Comissário de voo: entenda tudo sobre essa profissão
O comissário de voo tem uma das profissões mais desejadas do mundo. Além de ganhar a vida viajando, ainda existem vários benefícios, como a oportunidade de conhecer todo o Brasil e vários países pelo mundo.
Bem como, fazer novas amizades e desfrutar de outras culturas, e ainda ser contemplado com excelente salário.
Porém, o comissário de voonão tem tudo tão fácil. A responsabilidade de manter todos seguros a bordo, proporcionar bem-estar e garantir a satisfação dos passageiros é atributos desse profissional.
E nem sempre é tão simples. É imprescindível que o comissário ou a comissária de voo, possua um bom poder de argumentação e uma dose extra de paciência.
E mais, uma aeromoça precisa saber lidar com casos extremos e dominar as habilidades como: sobrevivência na selva, sobrevivência no mar, primeiros socorros e antiterrorismo.
Absolutamente a carreira de comissário de voo não é para quem deseja rotina. A vida do comissário de bordo é repleta de incitação.
Portanto, se você ama aventura e não gosta de mesmice se tornar comissário ou aeromoç a pode ser uma ótima opção.
Não se preocupe, irei te contar agora qual é o passo mais importante para ingressar no mundo da aviação civil e como você pode alcançá-lo.
Curso de Comissário de Voo
O curso de comissário de vooé o primeiro passo para você que deseja seguir carreira como aeromoça ou comissária de bordo.
A duração do curso pode ser menor que seis meses e existe a opção de cursá-lo na modalidade presencial em São Paulo ou a distância (EAD) de qualquer lugar do Brasil.
Ou seja, não importa onde você mora, se o seu sonho é se tornar comissário de voo com o CEAB é possível.
No entanto, o curso de comissário de voo exige que você passe por um treinamento prático. O Centro Educacional de Aviação do Brasil possui um local próprio para estas atividades, são elas:
- Treinamento de Sobrevivência na Selva;
- Sobrevivência no Mar;
- Primeiros Socorros;
- Técnicas de preservação da vida humana e segurança dos passageiros.
Ao final do curso, o aluno aprovado estará totalmente apto para realizar à prova da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e conseguir o tão sonhado emprego de comissário de voo.
Aliás, no nosso instagram, você confere depoimentos de nossos alunos e fica ligado nas notícias e vagas que rolam no mundo da aviação.
Fazer um curso superior para ser Comissário de Voo
Para ser comissário de voo não é necessário possuir curso superior. É preciso tomar muito cuidado com picaretagem, pois existe no Brasil alguns lugares que oferecem curso superior com ”terminalidade” em comissário de bordo.
Esses cursos tem duração média de 2 anos, sendo que, para se tornar uma comissária de voo não exige curso superior e nem experiência anterior.
No entanto, se você deseja fazer um curso superior, não se prenda na ilusão de fazer um específico para ser aeromoça. Faça a graduação de seu interesse e em paralelo faça o curso de comissário de voo em escola homologada pela ANAC.
Portanto, que fique claro: para ser comissário de voo você não precisa de curso superior. Faça um apenas se for algo de sua vontade.
Vantagens da carreira
Apesar da oportunidade de conhecer diversas culturas e viajar o mundo. O comissário de voo possui muitos outros atrativos em sua carreira. O salário de um comissário de voo iniciante por exemplo, pode ultrapassar os R$:7.211,02. Além de vários bônus e adicionais. A aeromoça nacional de primeira viagem ganha um salário médio de R$:3.213,50.
Porém, apesar do salário alto para um comissário de voo, a carreira ainda traz consigo benefícios como:
- Compensação orgânica;
- Adicional para chefe de cabine;
- Adicional de senioridade;
- horas de reserva;
- horas de sobreaviso;
- descanso remunerado;
- horas de voo noturna e diurna;
- E ainda, ajuda de custo para alimentação.
Então, você gosta de viajar?