Início Artigos

14 Termos Técnicos que todo Comissário(a) deve saber

135

Vamos aprender os termos técnicos que comportam os sistemas de um avião?

Sempre desejei aprender mais sobre aviação civil, mas nunca soube como conseguiria guardar tantas informações sobre os sistemas de um avião.

Afinal de contas, uma aeronave tem compartimentos e processos que os comissários estudam durante o curso.

Como trabalhar no céu sem entender como ocorre o comportamento dos sistemas?

Bruno de Freitas, aluno formado como comissário de voo pelo CEAB se interessou pelos sistemas de uma aeronave.

Você também deseja aprender mais sobre os aviões?

Então veja a seguir a lista de termos técnicos da aviação civil:

Air-conditioning 

Refere-se a um trocador de calor, ou seja, controlador dos trocadores de calor.

Os componentes deste sistema geram ar sob pressão e temperatura controladas, para manter a pressão e a temperatura da cabine dentro dos limites tolerados pelo ser humano.

Por isso, a temperatura externa, na altitude comumente voada, varia de 45 a 55 graus Celsius negativos.

Pressurization 

São válvulas de controle da pressurização, controlador da pressurização.

Componentes que controlam a pressão do ar dentro da cabine, para permitir a respiração do ser humano a grandes altitudes.

Ventilation 

Conhecidos como os circuladores de ar. São componentes que circulam o ar no interior da aeronave e, em certas circunstâncias, usam o ar externo para ventilar a aeronave.

Cargo 

É a bagagem, carga. Sistema de ventilação da carga é definido por uma extensão do sistema de ventilação da aeronave, sendo composto por válvulas de ar, válvulas de controle de pressão e válvula que controla a quantidade de ar quente.

Auto-flight auxilia o piloto?

Define-se por um computador de guiamento e gerenciamento de voo.

Computadores que auxiliam o piloto calculando tempo de viagem e consumo de combustível, bem como fornece comandos de direção aos pilotos automáticos.

Electrical 

É um sistema constituído por geradores e barras de distribuição. Esses componentes geram energia elétrica para todos os componentes dos sistemas da aeronave, iluminação da cabine, etc.

Flight controls 

São superfícies de comando, acionadores hidráulicos. Permitem que o piloto controle a atitude da aeronave. Eles são acionados por pistões hidráulicos, devido `as grandes cargas geradas pelas pressões aerodinâmicas sobre os mesmos.

Hydraulic: Entenda sobre esse sistema 

É um sistema formado por bombas hidráulicas, acumuladores de pressão, cilindros de acionamento. Esses componentes geram pressão para atuar nas superfícies de comando que permitindo ao piloto comandar a atitude da aeronave.

O que significa “Ice and rain protection”? 

Este termo descreve os sistemas usados para evitar e/ou remover o gelo das asas, das entradas de ar das turbinas, das janelas dos pilotos, bem como para limpar a água do para-brisa dos pilotos.

Saiba o que é Landing gear 

Sistema constituído por rodas, amortecedores, acionadores hidráulicos. Esses componentes permitem o deslocamento da aeronave no solo.

Eles são recolhidos, por meio de acionadores hidráulicos, para diminuir a resistência aerodinâmica.

Navigation 

Descreve os sistemas de dados aerodinâmicos e navegação inercial, os instrumentos de reserva, os sistemas de navegação por rádio, os radioaltímetros, os transponders, o radar meteorológico, o sistema de alerta de proximidade do solo, o sistema de alerta de tráfego e prevenção de colisão.

Pneumatic

É um computador de monitoramento de sangria, válvulas de sangria. Esses componentes extraem parte da pressão dos compressores de ar das turbinas, para então ser usada pelos sistemas de ar-condicionado e pressurização.

Auxiliary power unit

Formado pela turbina auxiliar que fornece eletricidade e ar sob pressão (para dar a partida dos motores), no porão de equipamentos eletrônicos, nos lavatórios e nos compartimentos de carga.

Power plant 

As turbinas e o controle digital do motor. Esses componentes geram e controlam a força necessária ao deslocamento do avião.

Portanto, o controle digital do motor é um computador especializado, que controla o funcionamento da turbina.

Aprenda mais com o Blog do CEAB!

Turbulência: O Que Causa?

Tripulação: Função e Tipos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

7 + 12 =