Home » Cursos de Aviação » Curso para Comissário de Bordo do Ceab tem Teste de Sobrevivência na Selva
fogo

Curso para Comissário de Bordo do Ceab tem Teste de Sobrevivência na Selva

Ser comissário de bordo pede muita responsabilidade e um grande espírito aventureiro. Além da aventura que já é dar várias voltas no mundo, passar cada dia em um país, noites inteiras voando, encarar culturas diferentes, aprender novas línguas e costumes, em caso de emergência, é pedido mais ainda desse espírito aventureiro. O comissário é responsável pela segurança dos passageiros e por isso, passa por diversos testes que comprovam sua competência nessa área.

A aventura é um fator constante ao trabalhar na área da aviação e ele deve ser apreciado por quem trabalha no ramo tanto quanto o glamour de dentro das aeronave. Mas, assim como em qualquer outra profissão, o cargo exige grandes responsabilidades sobre o profissional atuante, e no caso dos comissários, a segurança é a mais importante delas.

sobrevivencia na selva

Qualquer viajante que realmente deseje conhecer o mundo de forma responsável sabe que é necessário adquirir conhecimento sobre sobrevivência em ambientes hostis, pois, em possíveis acontecimentos emergenciais, estes conhecimentos se tornam indispensáveis para garantir a segurança dos envolvidos. Seguindo a mesma linha de pensamento, é válido ressaltar que não tem quem queira e vá conhecer mais do mundo do que os comissário de bordo. Esses profissionais devem ser muito bem instruídos, afinal, além de se preocuparem as próprias vidas, devem também pensar nos passageiros ao redor do planeta.

Um dos testes aplicados pela CEAB – o qual é exigido pela ANAC – é o de sobrevivência na selva. Esta tarefa inclui encontrar comida, montar abrigo, aprender sobre operações de resgate em diversos ambientes incluindo o alto mar, diferenciar animais peçonhentos dos outros, tudo isso sob pressão, estresse, em um ambiente criado para ser hostil e ainda é preparado para socorrer passageiros sob todas essas circunstâncias. Tudo isso serve para garantir que os comissários de bordo saibam realmente garantir a segurança dos passageiros em caso de acidente ou pouso emergencial em locais afastados.

A atividade dura cerca de 16 horas e realmente ensina a sobreviver (nada de refeições prontas ou qualquer tipo de regalia), é um teste que coloca os aspirantes a comissários de bordo em uma simulação de uma possível situação real de emergência. Esta simulação testa a capacidade dos candidatos de se encaixarem no perfil de bons comissários, os quais se preocupam com a segurança e não tem medo de colocar a mão na massa caso seja necessário.

18623684_1548507508502266_6944711930475388152_o

O foco permanece na segurança durante o teste de sobrevivência, seguindo para a aula de primeiros-socorros, na qual a técnica de respiração boca a boca é ensina, a manobra de desengasgamento e até a de imobilização, tudo isso além de os aspirantes aprenderem a construir macas com galhos e blusas de frio e ainda descobrirem que uma corda simples pode ajudar muito no transporte de feridos. O treinamento continua, dessa vez ensinando como fazer fogo com materiais simples, como por exemplo: madeira, folhas secas, algodão vindo de roupas, pilhas e baterias e a como apagar o mesmo.

A importância do teste de sobrevivência vem da grande necessidade de colocar estes aprendizado em prática, para que, caso esses serviços sejam eventualmente necessários, sejam todos muito bem realizados com o menor índice de erro possível.

A profissão de comissário de bordo, até mesmo pela sua natureza única, tem salário inicial de 2.500 reais e não requer curso superior, mas exige curso específico para a área desejada, os quais a CEAB oferece.

Ser comissário de bordo é muito mais do que apenas servir a comida aos passageiros ou atender a pedidos. O glamour da profissão é acompanhado com uma boa dose de aventura, emoção e seriedade, afinal, sobreviver na selva não é para qualquer um, apenas para os melhores e mais bem preparados pela CEAB.


 

Se interessou e quer saber mais sobre esse curso?

Entre em contato com um de nossos consultores via WhatsApp: (11) 99913-2464 ou pelo e-mail: contato@ceabbrasil.com.br

Para conhecer mais sobre outros cursos que a CEAB disponibiliza, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *