Em edições passadas do DICAS DO RR tive a oportunidade de delinear de maneira clara o panorama do mercado de aviação no Brasil na atual conjuntura, suas perspectivas, possibilidades e desafios. A motivação e o emocional são dois fatores que precisam ser trabalhados intensamente por quem precisa manter o foco no sucesso, e eu tenho certeza de que quem souber fazê-lo terá suas chances multiplicadas.Agora é chegada a hora da gente se aprofundar na parte prática da coisa, isto é, nos procedimentos que devem ser incorporados ao cotidiano do profissional que está decidido a concretizar seus objetivos independente de crise. Aqui vão as 4 táticas de guerrilha para se destacarem um mercado morno:

1) Não recue na sua estratégia de abordagem. Meus alunos entenderão facilmente esse ponto, pois eu o abordo em profundidade nas aulas. Basicamente o que quero dizer é: não pense em reduzir um suspender sua abordagem à empresa X ou Y só porque ela não está contratando no momento. Lembre-se que quando uma empresa retoma contratações, ela utilizará os CVs dos candidatos que que vinham mantendo uma abordagem de candidaturas recentes. Pouco adianta correr para enviar um CV quando a empresa já iniciou o recrutamento.

2) Não recue na sua estratégia de preparação. Esse é um erro muito comum normalmente resultado de um processo de desmotivação. Já expliquei em outro artigo que a hora certa para se preparar é na crise, porque são os preparados de agora que terão chances de se destacar quando o mercado voltar a oferecer oportunidades. Enquanto você perde o foco, existem pessoas estudando, se preparando e construindo um resultado. Quem você acha que vai se sair melhor no final da história?

3) Fique de antenas ligadas. Vira e mexe eu recebo mensagens de candidatos que parecem estar permanentemente perdidos. Informações super conhecidas e divulgadas para ele parecem um solene e indecifrável mistério. Outro dia recebi a mensagem de uma pessoa surpresa com a existência da Flyways, e me perguntando se a empresa já havia anunciado alguma seleção. Bom, a Flyways já fez DUAS seleções de Comissários e já está operando regularmente não é de hoje. A dica é: use as redes sociais a seu favor, se mantenha informado diariamente sobre tudo o que acontece no mercado. Parecem detalhes pequenos, mas não são. Na verdade em um mercado em crise, estar à frente faz toda a diferença.

4) Não dê ouvidos a idiotices. Essa dica parece óbvia, se não fosse pelo fato de que tem sido cada vez mais difícil distinguir a informação séria, a opinião coerente, das pataquadas e abobrinhas. Tem gente que mal sabe escrever posando de “especialista”, gente banida do mercado vendendo treinamentos caros, com pouco conteúdo e promessas implícitas, gente sem nenhuma formação em RH dando palpite sobre recrutamento, gente aplaudindo as maracutaias que rolam na área e fechando os olhos para tentar se beneficiar dos esquemas, gente com ficha policial pesada, gente frustrada reclamando de tudo e desmotivando os outros, pessoas tóxicas induzindo os candidatos a não buscarem qualificação, parentes bem intencionados porém cheios de opinião sobre o que não entendem, fora as mil e uma teorias da conspiração, do tipo “a empresa X está à beira da falência”, etc.

É preciso sim manter o foco, mas não só no campo das idéias; o foco precisa ser mantido na prática, através de ações eficazes que sejam capazes de manter não só a sua motivação alta, mas também as suas chances reais nesse mercado imprevisível.

As oportunidades vão surgir. Onde você quer estar quando isso acontecer?

Por Rodrigo Rocha. Fonte: Webfly

 

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