8 dicas de atendimento para agentes de aeroporto

competências agente de aeroporto

Os agentes de aeroporto são profissionais que precisam estar sempre atentos.

Afinal, eles lidam com o check-in em aeroportos, tendo contato direto com o cliente e sujeitos a constantes situações de crise. Atrasos, cancelamentos — qualquer que seja o problema, eles são os profissionais na linha de frente para resolver.

competências agente de aeroporto

Por isso, é necessário conhecer algumas estratégias para oferecer um atendimento de primeira mesmo quando surgem problemas. Para te ajudar nisso, separamos algumas dicas fundamentais para agentes de aeroporto conseguirem lidar com qualquer situação que aparecer. Vamos a elas!

Confira também: Curso Agente Aeroportuário EAD

WhatsApp CEAB Brasil

Agentes de Aeroportos: Dicas

Pratique a empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa.

Assim, é possível entender melhor o que a pessoa na sua frente está passando. Essa atitude, que parece um tanto simplista, na verdade esconde uma verdade universal: quando você se coloca no lugar do outro, fica mais fácil entendê-lo e se relacionar com ele de forma positiva.

Dê informações corretas

Não há vergonha em não saber uma resposta.

Muito pior do que dizer que não sabe é dar uma informação incorreta ou incompleta apenas para se livrar de uma crise.

Aqui, vale o ditado popular: a mentira tem pernas curtas e em pouco tempo o cliente vai descobrir a verdade. E quando isso acontecer, não só o seu humor irá ficar ainda pior, como ele vai descontar a raiva em você ou em algum colega.

Assim, se você não souber alguma informação, procure descobri-la e seja claro na hora de dar o retorno. Pode não ser agradável a princípio, mas garantimos que, no final das contas, será muito melhor para solucionar qualquer que seja a questão.

Evite atitudes negativas

“Não” é uma palavra poderosa — e, quando aplicada, causa retorno de igual intensidade.

É claro que não é possível, nem necessário, atender a todas as solicitações dos clientes.

Mas, em vez de responder com um simples “não”, que tal dizer “levamos em conta a sua solicitação, mas no momento é impossível atendê-la”? A mensagem é semelhante, mas o impacto e o resultado são bem diferentes, não é mesmo?

Leia também: Como Funciona o Dia a Dia dos Comissários nas Aeronaves?

Mantenha-se preparado

Mantenha seu ambiente e seus equipamentos de trabalho limpos e em bom funcionamento, para evitar surpresas desagradáveis nos momentos de maior movimento.

Se notar algum defeito em algum equipamento ou sistema, procure soluções antes que ele crie situações desagradáveis, como filas muita grandes.

Se não conseguir resolver o problema, converse com a equipe de agentes de aeroporto o quanto antes, para elaborar um plano para ajudar no atendimento ao cliente.

Entenda o atendimento

Para agentes de aeroporto, não basta apenas atender de forma rápida: é preciso entender o que significa esse atendimento. Quem viaja enfrenta o trânsito para chegar ao aeroporto, o estresse do embarque e outras situações que quem trabalha em aeroporto conhece bem. Viagens são o momento de conquistar sonhos, escolher novos rumos, conquistar espaços, e o aeroporto é o plano de fundo para tudo isso. Atender a esses clientes significa não apenas fazer check-in, mas entender o que significa essa situação na vida das pessoas.

Não abandone o cliente

Uma atitude que deve ser abandonada imediatamente, caso ela aconteça, é dizer que vai buscar uma resposta e deixar o cliente na mão. O tempo é curto para quem busca uma solução e é desrespeitoso virar as costas e deixar a pessoa sem resposta. Vale novamente lembrar da empatia e se colocar no lugar da pessoa: ser ignorado não é nada agradável. Como dissemos antes, se você não sabe a resposta para o problema do seu cliente, seja honesto.

Procure seu superior

Existem problemas que fogem à alçada dos agentes de aeroporto e que podem piorar com o tempo. Portanto, chega um momento em que é necessário incluir seu superior. No caso de impasse, não deixe que a crise se torne incontornável: busque o auxílio e o apoio do supervisor ou gerente para solucionar a questão da melhor forma.

Aja com rapidez

Ninguém gosta de ficar esperando. Na hora de fazer check-in, com tantos horários a serem cumpridos e as expectativas de viajar, isso se torna ainda mais desagradável. Por isso, rapidez é extremamente importante. Resolva tudo o que conseguir assim que as solicitações forem feitas e foque no que é mais importante primeiro.

Com tantas coisas para resolver, a vida dos agentes de aeroportos está longe de ser monótona. Com essas dicas, você vai conseguir oferecer um atendimento ainda melhor e mais produtivo! Você tem mais dicas para compartilhar? Quer contar sobre alguma experiência que viveu? Deixe seu comentário!

Leia também: Qual é a Função de um Supervisor de Serviços de Bordo da Companhia United Airlines?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *