Como é de se imaginar, a profissão de comissário de voo é bastante procurada pelas variadas experiências que proporciona. Poder voar para lugares especiais sem custo algum, conhecer diferentes línguas e povos e ainda receber para isso é um dos pontos positivos desse cargo.

Mas, além do salário e das vastas oportunidades de passeio, você conhece os outros benefícios de ser comissário de voo? Não? Então confira o que as empresas aéreas podem oferecer a esse profissional!

Adicionais para horas voadas

Dependendo da data e do tipo de viagem, o benefício de adicionais para horas voadas é dado aos comissários da escala. Nesses casos, estão inclusas tanto as horas de voo diurnas quanto noturnas, horas de reserva e de sobreaviso e também as de trabalhos durantes feriados, finais de semana e outras datas especiais.

Diárias para hospedagem em hotéis e alimentação

Quando há necessidade de pernoitar em alguma cidade, a empresa aérea se torna responsável pelos custos com hospedagem e também com o transporte dos funcionários entre hotel e aeroporto. Além disso, muitas empresas oferecem benefícios para alimentação, voltados para as despesas em estabelecimentos e aeroportos de cidades turísticas. Com o auxílio do vale alimentação, o comissário de voo pode reduzir gastos do próprio bolso durante as viagens.

Gratificação por cargo e de senioridade

Assim como em alguns outros ramos, o comissário pode ser beneficiado com gratificações por cargo e por tempo de trabalho. No caso de cargo, o benefício de melhores salários geralmente se aplica à função de chefe de cabine. Já a gratificação por tempo de trabalho permite ao funcionário incrementar seus ganhos enquanto adquire mais experiência nos serviços de voo.

Licença maternidade e escalas-mãe

Um dos benefícios garantidos para as mulheres dessa profissão é a licença maternidade. Assim, quando uma comissária estiver grávida, deverá pedir afastamento de sua função e após o período da licença poderá retornar aos poucos por meio das escalas-mãe, que são períodos de viagens mais curtas e que possibilitam às mães sairem para o trabalho e retornarem ao lar no mesmo dia.

Viagens gratuitas para o comissário e sua família

Algumas empresas aéreas oferecem o benefício de viagens gratuitas para os seus comissários e familiares. Dependendo da companhia, a quantidade das passagens pode se limitar a diferentes graus de parentesco e também a períodos definidos em cada ano.

Seguros de vida e saúde

Dependendo da companhia em que trabalha, o comissário pode contar com o amparo dos seguros de saúde médico e odontológico, bem como o seguro de vida em caso de acidentes de trabalho. Em alguns casos, há ainda uma compensação orgânica para aqueles funcionários que viajam em ambientes desfavoráveis à saúde do organismo.

Se você já está na profissão ou pretende começar uma carreira na área, busque sempre conhecer os benefícios de comissários de voo dentro da empresa escolhida e aproveite melhor as suas experiências!

E você, já conhecia algum desses benefícios? Deixe o seu comentário e assine a nossa newsletter para mais informações!

cta-ebook

20 COMENTÁRIOS

  1. Olá, eu vou fazer o curso de comissario de bordo esse ano, como fuciona depois que eu passar na prova da ansc? Eu tenho que deixar currículo nas cia aéreas ?

    • Olá Jennefer, tudo bem? Depois que você for aprovada na ANAC, você recebe autorização para exercer a profissão e pode se cadastrar nos sites das companhias que possuem banco de currículos, ou pode enviar seu currículo através de e-mails próprios para este fim. Mas todas estas informações são abordadas no decorrer do curso, portanto não precisa se preocupar com isto agora.

  2. Olá! Sempre tive o sonho de ser aeromoça, porém foi adiando e hoje com 45 anos e 1.60m fico um pouco dificil. Voei recente por uma cia área e conversei com uma aeromoça e disse que tenho chance sim.
    Ficou surpresa com minha idade pq ela dava 3032 no máximo e peso 46kg. Ainda, dá tempo?

    • Olá Andrea, tudo bem? Realmente a aparência jovem conta muito a seu favor. Converse com meus consultores que eles poderão lhe ajudar nesta questão. WhatsApp: (11) 94923-5084 ou (11) 94191-1050 (plantão até 21:30hs). Caso não seja possível, também disponibilizamos o e-mail contato@ceabbrasil.com.br e o telefone (11) 3081 4949.

    • Olá Natalia, é preciso ter mais de 18 anos, altura mínima de 1,58m e ensino médio completo. Quanto ao peso, as companhias costumam pedir compatível com a altura.

  3. Olá, tenho 20 anos e aproximadamente 1,53 de altura. Vi que é preciso que a altura seja de 1,58 no minimo para mulheres. Essa estatura conta com ou sem salto?E é possível ser comissaria com a minha estatura?

    • Olá Camila, tudo bem? O entrevistador irá solicitar que você faça o teste de pés descalços. A altura mínima é exigida pelas companhias para que a tripulação possa auxiliar os passageiros em qualquer situação (isto implica alcançar o compartimento de emergência que fica no teto do avião). Você também pode avaliar sua aptidão verificando se consegue alcançar 2,12m de altura com a ponta dos dedos, que é uma outra forma de qualificação.
      Já tive alunas com 1,55 e 1,54 que foram contratadas por grandes companhias nacionais, portanto não desista do seu sonho!

  4. Olá des de menina tive esse sonho de ser comissaria acho a profisal mais incrivel do mundo só que fiquei sabendo da altura e dessanimei o que posso ta fazendo tenho 1,54 ?

    • Olá Cristiane, tudo bem? A altura mínima é exigida pelas companhias para que a tripulação possa auxiliar os passageiros em qualquer situação (isto implica alcançar o compartimento de emergência que fica no teto do avião). Você também pode avaliar sua aptidão verificando se consegue alcançar 2,12m de altura com a ponta dos dedos, que é uma outra forma de qualificação.
      Já tive alunas com 1,55 e 1,54 que foram contratadas por grandes companhias nacionais, portanto não desista do seu sonho!

  5. Boa tarde!
    Meu nome é João Vitor, tenho 19 anos e tenho muito interesse em ser comissário de bordo.
    Gostaria de saber como anda o mercado depois que eu concluo o curso e passo na prova e se há alguma dificuldade pelo fato de eu ser homem (se existe a preferencia por mulheres pelas empresas).

    • Olá João, tudo bem? A economia no Brasil está estabilizando e logo irá refletir nas contratações das companhias aéreas. Algumas companhias tem tripulação mais feminina, mas não existe dificuldade mesmo sendo homem. Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 para tirar todas as suas dúvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here