Você já se perguntou como seria trabalhar todos os dias a mais de 10 quilômetros de altitude? Viver a vida a milhares de metros do solo é apenas um dos desafios diários de um comissário de voo.
Mais do que o serviço de bordo e atendimento aos clientes, o profissional dessa área possui uma série de atribuições, regras e responsabilidades que nem sempre os passageiros conhecem.
Pensando nisso, trazemos hoje 5 curiosidades sobre a profissão de comissário de voo que talvez você não soubesse.
1. Agentes de Segurança
Mais do que prezar pelo conforto e tranquilidade dos passageiros e outros membros da tripulação, o comissário de bordo desempenha papel fundamental na segurança do voo durante todo o trajeto.
E isso não se resume apenas às instruções de segurança passadas ainda em solo.
O comissário é o responsável por prestar atenção à qualquer irregularidade que ocorra no avião ao longo de todo o voo e orientar os passageiros a procederem da maneira correta.
2. Treinamento Completo
Os comissários são responsáveis por garantir o bem-estar e a segurança de todos a bordo da aeronave em qualquer situação de estresse, de pequenas turbulências a acidentes aéreos.
Para isso, o profissional passa por um treinamento completo e exigente, que abrange todos os conhecimentos teóricos e práticos para o bom exercício das suas atividades.
Durante o treinamento, o comissário de voo adquire conhecimentos de navegação aérea, funcionamentos dos aviões, meteorologia, combate ao fogo e sobrevivência na selva e no mar.
Além disso, dominam práticas como evacuação segura de aeronaves, montagem de acampamentos, busca por comida, fogueiras e primeiros socorros.
E não é só isso. Ao longo do curso de formação, os comissários também têm aulas de etiqueta e atendimento ao público.
A postura, o comportamento e o jeito de se comunicar dos comissários de bordo é padronizada e deve ser seguida à risca dentro da empresa.
Tudo isso é pensado não apenas para oferecer um bom atendimento, mas também para transmitir segurança e tranquilidade aos passageiros.
3. Trabalho e Descanso
A escala de voos do comissário é definida dois dias antes do fim do mês.
Ou seja, por volta do dia 29 de cada mês, o profissional já sabe as viagens que fará nos próximos 30 dias e, com isso, pode se programar de acordo com esse calendário.
Os voos sempre terão datas e destinos aleatórios e, por isso, o comissário deve escolher uma cidade base, que será o ponto de partida e chegada dos seus voos.
Os comissários de bordo devem cumprir uma média de horas de voo mensais.
A legislação brasileira não permite que o profissional faça mais de 85 horas por mês.
Para cumpri-las, a jornada diária pode variar bastante, indo de duas a até 11 horas por dia.
Além disso, há a chamada “reserva”, em que o comissário fica no aeroporto, à disposição da companhia, podendo partir para qualquer destino.
Os comissários de voo têm direito a, no mínimo, oito dias de folga por mês, em que podem descansar, ficar com familiares e conciliar seus compromissos pessoais.
Além disso, o profissional tem direito a 12 horas de descanso quando chega à cidade base e mais três horas para cada três fusos horários cruzados na viagem.
Em alguns casos, eles têm um ou dois dias livres na cidade em que estão. Quando isso acontece, podem aproveitar para conhecer o local.
4. Viagens Gratuitas
Os comissários de voo brasileiros têm direito a passagens gratuitas para todo o país.
Em muitos casos, essa vantagem também se aplica à família e até para amigos, senão na totalidade do valor, pelo menos em forma de desconto.
Algumas companhias aéreas são um pouco mais rígidas e definem um período do ano ou um número máximo de viagens.
Recentemente, os comissários ganharam direito ao chamado Passe Livre, em que podem voar por outras empresas área, desde que estejam com uniforme e que haja lugares vagos no avião.
A ideia foi facilitar a volta pra casa e garantir um melhor aproveitamento do tempo de descanso.
5. Vantagens Atrativas
Além das viagens gratuitas, os comissários geralmente usufruem de bastantes benefícios concedidos pela companhia aérea.
Um deles é o adicional por horas de voo. Dependendo da data e do tipo de viagem, o profissional pode contar com esse benefício.
Nesse caso, valem tanto as horas de voo diurnas quanto noturnas, além das horas de reserva e trabalho durante feriados e finais de semana.
Quando há necessidade de pernoitar em alguma cidade, fica a cargo da empresa os custos com hospedagem e transporte dos funcionários.
Além disso, muitos ainda cobrem os gastos com alimentação, o que diminui bastante os gastos que o comissário teria do próprio bolso durante as viagens.
Por fim, os profissionais ainda contam com benefícios como gratificação por cargo e senioridade, licença maternidade e escalas-mãe para que as comissárias possam passar tempo com seus filhos e toda uma gama de cobertura, como seguro médico, odontológico e de vida.
Todos esses benefícios e adicionais garantem uma boa remuneração para os comissários de bordo. Para se ter uma ideia, há profissionais de companhias aéreas internacionais que ganham até R$ 7.000 por mês.
A profissão de comissário de voo é muito mais do que serviço de bordo.
É um trabalho exigente e de extrema importância para a segurança e bem-estar de todas as pessoas a bordo do avião.
Uma profissão singular, que foge da rotina comum a outros cargos e proporciona experiências únicas e a possibilidade de conhecer lugares e culturas de todo o mundo.
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