4 carreiras que você pode seguir se fala um segundo idioma

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Muitas pessoas aprenderam um segundo idioma e gostariam de utilizá-lo em sua rotina de trabalho. Afinal, dominar outra língua pode ser um tempero a mais em uma trajetória profissional.

Inclusive, em muitos processos seletivos de empresas, o domínio de um segundo idioma é um pré-requisito. E mesmo quando o processo seletivo não exige o conhecimento do idioma, esse pode ser o grande diferencial de um profissional em relação aos seus concorrentes.

Se você já tem o domínio de um segundo idioma e quer saber quais profissões exigem ou, no mínimo, valorizam quem o tenha, continue lendo o artigo a seguir.

4 carreiras para seguir quando se fala um segundo idioma

 

Falar além da sua língua materna é mesmo uma grande habilidade profissional. Em uma empresa, isso pode significar ter contato com clientes de vários países e culturas. As organizações tem bastante interesse nisso.

Mas há profissões específicas e que se baseiam exatamente nessa ideia de aproveitar o conhecimento de um idioma extra para cumprir uma rotina de trabalho. Conheça algumas dessas profissões.

  • Professor de línguas

Essa é a carreira mais óbvia para quem sabe falar um segundo idioma. Muitas pessoas estão querendo aprender uma língua estrangeira, e se você já sabe falar, tudo fica mais fácil.

É claro que você pode não ter muita habilidade para ensinar, mas essa pode ser apenas uma questão de aperfeiçoamento. Com prática, você pode conseguir transmitir o conhecimento que você tem para outras pessoas com eficiência.

Outra possibilidade existe nesse mercado. O Brasil é um país que costuma receber muitos imigrantes. Geralmente, esses imigrantes chegam em nosso país com necessidades de aprender a língua portuguesa o quanto antes. Assim, se você domina a língua nativa desse imigrante, você pode ensinar português a partir do idioma dele.

As oportunidades para ser um professor de línguas são muitas. Porém, se você não se identifica com uma rotina de ensino, veja a nossa segunda dica.

  • Comissário de Bordo

Ser um comissário de bordo exige que você tenha, pelo menos, o conhecimento da língua inglesa. Não é à toa que as pessoas sempre nos dizem que o Inglês é um idioma universal.

Embora o espanhol esteja dominando muitos países, especialmente por conta da disseminação da música latina, ter conhecimento em inglês vai facilitar muitos dos seus processos de comunicação nessa profissão.

Por isso, se você quer ser um comissário de bordo, considere aprender um segundo idioma o mais rápido que for possível.

E se esse é um conhecimento que você já tem, aperfeiçoar e ver se o idioma está em dia nunca é demais, não é mesmo?

  • Tradutor

Outra atividade profissional que muitas pessoas que sabem falar um segundo idioma procuram.

É claro que ser um profissional de tradução exige mais habilidades com a escrita da língua do que a conversação. Mas dominar esses dois fatores – escrita e linguagem oral – pode contribuir muito para ser um tradutor de sucesso.

O domínio do vocabulário é essencial. O bom tradutor deve ter a menor quantidade de dúvidas possível na hora de traduzir um conteúdo.

Além disso, é importante ter habilidades com a construção de contextos, uma vez que o sentido de uma palavra pode assumir vários significados dentro de um mesmo idioma.

  • Intérprete

O trabalho de um intérprete é geralmente confundido com o do profissional de tradução. Porém, são habilidades diferentes e, assim, tem as suas especificidades.

O intérprete deve estar apto para traduzir e comunicar um conteúdo em linguagem oral no exato momento em que ele é pronunciado. Talvez por isso, a atividade do intérprete seja mais difícil do que a do tradutor, pois exige tradução imediata.

O tempo para que o intérprete traduza um conteúdo é mínimo e o domínio das diferentes nuances de um idioma, nesse caso, se faz ainda mais necessário.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×