Atitudes provocam vergonha alheia no avião e causam riscos

luggage 933487 1280

Saber conviver com desconhecidos dentro de um avião pode fazer toda a diferença para a sua viagem já começar bem.

Afinal, em muitos casos, seu vizinho de poltrona e todos os outros passageiros serão seus únicos companheiros durante longas horas.

Pois saiba que, além da falta de educação em si, algumas atitudes podem causar problemas sérios para a segurança de todos que estão ali dentro.

O UOL conversou com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que, por meio de sua assessoria de comunicação, explicou quais são eles.

77d44 4039ba ca3f8cb966eb4779941c62de37b3b88amv2 1

Situações constrangedoras no avião

Já chegou?

Quem viaja de avião certamente já viveu esta cena: a aeronave nem terminou de pousar direito e vários passageiros logo tomam o corredor, loucos pela possibilidade de serem os primeiros a sair dali.

Além de não ajudar ninguém a chegar mais rápido, esta atitude atrapalha a segurança de todos.

De acordo com a Anac, o corredor deve ser mantido desocupado para que todos vejam a sinalização de emergência e também consigam visualizar a área externa.

Isso se aplica no caso de uma eventual evacuação, por exemplo, quando passageiros e tripulação saberiam prontamente quais saídas da aeronave estão desimpedidas de qualquer obstáculo pelo lado de fora, facilitando a saída.

Também é importante que todos permaneçam sentados até a parada total para evitar incidentes dentro do avião, no caso de uma inesperada colisão em solo.

636a1 4039ba 3660577385824c56b3a80e186d50a4d9mv2

Afivelem os cintos… mesmo

Após o fim da decolagem, se tudo estiver correndo bem, é normal que o aviso de uso obrigatório do cinto de segurança seja apagado.

Apesar de ser permitido circular dentro do avião – para ir ao banheiro, por exemplo – a ideia é que os passageiros continuem usando o acessório de segurança mesmo enquanto estiverem sentados.

No entanto, muitos acabam desobedecendo a regra, e é aí que mora o perigo.

A qualquer momento o voo pode ser acometido por turbulências e, segundo a Anac, tais agitações podem variar de moderadas a até grandes perturbações.

Para garantir a segurança e integridade física dos passageiros e tripulantes, a recomendação é manter o cinto de segurança atado, mesmo se as luzes que indicam seu uso estiverem apagadas.

Decidiu dormir e está com frio? Deixe o cinto fechado por fora do cobertor ou da blusa, para não correr o risco de ser acordado por uma comissária zelosa por sua segurança.

54cb2 4039ba fffc5b7fb01748a590a8acd0824ab8a2mv2 1

Hora de desapegar

A grande maioria de nós provavelmente concorda que é meio chato ter que despachar a bagagem e depois ficar intermináveis minutos parado em frente à esteira, torcendo para que a sua mala esteja perto de você – e não perdida em um outro voo rumo a algum lugar bem longe.

No entanto, mais chato ainda é ter um companheiro de viagem insistindo em entrar no avião com aquele monte de material que não quis ou não conseguiu despachar.

O BIN (nome do compartimento onde são alocadas as bagagens de mão, acima dos assentos) é fabricado para sustentar um determinado limite de peso e tamanho de bagagem.

Esses valores são distribuídos entre o número de passageiros para que todos possam levar os seus pertences em igualdade.

Desrespeitar tal limite pode ocasionar danos ao compartimento de bagagem – que pode abrir e fazer com que tudo caia na cabeça de alguém no caso de uma turbulência, além de eventuais atrasos no embarque devido a acomodação dos excessos nos compartimentos.

f1020 4039ba 11f1769e1daa424abb2700671de8e552mv2

Nada de internet

A vida moderna é tão maravilhosa que conseguimos ficar conectados na internet em praticamente qualquer lugar.

Menos no avião, que é proibido.

De acordo com a Anac, a recomendação tem como justificativa impedir uma eventual interferência dos sinais eletrônicos dos equipamentos nos aparelhos de comunicação da aeronave.

Contudo, desde meados de 2015, a agência vem aplicando novas recomendações, baseadas em estudos da FAA (Federal Aviation Administration) e das companhias aéreas.

A nova regra até permite que os eletrônicos permaneçam ligados em “modo avião” durante todas as fases do voo.

Isso porque tal configuração impede que os aparelhos recebam ou transmitam sinais que possam interferir nas comunicações das aeronaves.

De qualquer forma, como é possível perceber, ainda não dá para postar aquela foto maravilhosa que você tirou lá de cima. Sinal de 3G? Só com os pés devidamente colocados no chão.

cc2e7 4039ba 6b9fec39ba8847bea1745f973173ed72mv2

Limpeza é fundamental…

Geralmente, as equipes de limpeza das empresas aéreas costumam entrar nas aeronaves para manter tudo arrumado ao final de cada voo, e antes que se inicie o próximo.

No entanto, conservá-la arrumada é uma tarefa tanto dos comissários de bordo quanto dos passageiros.

Assim, toda vez que for ao banheiro, por exemplo, jogue todos os papéis utilizados no lixo.

Também use um deles para secar a pequena pia que você molhou enquanto lavava as mãos.

E, quando estiver em sua poltrona, sempre descarte o lixo quando for solicitado.

A companhia americana American Airlines iniciou o primeiro serviço de reciclagem do lixo a bordo em 1989 e, desde então, recicla mais de 12 milhões de lata de alumínio a cada ano.

O valor equivale, aproximadamente, ao peso de uma aeronave Boeing 737.

Melhor depositar no lugar, certo?

c34d8 4039ba 6ed36f7c50b0462ba44486a08c7f21f3mv2

…e o respeito também!

Por ser um ambiente pequeno e sem direito àquela parada salvadora no posto da estrada para esticar as pernas, é fundamental que todos os passageiros respeitem o espaço alheio e sejam gentis uns com os outros.

Deitar o assento apenas quando a pessoa de trás estiver instalada e levantá-lo quando a refeição for servida ajuda bastante o colega.

Se não for assim, ele terá que se ajeitar em um espaço menor ainda.

Tomar cuidado para não chutar a poltrona da frente a todo momento, não dormir caindo para o lado do colega, e e deixar o sapato no pé, especialmente se tiver mau cheiro, também são atitudes bastante gentis.

Afinal, é bom tratar os outros como gostaríamos de ser tratados não?

Fonte: Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *