5 dicas de Atendimento para Comissários de Bordo5 dicas de atendimento

A primeira impressão é a que fica, esse ditado popular não é diferente no setor da Aviação Civil. A experiência de ter um bom atendimento é prazerosa e agradável, deixa sempre um sentimento de satisfação e a certeza que em futuras oportunidades voltaremos naquele lugar.

O Passageiro (Cliente da Aviação Civil), sabe que existe várias empresas aéreas competindo para conquistá-lo. O que irá diferenciar e pesar na escolha é forma na qual ele é atendido, e essa é a responsabilidade do Comissário de Bordo.

Confira as dicas que são usadas pelas empresas aéreas como Azul, Gol, Latam, Emirates e outras para gerar um atendimento de excelência, capacitar seus Comissários e Aeromoças e conquistar os clientes:

  1. Identifique a Necessidade do Cliente:Identifique a Necessidade do Cliente

No atendimento conheça como é o passageiro ou cliente que você está atendendo, esse é um ponto crucial para a excelência. São vários tipos dentro da aviação é importante identificá-los

  • Passageiro Constante: viajante assíduo, provavelmente está indo tratar de negócios, é necessário atenção e praticidade para ele. Esse passageiro sabe como as coisas funcionam a bordo da aeronave e geralmente tem cadastro nas milhagens da companhia aérea pela qual costuma voar. o Comissário de Bordo que faz o atendimento precisa ser ágil e eficaz.
  • Passageiro portador de Necessidades Especiais: Se o anterior já demanda atenção, esse precisa ser redobrado. Não importa qual seja a necessidade especial desse cliente ( cadeira de rodas, auditiva, visual ou outras). Você como um bom Comissário de Bordo trate-o com prioridade desde o momento de check-in até o embarque e desembarque.
  • Passageiro Iniciante ( De Primeira Viagem): Seja paciente, esse é o primeiro voo do seu cliente, é bem provável que ele desconheça os procedimentos. Você poderá tornar a viagem dele muito mais agradável, sempre com um lindo sorriso no rosto e pronto ou pronta para oferecer todo o seu conhecimento e atenção quando solicitado

 

  1. Atendimento Padrão e OtimizadoComo atender bem o seu Passageiro

Tenha autonomia nas tomadas de decisão, ficar tirando dúvidas com outros colaboradores pode gerar insegurança para quem está sendo atendido, conhecer a empresa que você trabalha é muito importante para prestar um atendimento de excelência. Se atualize sempre para não precisar ficar a todo instante perguntando para terceiros, sem dúvidas você receberá além de bons elogios, os olhos da companhia aérea para possíveis promoções futuras.E sabemos que uma promoção para Comissário de Bordo, Aeromoça ou Comissário de Voo é uma oportunidade indispensável.

 

  1. Saiba apresentar um bom CVB (Característica x Vantagem x Benefício) do produto que está vendendoAtendimento ao Cliente - CVB COMISSÁRIO DE BORDO

Uma empresa aérea não tem somente o serviço de viagem de um destino para outro. São vários os produtos oferecidos pelas cias, como por exemplo: Salas exclusivas (sala vip), assentos personalizados, franquia de bagagem e os produtos que são vendidos dentro da aeronave.

Portanto, conheça bem sobre o que a companhia aérea que você está ingressando oferece para seus clientes, desse modo você saberá como satisfazer todas as dúvidas do passageiro.

 

  1. Aprenda a lidar com Cliente Insatisfeito

Em qualquer ambiente de trabalho que trate diretamente com o público, existirá momentos de lidar com clientes insatisfeitos. Um bom Comissário de Bordo está preparado para lidar com qualquer tipo de situação, para amenizar a insatisfação do cliente você pode com paciência tirar todas as dúvidas que ele está apresentando.

Além disso, você terá os regulamentos da empresa aérea a seu favor para poder negociar: isentar cobranças, oferecer descontos, fazer remarcações e em alguns casos até acomodá-lo em empresa parceira. Tudo para que não seja feito um marketing negativo da empresa pelo cliente insatisfeito.

Cancelamentos, voos em atraso, vendas com problemas de comunicação, esses são alguns dos problemas que podem fazer com que um passageiro fique insatisfeito com a companhia aérea.

Escute-o com atenção e se coloque à disposição para solucionar o problema apresentado, sem dúvidas o seu esforço será reconhecido e cada vez mais você estará preparado com um super Comissário de Bordo apto a lidar com toda diversidade de situações.

 

  1. O CLIENTE NÃO TEM ROSTO JAMAIS JULGUENão jugue um Cliente

Ofereça  melhor atendimento possível para todos os passageiros, não tenha preconceitos. Existem muitos empresários que se vestem de maneira simples e minimalista, e mesmo que seja uma pessoa comum ela está pagando pelos serviços e merece ser atendida com toda excelência trate os seus clientes melhor ainda de como você mesma(o) gostaria de ser tratada(o).

O Centro Educacional de Aviação do Brasil, é uma Escola de Comissária de Bordo especializada. A única Full Service do Brasil nessa área e com mais de 20 anos de experiência formando os Melhores Comissários e Aeromoças do país.

Para saber mais sobre:

  • Curso de Comissário de Bordo;
  • Requisitos para Ser Comissário de Bordo;
  • Valor do Curso de Comissário;
  • Empregos na Aviação.

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Somos o único blog de aviação do Brasil com conteúdos diários para você estar sempre atualizado e informado com o que acontece neste maravilhoso mundo da Aviação Civil.

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