5 dicas para ser uma aeromoça ou comissário de voo de sucesso!

Você sonha em ser uma Aeromoça ou um Comissário de Voo de sucesso, ter uma carreira prestigiada e promissora pela frente e trabalhar nas alturas, entre escalas, em uma profissão repleta de benefícios como nenhuma outra?

Então você vai querer ver essas 5 dicas fundamentais para os aspirantes às Companhias Aéreas nacionais e internacionais, que separamos pra você, aqui nesse artigo.

Perfil profissional

Embora todos busquem uma carreira de sucesso, com um alto salário e um futuro promissor, a carreira de Comissário de Voo, assim como qualquer outra carreira, necessita de pessoas que possuam um perfil para tal profissão.

Um Comissário ou Comissária de Bordo deve ser uma pessoa educada, simpática, comunicativa, cordial e carismática, que gosta de ser útil, de ajudar outras pessoas e de falar e lidar com elas. Deve ainda estar disponível e ter consciência de que o trabalho exige viagens constantes e uma rotina flexível.

Deve ter uma postura impecável, atento a regras de higiene e apresentação pessoal, que são também essenciais tanto para o Comissário, quanto para a Comissária de Voo.

 

Escola de aviação

Você precisa fazer um Curso de Aviação Civil, mais especificamente para Comissário do Voo. Mas fique atento ao escolher a sua Escola de Aviação, pois essa escolha terá uma influência direta no seu currículo profissional.

O seu curso precisa ser homologado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, para ter validade. Mas isso apenas não basta!

As Companhias Aéreas valorizam certificados como os do CEAB – Centro Educacional de Aviação Civil, que já possuem uma tradição no mercado e formam profissionais respeitados há mais de 20 anos. Outras vantagens do CEAB, que vão pesar na sua formação, incluem:

 

  • Um dos melhores índices de aprovação na ANAC
  • Locais próprios de treinamento
  • Salas que simulam os aviões
  • Cursos de idiomas gratuitos
  • Versão do curso à distância
  • Sistema próprio de ensino

 

Idioma

Para uma Aeromoça ou Comissário de Bordo, ter ao menos um segundo idioma é fundamental. Ainda que você almeje apenas trabalhar em voos domésticos, ou seja, dentro do território nacional, é bastante provável que em algumas ocasiões você encontre passageiros de outras nacionalidades, então o inglês é muito apreciado pelas Companhias Aéreas.

Existem ainda algumas Companhias Aéreas internacionais que atuam no Brasil e que valorizam profissionais que são fluentes no idioma natal da empresa, já que possuem muitos voos entre o Brasil e seus países de origem.

Em escolas como o CEAB, você faz o Curso de Comissário de Voo e ainda tem a oportunidade de aprender outras línguas gratuitamente.

 

Currículo

Você não vai precisar pensar no seu currículo apenas ao sair da escola de aviação civil com o seu certificado. Como já dissemos, a escolha da escola certa é também a garantia de um currículo apreciado.

Mas ao terminar o seu curso e começar a montar o seu currículo, você precisa estar atento, não apenas às recomendações gerais pertinentes a qualquer área, mas também aos detalhes específicos do mercado de aviação civil, no que se refere à apresentação de um currículo profissional.

Aprenda aqui a montar um Currículo Profissional, além de dicas de apresentação pessoal.

 

Estude sempre

Um profissional da área de aviação, incluindo os Comissários de Voo, precisam não apenas ter um perfil profissional adequado. O Comissário ou Aeromoça são agentes responsáveis pela segurança e bem-estar dos passageiros durante um voo, por isso devem estar a par de noções de segurança, mecânica, meteorologia e sobrevivência, entre outros. Para ser um bom profissional, é necessário estudar.

Além disso, o mercado da aviação proporciona amplas oportunidades nos mais diversos cargos, portanto, manter-se sempre estudando, se profissionalizando e atualizado, vai fazer com que você esteja apto para novos e mais altos voos dentro do mercado da aviação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here