4 dicas para se preparar profissionalmente para as Olimpíadas de 2016

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Falta menos de um ano para que as Olimpíadas de 2016 aconteçam no Rio de Janeiro. Desde a confirmação da escolha da Cidade Maravilhosa como sede dos jogos, os mercados ligados ao evento, como construção, turismo e trasporte aéreo, vêm crescendo e oferecendo inúmeras oportunidades para quem está começando ou quer dar uma guinada profissional.

Apesar de o pico de movimento esperado ser para o período dos jogos olímpicos, as mudanças já podem ser sentidas: as viagens para o Brasil estão em alta e o país tem sido escolhido como o destino de muitos turistas. Assim, se você quer aproveitar os Jogos Olímpicos para conquistar uma vaga, você pode — e deve! — se preparar desde já. Confira aqui 4 preciosas dicas!

Aprenda e pratique um outro idioma

Inglês, espanhol, chinês, holandês: quem trabalha no transporte aéreo precisa ter conhecimentos sólidos — muito além do “thank you” e “welcome” — de no mínimo uma língua além do português. Isso significa que, se você já sabe outro idioma, precisa praticar bastante, não apenas para conversar com americanos ou ingleses, mas também para entender os diversos sotaques diferentes.

Você também pode se destacar ao eleger uma língua diferente do inglês para dominar. Dependendo da área e da empresa escolhida, esse pode ser um diferencial para conquistar vagas fora do perfil português-inglês, para as quais a concorrência é maior. Só lembre-se de analisar, primeiro, o mercado para a língua pretendida.

Aprenda sobre costumes e culturas diversos

Não adianta aprender uma língua e não saber como se comportar diante de pessoas com bagagens culturais variadas. Muitos gestos aparentemente inofensivos em uma cultura podem ser muito grosseiros em outras; por isso, conhecer as formas de tratamento utilizadas e os costumes, para quem trabalha com pessoas de diferentes nacionalidades, é peça-chave para o sucesso, além de evitar enormes dores de cabeça.

Monte e utilize sua rede de contatos

Qualquer que seja sua área, saber fazer um bom networking é fundamental. Portanto, nada de ter medo de criar e ampliar sua rede de contatos. Uma boa maneira de começar, caso você ainda não conheça muitas pessoas da área em que pretende atuar, são redes sociais profissionais, que abrem espaço para troca de experiências e divulgação de vagas. Tire dúvidas, divida conhecimentos e participe das discussões. Quem sabe em um desses grupos você não consegue aquela entrevista tão sonhada?

Busque profissionalização e especialização

Com as Olimpíadas de 2016 se aproximando cada vez mais, existe um grande investimento por parte de empresas e centros educacionais dos mais diferentes níveis para formar profissionais e conseguir suprir a demanda por pessoal qualificado para o evento. Portanto, agora é o melhor momento para se especializar na área desejada e fortalecer o currículo, principalmente no mercado do transporte aéreo. Pesquise sobre as melhores oportunidades que têm surgido e invista no que vai aumentar ainda mais as suas chances.

Você está animado para as Olimpíadas de 2016? Já começou sua formação e a busca pela vaga dos sonhos no transporte aéreo? Divida conosco seus comentários e dúvidas! E para saber sempre as novidades do blog, não deixe de assinar a nossa newsletter.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×