6 dicas para acabar com os problemas da altitude

Quando viajam de avião por muitas horas, algumas pessoas apresentam sintomas bastante incômodos devido a diferença de altitude.

O chamado soroche, mal da montanha ou mal da altitude, é um mal-estar provocado quando vamos para locais mais elevados.

Ele provoca vários sintomas como enxaqueca, dores estomacais, mal hálito, enjoo, tontura, arritmia, dormência nas mãos, formigamentos e falta de ar.

Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Quanto maior for a altitude, maiores e mais graves podem ser os sintomas.

O que causa o mal-estar?

Essas manifestações ocorrem porque em locais elevados a pressão do ar é menor e, devido a isso, há menos oxigênio para respirarmos. Havendo menos oxigênio, nosso corpo sente falta dessa substância, e então acabamos experimentando o desconforto.

A maioria das pessoas não é afetada em altitudes de até 2.500 metros. Entretanto, a partir daí os incômodos podem se manifestar.

Como evitar os sintomas causados pela altitude

A boa notícia é que os sintomas do soroche podem ser diminuídos e até mesmo desaparecerem, e assim o voo se tornar muito mais tranquilo. Veja só:

1 – Relaxe

Essa é a regra mais importante, pois quanto menos você movimentar-se, de menos oxigênio precisará, e desse modo irá sentir-se melhor.

2 – Hidrate-se

Altitudes elevadas tendem a desidratar o organismo, portanto, é essencial beber muita água antes e durante a viagem.

3 – Alimente-se com cuidado

Evite comidas gordurosas ou de difícil digestão. Coma alimentos leves e saudáveis, pois isso o ajudará a evitar constipações intestinais e enjoos. Caso o enjoo persista, procure ficar por algum tempo no meio da aeronave, pois ali é a região mais estável.

4 – Evite o mal hálito, nariz ressecado ou olhos irritados

Leve  sempre com você um enxaguante bucal, soro fisiológico e colírios para evitar esses desconfortos.

5 – Movimente-se

Basta movimentar seus pés e pernas para que a circulação de seus membros inferiores melhore, e assim evitar inchaços localizados.

6 – Diminua a pressão

Caso você sinta seus ouvidos doendo ou tapados, pode ser por conta da diferença de pressão entre a cabine e o ambiente externo. Você pode evitar esse sintoma bebendo água, engolindo sua saliva várias vezes ou mascando chiclete.

Seguindo essas dicas, a viagem sempre será tranquila e você se sentirá tão bem nas alturas quanto se sente no chão!

Você já sentiu sintomas do soroche? O que você fez para sentir-se melhor? Conte-nos sua experiência!