Comissários de voo são os profissionais responsáveis por garantir um ambiente de tranquilidade, conforto e segurança dentro da aeronave. Quase tudo o que acontece ao longo do trajeto é de responsabilidade do comissário. É ele que vai recepcionar as pessoas ao entrarem no avião, realizar o serviço de bordo, passar as instruções e garantir a segurança de todos, além de ser o referencial no caso de imprevistos, acidentes, inconvenientes e conflitos.

Mesmo com todas essas responsabilidades, a profissão de comissário de bordo atrai muitas pessoas, especialmente jovens, interessadas em uma rotina fora do escritório e do dia a dia tradicional. A oportunidade de conhecer outras cidades e países, a chance de entrar em contato com novas culturas e a possibilidade de ascensão na carreira e boa remuneração são apenas alguns dos aspectos que tornam essa carreira tão fascinante. Outro ponto a destacar é que, com a economia brasileira em recuperação, são boas as perspectivas para o mercado da aviação civil para os próximos anos, com ainda mais contratações e oportunidades.

Para estar apto a seguir esta profissão, o candidato a comissário de bordo deve atender a diversos requisitos, sejam eles físicos, médicos ou relacionados à formação. Quem deseja ingressar no setor aéreo deve realizar um curso de comissário de bordo em uma escola homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), como o CEAB. Só assim é que o interessado poderá continuar as etapas para, enfim, buscar um emprego na área.

Porém, mesmo após contratado, o esforço continua. Essa é uma profissão exigente e cercadas de responsabilidades. Além disso, trata-se de um mercado extremamente competitivo. Por isso, o profissional que deseja ser bem sucedido deve manter-se sempre atualizado e buscar aprimorar-se cada vez mais, principalmente se deseja seguir uma carreira em companhias aéreas internacionais, reconhecidas pelas altas exigências e padrão de atendimento.

Pensando nisso, separamos 8 dicas essenciais para você que deseja ser um comissário de bordo de sucesso e alçar voos ainda mais altos nessa carreira tão apaixonante.

1.Boa Aparência é Fundamental

Da primeira recepção ao entrar no avião à última despedida já no aeroporto de destino, o comissário é a imagem e a cara da companhia aérea. Por isso, o profissional deve estar sempre muito bem arrumado, com seu uniforme impecável, cabelo e barba bem cortados, unhas aparadas e nenhuma tatuagem à mostra. Vale ressaltar que isso não se trata de impor padrões de beleza, mas de garantir que o comissário preze por sua higiene e bom asseio pessoal.

Além disso, é essencial manter a boa postura e comportamento profissional diante dos passageiros. Pensando nisso, muitos cursos de formação oferecem em seu currículo aulas de postura e etiqueta, além de dicas de maquiagem para as mulheres.

2.Falar Outras Línguas

Mesmo não sendo um requisito obrigatório exigido pelas companhias aéreas nacionais, é fato que o profissional que domina outros idiomas tem mais chances no mercado de trabalho. Por isso, estude outros idiomas, especialmente o inglês. Para as companhias estrangeiras, busque aprender também o idioma do país de origem da empresa. Já para as brasileiras, estude também o espanhol. Todos os países vizinhos ao nosso falam essa língua. Portanto, isso pode ser um diferencial importante para sua carreira e até mesmo garantir promoções e melhores salários.

3.Interajir Com Colegas de Profissão

A carreira de comissário é muito dinâmica. As equipes mudam constantemente e raramente se trabalha com as mesmas pessoas. Por isso, seja comunicativo. Isso é importante não apenas para lidar com os passageiros, mas para manter uma boa relação com os colegas de profissão. Quem tem bom relacionamento com a equipe garante não só um bom ambiente de trabalho a bordo da aeronave, mas cria um networking importante para ascender na profissão.

4.Capacitar-se

Muitas empresas consideram um diferencial importante no momento da contratação o fato de o candidato já ter trabalhado ou ter experiência prévia em áreas que lidam com atendimento ao cliente. Mesmo não sendo uma exigência obrigatória, isso pode trazer benefícios para a empresa, a medida que o profissional terá uma maior capacidade de proporcionar um boa experiência e um serviço de qualidade ao passageiro.

Sendo assim, procure cursos que o capacitem ainda mais para a profissão. Conhecimentos adicionais em segurança, primeiros socorros, gestão de pessoas e atendimento ao público são bons exemplos de cursos que podem fazer toda a diferença na sua carreira.

5.Tratar os Outros Como Gostaria de Ser Tratado

A vida a bordo de um avião nem sempre é fácil. Como dissemos, essa é uma profissão cheia de responsabilidades. Dentre elas, está o atendimento de qualidade de todos os passageiros. Isso inclui não apenas o serviço de alimentação, mas certificar-se de que todos os procedimentos de segurança estão sendo seguidos, esclarecer dúvidas, lidar com diferentes comportamentos e medos. Todas essas situações devem ser administradas sempre com cortesia e paciência, prestando um bom atendimento e prezando pela segurança de todos a bordo.

6.Manter Seu Autocontrole

Nem sempre um voo é tranquilo. Podem ocorrer turbulências, situações de emergência e até mesmo acidentes. Em todas essas situações de estresse, o comissário é a referência que os passageiros vão buscar e se espelhar. Por isso, o bom profissional deve ser capaz de manter-se firme e tranquilo, independente da situação por que esteja passando. Afinal, ele é o responsável por garantir a segurança dos passageiros e por que tudo ocorra da melhor maneira possível.  

7.Ter Prazer em Servir

É uma máxima na profissão que o comissário de voo deve ter prazer em lidar com o público. E é verdade. A maior parte do dia a dia desse profissional consiste em bem atender as pessoas, tirando dúvidas, passando informações e realizando o atendimento de bordo. Por isso, é essencial que o comissário seja comunicativo, prestativo e esteja sempre disposto a colaborar, sem fornecer privilégios nem prejudicar ninguém e, acima de tudo, jamais distinguindo pessoas por sua cor, sexo, aparência ou comportamento. O foco, aqui, é um atendimento humano e de qualidade.

8.Transmitir Autoridade

Firmeza e iniciativa são duas características muito importantes nesta profissão. Um bom comissário de bordo é aquele que sabe se impor sem se indispor, fazendo com que todos sigam suas orientações, porém, sem jamais deixar de prezar pela cortesia e bom atendimento. O comissário é a autoridade máxima perante os passageiros e deve comportar-se e ser visto como tal, administrando com profissionalismo e atitude as situações que possam causar desconforto ou prejudicar a segurança do voo.

A carreira de comissário de voo exige muito esforço e dedicação. Porém, trata-se de uma profissão única, que garante bons benefícios e a possibilidade de bons salários e prazerosas experiências. O profissional dedicado e que busca se capacitar com frequência certamente abrirá muitas portas e poderá traçar uma trajetória de crescimento pessoal e profissional, aproveitando de tudo o que essa carreira pode oferecer.

Ficou interessado? Então não perca essa chance. O CEAB é uma das escolas de aviação mais conceituadas do país. Oferecemos cursos presenciais e a distância, com profissionais qualificados e reconhecidos no mercado. Quer saber mais?  Baixe o nosso Guia Completo da Profissão e venha você também para o CEAB.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here