Muitos procuram saber sobre as profissões que desejam atuar, principalmente, quando lidam com segurança de outras pessoas como é o caso do comissário de bordo. Assim, como qualquer profissão, há requisitos que precisam ser seguidos para se tornar um bom profissional. Sobretudo, por conta de sua falta e rotina, jornada noturna e todas questões que diferencia a profissão de comissário de bordo das demais. Por isso listamos os requisitos para ser uma aeromoça:

Maior de idade

Ser maior de 18 anos, pois, além de, ser um trabalho que leva seguridade, você é um dos responsáveis por todos os passageiros na aeronave. Você, também, precisa de ser maior por conta do passaporte, para poder viajar e entrar nos países. 

Ensino médio completo para o curso de comissário de bordo

Ter o ensino médio completo, pois precisa fazer um curso profissionalizante, que é como se fosse uma faculdade, que te dá toda qualificação para poder atuar como comissário. Dessa forma, cumprindo as exigências da ANAC para poder prestar a sua banca, pois é preciso passar por uma prova e obter um certificado, se mostrando apto para atuar como comissário de bordo. 

comissária-de-bordo-fechando-o-bagageiro-no-compartimento-superior
Comissária de bordo fechando o bagageiro no compartimento superior

Altura e peso

Devido a aeronave ter pouco espaço, é necessário que o comissário de bordo tenham à altura, e no mínimo, 1,58m  para mulheres e, para homens, de no mínimo, 1,65m. Sobretudo, para poder alcançar os compartimentos superiores. Além disso, é preciso estar de acordo com o IMC, por conta de mudança metabólica que o exercício da profissão causa. E os esforços físicos que exigem caso precisem executar técnicas de sobrevivência na selva, primeiros socorros ou marinharia.

Curso de comissário de bordo homologado pela ANAC

Assim como em qualquer outra profissão, é necessário se qualificar, conhecer bem suas técnicas, as legislações que regem a profissão. Entender, também, todas as áreas correlatas que são importante para que um comissário de bordo trabalhe com excelência. Logo, é preciso estudar toda estrutura a aeronave, geografia turística, meteorologia e tudo que abrange aviação. 

Aprovação na banca da ANAC

Uma das partes mais temidas, junto com o treinamento de sobrevivência na selva, é o exame da ANAC. Como parte do processo, após a aprovação pela banca da ANAC, necessita fazer os exames médicos em uma clínica credenciada pela ANAC. Para enfim, poder tirar o Certificado Médico Aeronáutico e a licença de comissário de voo (CMS). Estando assim, apto para ingressar no mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

seis − 2 =