Para seguir carreira em uma profissão é preciso que sigamos os seus requisitos mínimos de contratação. Quem sonha em ser comissária tem muitas dúvidas, se atende às exigências das companhias ou não. Sobretudo, com relação à altura, massa corporal, idade, idiomas e tatuagens.

Antes, há 20 anos atrás, só eram permitidos comissárias, altas, entre 18 à 29 anos, porém com a evolução do próprio mercado de aviação, o advento da globalização e a mudança do comportamento do público. Hoje, as companhias estão bem mais flexíveis quanto essas questões. Devido aos mitos com relação à profissão, resolvemos esclarecer as dúvidas sobre idade e altura.

Existe idade mínima e máxima para comissária?

Uma das exigências da empresa é a idade mínima, pois a profissão exige grandes responsabilidades, já que a comissária deve zelar pela segurança dos passageiros. A idade mínima permitida é de 18 anos em companhias nacionais e, geralmente, 21 anos nas companhias internacionais. Porém se você está próximo de completar 18 anos ou é mais novo, aproveite esse tempo para se preparar: fazer cursos extracurriculares, aprender idiomas, melhorar sua comunicação, ganhar experiência com atendimento ao cliente. Só é considerado a idade, após a formatura no curso de aeromoça ou comissária de voo.

A maioria das companhias aéreas não deixam de aprovar candidatos por conta da idade, se a pessoa for qualificada, saudável e com boas condições físicas, tem grandes chances de ser contratada. Isso é devido o aumento de número de passageiros, o aumento de medidas do governo e das empresas para tornar mais acessível o transporte aéreo. Dessa forma, aumentando a oferta de emprego na aviação e a necessidade de funcionários aptos para elevar a marca da empresa. Geralmente, até os 45 anos, as companhias aéreas estão contratando. 

Comissário-ajustando-o-compartimento-superior
Comissário ajustando o compartimento superior

Quanto exigem de altura?

Quase sempre as aeromoças tem entre 1,57 e 1,75 de altura. Algumas companhias aéreas exigem altura mínima e máxima como pré-requisito.

Apesar de muitos acharem que é uma questão de estética, a limitação por altura é devido a possível dificuldade de conseguir pegar alguns equipamentos de segurança que ficam nos compartimentos superiores do avião. Algumas companhias aéreas fazem os teste de alcance, mas não tem como pré-requisito um altura mínima.

Teste de alcance

O teste de alcance é uma forma da companhia saber se você consegue pegar todos os equipamentos necessários na cabine do avião. Inclusive, pode simular em sua caso para saber se alcança, com os pés descalços, o limite de 1,85m. 

Mesmo que você não alcance, não desanime. Algumas companhias operam com frotas de aviões menores do que estamos acostumados a ver – modelo Airbus e Boeing -, como os da Embraer, Fokker, ATR e aviões executivos. Aviões domésticos, costumam ser menores, também. 

Em casos de pessoas muito altas, terá dificuldades de trabalhar em muitas aeronaves, tendo, assim, uma certa limitação.

O mais importante é ir preparado para os testes e para a seleção, ciente de que preenche os requisitos básicos. Mas não pense que está velho demais ou é baixo ou alto demais, há uma série de fatores a serem avaliados. As companhias aéreas se baseiam em qualificações e habilidades em seus processos seletivos, tendo sempre bom senso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × um =