Comissário de voo: entenda tudo sobre essa profissão

O comissário de voo tem uma das profissões mais desejadas do mundo. Além de ganhar a vida viajando, ainda existem vários benefícios, como a oportunidade de conhecer todo o Brasil e vários países pelo mundo. Bem como, fazer novas amizades e desfrutar de outras culturas, e ainda ser contemplado com excelente salário.

Porém, o comissário de voo não tem tudo tão fácil. A responsabilidade de manter todos seguros a bordo, proporcionar bem-estar e garantir a satisfação dos passageiros é atributos desse profissional. E nem sempre é tão simples. É imprescindível que o comissário ou a comissária de voo, possua um bom poder de argumentação e uma dose extra de paciência.

E mais, uma aeromoça precisa saber lidar com casos extremos e dominar as habilidades como: sobrevivência na selva, sobrevivência no mar, primeiros socorros e antiterrorismo.

Absolutamente a carreira de comissário de voo não é para quem deseja rotina. A vida do comissário de bordo é repleta de incitação. Portanto, se você ama aventura e não gosta de mesmice se tornar comissário ou aeromoça pode ser uma ótima opção. Não se preocupe, irei te contar agora qual é o passo mais importante para ingressar no mundo da aviação civil e como você pode alcançá-lo.

 

Curso de Comissário de Voo

O curso de comissário de voo é o primeiro passo para você que deseja seguir carreira como aeromoça ou comissária de bordo. A duração do curso pode ser menor que seis meses e existe a opção de cursá-lo na modalidade presencial em São Paulo ou a distância (EAD) de qualquer lugar do Brasil. Ou seja, não importa onde você mora, se o seu sonho é se tornar comissário de voo com o CEAB é possível.

No entanto, o curso de comissário de voo exige que você passe por um treinamento prático. O Centro Educacional de Aviação do Brasil possui um local próprio para estas atividades, são elas:

  • Treinamento de Sobrevivência na Selva;
  • Sobrevivência no Mar;
  • Primeiros Socorros;
  • Técnicas de preservação da vida humana e segurança dos passageiros.

Tripulação em Treinamento na selva

Ao final do curso, o aluno aprovado estará totalmente apto para realizar à prova da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e conseguir o tão sonhado emprego de comissário de voo. Aliás, no nosso instagram, você confere depoimentos de nossos alunos e fica ligado nas notícias e vagas que rolam no mundo da aviação.

 

Fazer um curso superior para ser Comissário de Voo

Para ser comissário de voo não é necessário possuir curso superior. É preciso tomar muito cuidado com picaretagem, pois existe no Brasil alguns lugares que oferecem curso superior com ”terminalidade” em comissário de bordo. Esses cursos tem duração média de 2 anos, sendo que, para se tornar uma comissária de voo não exige curso superior e nem experiência anterior.

No entanto, se você deseja fazer um curso superior, não se prenda na ilusão de fazer um específico para ser aeromoça. Faça a graduação de seu interesse e em paralelo faça o curso de comissário de voo em escola homologada pela ANAC.

Portanto, que fique claro: para ser comissário de voo você não precisa de curso superior. Faça um apenas se for algo de sua vontade.

 

Vantagens da carreira de comissário de voo

Apesar da oportunidade de conhecer diversas culturas e viajar o mundo. O comissário de voo possui muitos outros atrativos em sua carreira. O salário de um comissário de voo iniciante por exemplo, pode ultrapassar os R$:7.211,02. Além de vários bônus e adicionais. A aeromoça nacional de primeira viagem ganha um salário médio de R$:3.213,50.

Porém, apesar do salário alto para um comissário de voo, a carreira ainda traz consigo benefícios como:

  • Compensação orgânica;
  • Adicional para chefe de cabine;
  • Adicional de senioridade;
  • horas de reserva;
  • horas de sobreaviso;
  • descanso remunerado;
  • horas de voo noturna e diurna;
  • E ainda, ajuda de custo para alimentação.

Então, você gosta de viajar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here