Um procedimento que a aeromoça deve saber são as instruções básicas de segurança de voo.
Aquele speech que é repetido em todo voo é de extrema importância e pede muita atenção dos passageiros.
Devido a isso, após que todos estiverem sentados, os comissários de voo estarão estrategicamente em pé no início da aeronave para explicá-los, inclusive em gestos, o que se deve fazer em caso de emergência.
Sendo o próximo passo, checar passageiro por passageiro, para verificar se afivelaram os cintos.
As aeromoças checam as portas para saber se estão fechadas e se as escorregadeiras armadas, por onde evacuam os passageiros quando abertas e infladas.
O comissário de voo sempre deve informar, também, as posições de impacto, pois protegem a cabeça, pescoço e órgãos vitais, diminuindo as chances de acidente letal.
Pois são eficientes em situações de pouso de emergência e evitar que a desaceleração brusca cause algum dano, o que o torna um fator determinante na segurança do voo.
Leia também: Comissária de Bordo – Escala de voo
Máscara de oxigênio e sua importância na segurança de voo
Por conta da pressurização e por voarem em grandes altitudes, as máscaras de oxigênio são necessárias.
Caso ocorra uma despressurização, os tripulantes e passageiros, conseguem ter oxigênio suficiente para respirar tranquilamente.
Esse suporte é necessário até que o avião desça para uma altitude que permita respirar normalmente – quase sempre abaixo de 3.000m (10.000 pés).
É muito importante entender o motivo pelo qual você deve por a máscara primeiro em você e, depois, ajudar o outro.
Pois quando está em uma altitude de voo, o tempo que consegue se manter consciente, com despressurização, é de 20 segundos, sendo muito rápido a perda da consciência.
Pouso de emergência
Apesar de muitos pensarem que em caso de pouso de emergência o motivo é a possibilidade de acontecer ou já houver acontecido algum acidente.
Na maioria das vezes, esse pouso acontece na pista do aeroporto mesmo.
Mas também, em alguns casos, a aeronave pode pousar bruscamente até mesmo na água.
A aeromoça deve sempre citar todas as instruções de saída de emergência para manter a segurança do voo.
Pois nunca se deve abrir a porta de uma aeronave, somente em emergência.
Ainda assim, é necessário conferir se não há qualquer indício de fogo, combustível ou objetos cortantes, antes de abri-la, mesmo nesses casos.
Por isso, é sempre importante que a aeromoça avisa e reforce sobre as informações que estão no cartão de instruções de segurança, que ficam junto à poltrona além das instruções da tripulação aos passageiros, pois eles são os responsáveis da segurança do voo e são profissionais altamente qualificados para isso.
Leia também: O que uma aeromoça precisa saber
Curso de Treinamento na Selva
Nós do CEAB temos o exclusivo curso de Treinamento na Selva para que você esteja preparada nas diversas situações que possam ocorrer.
Confira nossos cursos Presencial e EAD e dê o primeiro passo para trabalhar na Aviação Civil como aeromoça ou comissário de voo.