4 motivos para ter um cronograma de estudos para cursos EaD

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
cronograma de estudos

Female students in class

O ensino a distância é uma mão na roda para quem quer muito aprender, mas não consegue comparecer à escola dentro dos horários regulares de aula. Seja pela rotina muito atribulada ou pela distância que torna impossível o trajeto. Independentemente do motivo, poder fazer os próprios horários e a rotina de estudo é uma liberdade que torna a capacitação profissional mais próxima.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com 4 motivos para ter um cronograma de estudos para cursos EaD. Leia até o final e entenda agora como fazer os seus estudos renderem ainda mais.

1. O curso EaD sob o seu total controle

Fazer o seu próprio horário é daqueles argumentos que são muito tentadores para ignorarmos. Mas a verdade é que essa situação traz bastante liberdade e exige responsabilidade na mesma medida. Por isso, estabelecer um cronograma de estudos permite que você tenha controle sobre o que precisa estudar e quando fará disso. Com tudo anotado e planejado fica mais fácil seguir os estudos à risca. Quando há disciplina, o curso segue normalmente, como se fosse presencial.

2. O cronograma de estudos te dá tempo

Como dissemos, quem opta pelo EaD precisa ser disciplinado. É preciso ter os horários bem organizados para que tudo seja revisto dentro do tempo e você consiga cumprir seu cronograma de estudos. Isso porque a desorganização funciona como uma névoa que atrapalha a visão. Ela impede que consigamos entender quais são as tarefas do dia, próximos passos e até contribui para o aumento da ansiedade e do estresse. Nesse sentido, quando o cronograma de estudos está bem organizado, o que acontece na realidade é que você ganha tempo, ao invés de desperdiçá-lo em meio a bagunça.

cronograma de estudos

3. Ele diminui o estresse dos estudos

Nós vivemos em uma realidade na qual o estresse é uma palavra comum no nosso vocabulário. Quando temos obrigações com o trabalho, a casa e os estudos ao mesmo tempo, a ansiedade vira rotina facilmente. Por isso, investir tempo em montar um cronograma de estudos funciona como um alívio de todo esse estresse. Dessa forma, você consegue visualizar exatamente quais são as tarefas que te esperam dentro de um período de tempo, e não precisa se preocupar se está conseguindo manter o ritmo de estudos.

4. O planejamento ajuda a manter a disciplina

Se existe uma palavra de ouro para o EaD, essa palavra é disciplina. Quando temos o cronograma da escola para seguir e aulas para comparecer, manter-se disciplinado é mais fácil. Mas quando estudamos em casa, é preciso ter mais força de vontade.

Por isso, o cronograma de estudos funciona como o sinal da escola. É a programação que você tem que seguir e se manter fiel para que os estudos sigam dentro do planejado. Dessa forma, quando surgir um convite dos amigos para sair e se divertir, você saberá exatamente quanto precisa estudar e quando pode encontrar com eles, por exemplo.

O ensino a distância é uma forma confiável de adquirir conhecimento, melhorar o currículo e buscar avanços profissionais. Ele permite que os estudos aconteçam mesmo com uma rotina atribulada de trabalho, ou quando a escola é muito longe de casa. Mas para que tudo aconteça dentro do planejado, o cronograma de estudos deve ser feito e seguido à regra. Ele é o seu maior aliado para manter a disciplina.

Você tem mais alguma dúvida sobre EaD ou como montar o seu cronograma de estudos? Poste a sua pergunta nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×