4 dúvidas mais comuns sobre a vida de comissário de voo

Quem não gostaria de poder conhecer diversos países do mundo e ainda ser remunerado? Esse é apenas um dos muitos atrativos da profissão de comissário de voo, que tem sido uma ótima alternativa para quem quer ingressar no mercado de trabalho e também para aqueles que têm interesse em mudar de profissão ou mesmo para pessoas que já atuam no segmento e pretendem encontrar uma nova perspectiva.

Comissário de Voo

E se você está interessado, certamente deve estar repleto de dúvidas sobre como é a carreira e a vida de comissário de voo, por exemplo. Para te ajudar a esclarecer estas questões, destacamos 5 dúvidas mais comuns para que você entenda melhor como funciona essa profissão. Dê uma olhada!

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1. Como é vida de um comissário de voo?

A rotina de trabalho de um comissário de voo é bastante variável. E tudo depende das escalas e das horas de voo que o profissional quer ter ou até precisa cumprir. Mas apesar de não haver uma rotina bem definida, é bastante possível conciliar a vida pessoal e a vida profissional.

No caso das mulheres, ainda há a dúvida se é possível ter filhos (passar pela gestação) e ainda poder trabalhar.

Durante a gestação, por lei, a mulher não pode voar, mas logo depois que encerra o período de licença maternidade, a funcionária pode optar pela “escala mãe”, com horários de voos mais reduzidos.

Assim você terá um horário de trabalho como os de outras profissionais que saem pela manhã e chegam à noite em casa.

Essa escala de horários também pode ser requerida por pessoas que fazem faculdade, por exemplo.

Basicamente, um comissário de voo poderá cumprir no máximo 85 horas de voo mensais, com pelo menos 8 dias de folga no mês, e dessa maneira poder conciliar sua vida e seu trabalho.

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2. Quem pode ingressar nessa profissão?

Antigamente essa era uma profissão predominantemente feminina, de pessoas com belos traços, peso e altura definidos.

Mas com o passar do tempo essas barreiras foram quebradas.

Com o interesse dos homens de ingressarem nessa profissão, o termo aeromoça foi modificado e passou a ser classificado como comissário ou comissária de voo.

Outras mudanças que ocorreram foram na escolha a partir de características físicas. Atualmente um dos únicos requisitos físicos necessários é de que: mulheres tenham no mínimo 1,58m e homens tenham no mínimo 1,65m.

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3. Quais são as exigências do mercado para um comissário de voo?

Outro ponto positivo dessa profissão é que não é exigido ensino superior.

Para se tornar um comissário de voo é necessário ter 18 anos, ensino médio completo e é indispensável gostar das pessoas e saber como lidar com elas.

É preciso também fazer exames no Hospital da Aeronáutica (HASP) e fazer um treinamento preparatório.

Ao término do curso é necessário prestar uma prova na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e sendo aprovado você estará apto a iniciar a carreira como profissional.

Falar inglês é um diferencial: mesmo não sendo exigido em algumas agências de aviação, é algo que precisa ser visto como uma de suas prioridades.

4. Como funciona a concorrência nesta área?

No Brasil, com a ampliação de muitos aeroportos, estima-se que mais de 660 mil vagas serão criadas até 2020.

Em outros países, e até aqui mesmo no Brasil, essa é uma profissão bastante concorrida e mesmo com essa perspectiva animadora de crescimento do mercado é preciso estar preparado para garantir sua vaga.

Rotina de um comissário