historia E Curiosidades Das Aeronaves Comerciais

O livro foi escrito por Vinicius Casagrande, e lançado em 2010. Fala sobre a história e a evolução de 38 aeronaves que marcaram a aviação comercial. Conheça, por exemplo, as curiosidades sobre o primeiro avião do mundo a ser produzido integralmente com material plástico, o Boeing 737, e os dados técnicos que os fazem tão especiais.

A Decolagem de um Grande Sonho

O engenheiro aeronáutico, Oziris Silva, conta toda a história da Embraer, desde a sua concepção até a sua transformação em uma das maiores empresas brasileiras e uma das maiores fabricantes de aviões de todo o mundo. Da década de 70, seus primeiros anos, até os últimos tempos, entenda como a empresa se formou e se consolidou nessa edição comemorativa.

Senta a Pua! A Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial

Rui Moreira Lima é o autor dessa que é considerada uma das melhores obras sobre a atuação dos pilotos brasileiros da FAB na Itália e da Aviação de Caça Brasileira. É uma narrativa emocionante dessa importante parte da História do Brasil.

Bombardeiros Bimotores da FAB

Aparecido Camazano Alamino relata em seu livro como a FAB desenvolveu e manteve um arsenal de bombardeiros bimotores em pleno mundo pós-guerra, capazes de atuar a qualquer momento e em qualquer ponto do território nacional.

Voar é a Segunda Melhor Coisa do Mundo

Nessa biografia, o comandante Dato de Oliveira narra sua experiência pessoal na história da aviação brasileira ao longo de 35 anos, desde as dificuldades para a formação de pilotos até a análise de 5 acidentes aéreos e 1 sequestro, entre eles a queda do helicóptero da Record em 2010.

Aeronautas  

O livro de Juliana Cigerza fala sobre a rotina laboral dos aeronautas, a rotina das tripulações, direitos e deveres, sobre o nascimento da aviação comercial no Brasil e o início da profissão. Excelente instrumento de consulta para quem segue, ou pretende seguir, a profissão.

Sob um Azul Profundo – O Esquadrão Corsário em Ação 

Aos 25 anos de ação do Boeing 707 na Força Aérea Brasileira, o fotógrafo Oswaldo Claro foi convidado pelo Esquadrão Corsário para registrar as ações do grupo durante todo um ano. O resultado é um livro de imagens belíssimas das missões neste período, do reabastecimento de caças em pleno voo ao transporte de carga pesada, sob ângulos muito especiais.

The Female Few: Spitfire Heroines of the Air Transport Auxiliary

Através de depoimentos e memórias, a jornalista britânica, Jacky Hyams, conta as histórias heroicas de cinco pilotos mulheres de aviões de combate durante a Segunda Guerra Mundial. Entre fábricas e unidades de manutenção dentro do Reino Unido até os pilotos nas frentes de batalha, essas heroínas trabalhavam para Air Transport Auxiliary (ATA), o órgão que dava suporte aos transportes aéreos no país. Apesar de não participarem diretamente das batalhas, os relatos são emocionantes.

Já leu algum desses títulos? Que outro livro você sugere? Conte para gente nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×