Antissequestro e terrorismo: por que você vai aprender isso no curso de aeromoça?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

curso de aeromoçaO transporte aéreo é um dos mais seguros do mundo, segundo a maior parte dos levantamentos estatísticos. Isso se dá principalmente pela seriedade e preocupação com a segurança que as empresas têm no que diz respeito à manutenção de suas aeronaves e do respeito aos protocolos de voo.

Mas desde o início dos anos 2000, relatos de ataques terroristas e suspeitas de pessoas com más intenções dentro de aeronaves, são fatos que com certa frequência aparecem nos noticiários de diversos locais do mundo.

Em função dessa recente preocupação, o curso de aeromoça da CEAB e de outros locais mundo afora, passou a incluir disciplinas que envolvem a prevenção ao terrorismo.

Motivações religiosas, políticas e psicológicas

A identificação de um possível sequestrador ou terrorista é algo que requer o conhecimento necessário para que a prevenção a um problema sério como o cárcere de pessoas ou até mesmo a provocação de danos à aeronave durante o voo, seja algo feito de uma maneira eficaz e sem traumas ou constrangimentos para os passageiros.

O processo preventivo, apesar de requerer preparo da profissional diante de situações extremas, é algo que também prescinde de sensibilidade por parte da aeromoça, para que ela não tenha uma primeira impressão errada a respeito de vestimentas que denotam posição religiosa, ou comportamentos e assuntos entre os passageiros que indicam algum dano psicológico ou posicionamento político radical.

curso de aeromoça

Antissequestro e terrorismo no curso de aeromoça

Essa importante parte do curso de aeromoça é feita normalmente em um módulo que é feito integralmente em uma única data.

Apesar do tempo parecer inicialmente curto, no encontro são abordados assuntos extremamente relevantes e com uma riqueza enorme de detalhes que fazem toda a diferença na vida da aeromoça, que, juntamente com os conhecimentos adquiridos nos outros módulos do curso a fará se tornar capaz de agir com assertividade na identificação e prevenção de problemas nesse contexto, e também poder trabalhar de uma forma inteligente e resolutiva em caso de ataques ou abordagens indesejadas.

O módulo do curso de aeromoça que trata a respeito de ações terroristas e de sequestradores, faz com que a profissional consiga analisar os pontos fracos na segurança do voo, como o malfeitor reage sob pressão, e também que tipo de linguagem corporal identifica um possível sequestrador ou terrorista, de forma a fazer com que a equipe de cabine consiga se antecipar taticamente a qualquer problema.

Riscos envolvidos

O módulo de antissequestro e terrorismo do curso de aeromoça, antes de tudo tem como princípio de que toda a ação ocorra com o máximo de calma e segurança, de forma a não expor a profissional e os passageiros a qualquer risco desnecessário, ou involuntariamente induzir o malfeitor a agir de forma abrupta, causando uma tragédia maior em função da falta de experiência ou inteligência emocional.

A parte do curso de aeromoça que trata a respeito da ação desses verdadeiros vilões da sociedade, é algo que sobretudo serve para tornar o preparo da profissional ainda mais completo, tendo em vista que esse tipo de problema não é algo corriqueiro para quem viaja de avião, até pelas medidas de segurança tomadas pelos agentes aeroportuários e outras pessoas envolvidas no embarque. Felizmente.

Continue recebendo informações legais como essa, curta a página do CEAB no Facebook.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×