Uma grande dúvida, que assola a todos que sonham em seguir carreira na aviação: como  os comissários de voo e aeromoças mantém amizades e relacionamentos amorosos. Devido ao dinamismo da vida do aeronauta, com as horas de voo e viver fora da cidade em que mora, podendo ficar até seis dias fora de casa. Sabemos que não é fácil, nem para os que voam e nem para os terráqueos, se relacionar com comissários e aeromoças. Contudo, é muito interessante e enriquecedor.

Por isso, selecionamos algumas dicas para os comissários que querem ter, não apenas, uma vida profissional nas alturas, como a vida pessoal também.

Comissários organizados: escala de voo planejada

Mesmo não tendo uma rotina fixa, os comissários podem se organizar. É direito por lei, que em até 48h antes de virar o mês, os aeronautas recebam sua escala de voo. Assim, possibilitando a organização do que fazer em suas 10 folgas, que duram 24h cada uma. Mesmo sabendo que nenhuma escala é igual à outra, com um pouquinho de esforço é possível se organizar: trabalhar, conhecer lugares novos e aproveitar quem amamos..

Além de, poder usar o tempo ao seu favor, quando estiver de sobreaviso, que é quando o comissário de voo fica à disposição da empresa até 12 horas, no local de sua escolha. E como irá se comunicar quando estiver no período de reserva, que podem chegar até 6 horas, entretanto, no local de escolha da companhia aérea (aeroporto). E tem os períodos de repouso, que são de 12 horas. Obviamente, isso pode variar um pouco dependendo do tipo de tripulação em que o comissário atua e a companhia aérea.  

comissarios-e-relacionamentos- comissária-de-bordo-linda-com-anel-de-noivado
Comissários e relacionamentos é possível. Comissária de bordo linda com anel de noivado

Pesar os prós e contras em qual companhia aérea trabalhar

Algumas companhias aéreas facilitam para quem busca ter uma vida familiar, pois há opção de folgas programadas, com o intuito de facilitar a vida à dois. Em caso, do companheiro(a) ser, também, aeronauta, podem solicitar folgas casadas e até mesmo trabalhar no mesmo horário. Em voos internacionais, os comissários de voo ou comissárias de voo, voam mais em menos dias, o que pode garantir mais folgas. E, também, diárias de alimentação mais altas. E quem sabe, curtir o destino com a pessoa que você ama, utilizando o benefício de voo que o tripulante possui. 

Algumas outras, exigem um esforço maior, em sua maioria, por uma questão cultural e religiosa, além das suas bases contratuais serem no país da companhia aérea, exigindo uma certa adaptação à cultura local. Em alguns países, por exemplo, não é possível andar e mãos dadas, com roupas curtas ou frequentar certos lugares sem véus. 

Cabe a cada um escolher sua jornada e decidir em qual aspecto da vida irá investir mais. Pode ser por um período, para alcançar determinado objetivo, ou para a vida toda. Enfim, como em qualquer outra profissão haverão obstáculos. Contudo, também, muito benefícios para quem busca sucesso em todas as áreas da vida. Tudo depende de uma série de fatores, muitas vezes, que não tenha a ver com a profissão. É preciso maturidade para lidar com os desafios cotidianos e ter solidez nas construções de suas relações para uma boa conciliação.

Bons voos comissários de voo e aeromoças!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × quatro =