Um dos grandes desafios do homem foi inventar o avião. Para muitos parecia impossível voar numa máquina mais pesada que o ar. Mas não! Depois de muitos estudos e avanços tecnológicos os aviões foram se aperfeiçoando e hoje estão cada vez mais modernos.
O desejo do homem de voar como os pássaros, segundo relatos de crenças e lendas da antiguidade, já existia desde a pré-história. E meio de transporte mais rápido do mundo passou por diferentes etapas durante sua criação, veja só no post que preparamos para você!
Como surgiram os aviões?
De acordo com a lenda grega de Ícaro, o filósofo e matemático da Grécia Antiga, Arquitas de Tarento, construiu uma máquina voadora no ano 400 antes de Cristo.
No século XV foi a vez de Leonardo da Vinci desenvolver um modelo de avião em forma de pássaro.
Mas foi no século XX que se concretizou o surgimento dos primeiros voos. No entanto, há controvérsias sobre quem foi o titular deste feito.
No Brasil e em outros países, Santos Dumont é considerado o inventor do avião e o primeiro a realizar um voo.
Em 23 de outubro de 1906, Dumont sobrevoou Paris com seu famoso “14 Bis”, e tanto a imprensa francesa quanto os moradores da região registraram o acontecimento.
Já em outros países, o título de pai da aviação é dado aos irmãos americanos Wilbur e Orville Wright, ao realizarem o primeiro voo em 1903.
O acontecimento foi registrado somente por algumas pessoas, além de ter sido realizado com a ajuda de um instrumento para impulso.
Já na França, Clément Ader recebe o crédito, ao ter realizado voos em 1890, mas por terem sido feitos em segredos militar, não são considerados por outros países.
É importante destacar que as duas guerras mundiais foram grandes propulsoras no desenvolvimento dos aviões.
Na época, foram realizados muitos testes e investimentos tecnológicos, principalmente nos modelos militares. Em 1950, foi fabricado nos Estados Unidos o primeiro jato comercial, o Boeing 707.
Deste, derivaram os Boeings 737, 727 e 747, que teve o título de maior avião comercial do mundo até 2005. Atualmente, o francês Airbus A380 superou esta marca e tem capacidade para abrigar até 500 passageiros.
A Boeing e a Airbus dominam o mercado mundial de grandes jatos. Além disso, outras novas empresas se destacam na fabricação de outros modelos de aviões como a Lockheed que só produz aviões militares, a brasileira Embraer e a Bombardier, do Canadá.
Existem três tipos de aeronaves:
os modelos monomotores e multimotores, os aviões a jato e os aviões supersônicos.
- Com um motor que faz girar uma hélice, os bimotores, trimotores, quadrimotores e monomotores alcançam velocidades e capacidade de carga menores. Geralmente são usados por pequenas companhias de transporte de carga e passageiros, além de pessoas que buscam ter seu próprio avião.
- Os aviões a jato são movidos à propulsão do termojato, o que garante mais força e impulso do que os aviões que utilizam hélices. Possuem grande capacidade de carga e podem percorrer uma distância de até 16 mil quilômetros, sem precisar reabastecer. O Boeing e o Airbus são exemplos.
- Os aviões supersônicos são os militares, que usam turbinas especiais. Sua fuselagem e aerodinâmica também permitem que alcancem velocidades incríveis. Muitos modelos de aviões supersônicos tripulados podem alcançar velocidade até três vezes maior que um avião comercial.
Depois de saber mais sobre a história dos aviões, quem você considera o pai da aviação? Conte aqui nos comentários ou em nosso Instagram!