Atualmente, a Companhia Azul Linhas Aéreas anunciou a contratação de comissários de bordo temporários, e também na última semana conseguiu autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para realizar voos com menos comissários de bordo nas aeronaves.
Portanto, a permissão da agência reguladora ocorreu por meio da portaria 6.955, de 12 de janeiro de 2022, da qual foi publicada no Diário Oficial da União.
Porém, pelo documento destaca-se “o recente e ainda crescente surto da variante Ômicron do coronavírus no Brasil e seus respectivos impactos na disponibilidade de tripulantes para condução de voos regulares programados” para aprovar a Azul a operar com uma equipe reduzida.
ANAC impõem condições à Azul
No entanto, para a Companhia Azul operar com a tripulação reduzida, terá que cumprir com condições e premissas estabelecidas, ou seja, deverá realizar voos com um número menor de passageiros a bordo.
De acordo com a regulamentação, atualmente é exigido que haja um comissário de voo para cada 50 passageiros a bordo na aeronave.
A empresa Azul também deverá informar à ANAC, a cada 15 dias, a relação de voos nos quais houve redução no número de comissários de voo, informando a data, matrícula da aeronave, o número de voo e a hora que o avião irá decolar.
Esta autorização realizada pela ANAC para a companhia aérea Azul tem a validade até 13 de março de 2022.
Leia também: 10 Motivos para se Tornar um Comissário de Bordo
Leia também: 10 Cursos Complementares que Todo Comissário de Bordo Deveria Fazer!