Comissário de bordo: 5 dicas para uma companhia aérea contratar você

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

comissário de bordo

O comissário de bordo é um profissional essencial para o sucesso de qualquer voo. Além das funções que os passageiros já os veem realizando — receber a todos com um sorriso no rosto, oferecer instruções de segurança antes da decolagem, servir as refeições, ajudar com qualquer problema que os passageiros tenham — eles são responsáveis por diversos outros pontos.

Por exemplo, caso seja necessário colocar procedimentos de segurança em prática, são eles que mantêm os passageiros tranquilos e os orientam. Ou ainda, cuidam para que tudo esteja correto para que o voo aconteça como planejado.

Mas para que esse profissional possa exercer essas tarefas, primeiro é preciso ser contratado por uma companhia aérea, não é mesmo?

Pensando nisso, fizemos essa lista com 5 dicas para conseguir um emprego na aviação civil. Continue lendo este texto e coloque todas em prática imediatamente.

1. Faça o curso preparatório e seja aprovado no exame da ANAC

Antes de mais nada, é importante que você seja habilitado para exercer a profissão de comissário de bordo. Para tanto, será preciso se matricular em um curso preparatório e passar na prova da ANAC. Basicamente, isso garante que você terá todo o conhecimento necessário para ser um bom profissional.

2. Aprenda línguas estrangeiras

Mesmo que você inicie a sua carreira como um comissário de voos domésticos, saber se comunicar em outras línguas é essencial. Isso porque é muito provável que você se depare com estrangeiros entre a lista de passageiros e certamente eles precisarão de ajuda. O inglês é o idioma básico nesse caso. Mas quanto mais línguas você puder aprender, melhor será na hora da sua contratação.comissário de bordo

3. Monte um currículo atraente para comissário de bordo

Preparar um currículo atraente é fundamental para qualquer profissão. Mas para os comissários de bordo é ainda mais importante. Isso porque você deverá entender exatamente qual é o perfil da companhia para a qual você o enviará. E, portanto, fazê-lo pensando naqueles atributos que possam interessá-la. Também é importante anexar uma foto 5×7. O ideal é que ela seja feita em estúdio, com os cabelos arrumados, barba feita (para os homens), maquiagem adequada (para mulheres) e roupa social.

4. Faça contatos com outros profissionais da área

Nesse ponto vale a mesma observação do tópico anterior: contatos são importantes para qualquer profissão, mas para o comissário de bordo são essenciais. Além de seus conhecidos te avisarem sobre vagas e te colocarem em contato com o RH das empresas, eles poderão fazer boas recomendações a seu respeito. E nesse mercado, recomendações valem ouro.

5. Mantenha-se atualizado sempre

Atualização profissional é o tipo de coisa que não dá para relaxar. Afinal de contas, a todo momento surgem novos recursos tecnológicos, normativas técnicas e diversos outros fatores que influenciam o mercado. Quando uma companhia aérea procurar um comissário de bordo, ela optará por aquele que estiver mais atualizado. Isso vale também para as notícias que sejam do interesse da aviação. Já pensou comparecer a uma entrevista sem saber que uma empresa foi comprada pela outra, por exemplo?

O candidato a comissário de bordo deve estar sempre atento às mudanças e oportunidades do mercado. Para tanto, é importante manter um relacionamento social com pessoas que também estejam inseridas nele. Também é fundamental ter um currículo bem preparado e todos os cursos em dia. Você acha que tem esse perfil?

Você quer ser contratado por uma companhia aérea? Compartilhe os seus planos nos comentários!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×