CHT ANAC: o que é o Certificado de Habilitação Técnica ANAC?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Certificado de Habilitação TécnicaPara trabalhar com aviação civil é necessário ter um amplo conhecimento da área, independentemente da sua função dentro do aeroporto ou aeronave. A verdade é que desde os pilotos, passando pelos mecânicos e até os agentes em solo devem ter uma série de habilidades, um curso específico e, em alguns casos, também o Certificado de Habilitação Técnica da ANAC.

Se você se interessa por uma carreira na aviação, esse é um conteúdo que você não pode deixar de ler. Entenda agora o que é o Certificado de Habilitação Técnica ANAC e como conseguir o seu.

O que é o Certificado de Habilitação Técnica ANAC

O Certificado de Habilitação Técnica ANAC é um documento que comprova que o profissional passou pelo curso preparatório, foi aprovado na prova aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil e fez suas horas de estágio na companhia aérea. Ele é exigido por todas as companhias aéreas e para a maioria das vagas de trabalho, desde os comissários de bordo até os agentes em solo.

Na prática, isso significa que se você quiser trabalhar na aviação civil, o primeiro passo é entender quais provas serão necessárias. Em seguida, você deve se matricular em um curso preparatório autorizado pela agência.

O curso preparatório para a prova da ANAC

Os cursos preparatórios são desenvolvidos para que todos os candidatos a comissários de bordo tenham o conhecimento necessário para serem aprovados na prova aplicada pela ANAC. Por isso, eles têm um conteúdo completo com aulas teóricas e práticas.

Na grade curricular estão contempladas disciplinas que tratam das regulações e normativas da aviação civil, conhecimentos sobre aeronaves, regulamentações da profissão do aeronauta. Também meteorologia, segurança de voo, primeiros socorros, emergências, sobrevivência e até combate a incêndios.

A prova que antecede o Certificado

Como você pode perceber, para ter o Certificado de Habilitação Técnica da ANAC, o profissional precisa de um vasto e profundo conhecimento sobre a profissão, as aeronaves e a legislação que regula ambos. É claro que também é necessário saber interagir com os passageiros. Todas essas habilidades são testadas em uma prova oficial aplicada pela ANAC. Ela é composta por 80 questões e para ser aprovado é necessário acertar mais de 70% delas. O segredo para passar nesse teste é se aplicar aos estudos, comparecer a todas as aulas e manter a calma no dia da prova.

O último passo para o CHT

Assim que você tiver suas notas e aprovação no exame da ANAC, o próximo passo é encontrar um emprego em uma companhia aérea. Isso porque será essa empresa a responsável por aplicar as horas exigidas de estágio. Assim que contratado, o profissional receberá instruções práticas e teóricas sobre a aeronave. Isso pode acontecer em um simulador ou no próprio avião, desde que em solo.

Em seguida, será necessário passar por um estágio de 15 horas, no mínimo, com pelo menos 1 hora de cheque. Esse último deve ser aplicado por um profissional certificado pela ANAC. Somente após todos esses procedimentos que a empresa poderá solicitar o Certificado de Habilitação Técnica para o seu funcionário.

Para receber o Certificado de Habilitação Técnica é preciso, antes de mais nada, matricular-se em um curso para comissários de bordo. Em seguida, o candidato deve fazer a sua inscrição e ser aprovado no teste da ANAC. Depois disso, a responsável por aplicar as horas de estágio e solicitar o CHT será a companhia aérea que contratou esse profissional. Passadas todas essas etapas, você estará pronto para assumir o seu posto no espaço aéreo do Brasil e do mundo.

Você já fez alguma dessas etapas? Conte nos comentários quais são os seus planos de carreira.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×