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Comissários(as) de Voo estudam sobre os Direitos dos Passageiros com Necessidades Especiais

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Todo comissário de voo, aeromoça ou atendente de check-in deve entender sobre as necessidades e procedimentos que devem ser aplicados para pessoas com alguma deficiência especial.
Afinal de contas, o atendimento irá ocorrer no aeroporto e no avião.
Por isso, quem possui necessidade especial e quer viajar de avião, não precisa se preocupar.
No entanto, para atender os passageiros com necessidades especiais, as companhias aéreas contam com a assistência obrigatória de profissionais treinados.
Contudo, isso inclui auxílio no aeroporto, embarque, avião e desembarque do passageiro.
Portanto, para se fazer uma viagem com tranquilidade, você deve confirmar os direitos e serviços que a companhia oferece.
Entenda todos os procedimentos, saiba se eles enquadram-se na categoria com necessidades especiais.

Quem pode pedir Assistência Especial? (Saiba Agora sobre as #5 Condições de Assistência Especial)

As companhias aéreas devem estar preparadas para atender todos os passageiros.
Afinal de contas, tanto os aeroportos, como as empresas aéreas oferecem programas de treinamento para seus funcionários lidarem com pessoas especiais.
Então, sempre haverá um funcionário responsável, da qual ficará disponível para consultas e eventuais demandas de passageiros.
Você deve saber as pessoas com necessidades especiais são asseguradas com a “assistência especial”, da qual é oferecida pelas companhias aéreas, seguindo assim 5 condições exigidas:

1.Passageiro com deficiência;
2.Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;
3.Gestantes, lactantes e pessoas com criança de colo. Saiba mais sobre as condições para grávidas poderem viajar de avião;
4.Pessoas com mobilidade reduzida;
5.Qualquer pessoa que, por alguma condição, tenha limitada a sua autonomia como passageiro.

10 Serviços de Assistência para Passageiros com Necessidade Especial

O passageiro deve apresentar-se aos funcionários da companhia aérea para o atendimento de check-in.
Saiba agora quais os procedimentos que as empresas prestam atendimento prioritário:

  • Check-in e despacho de bagagem.
  • Deslocamento do balcão de check-in até a aeronave, passando pelos controles de fronteira e de segurança.
  • Embarque e desembarque da aeronave;
  • Acomodação no assento e deslocamento dentro da aeronave; acomodação da bagagem de mão na aeronave;
  • Deslocamento desde a aeronave até a área de restituição de bagagem;
  • Recolhimento da bagagem despachada e acompanhamento nos controles de fronteira;
  • Saída da área de desembarque e acesso à área pública;
  • Prestação de assistência a usuário de cão-guia;
  • Transferência ou conexão entre voos;
  • Realização de demonstração individual dos procedimentos de emergência, quando solicitada.

Portanto, a assistência é prestada durante toda a viagem, iniciando pelo aeroporto.
As vagas para embarque e desembarque preferencial localizam-se próximas às entradas dos terminais de passageiros.
Esse fator acaba garantindo a circulação dos passageiros deficientes ou mobilidade reduzida.

Como Trabalhar no Atendimento Check-in de um Aeroporto?

Inicialmente, você deve fazer um curso de agente aeroportuário, da qual irá lhe preparar para atuar com atendimento de aeroportos.

Para iniciar no mundo da aviação civil, inscreva-se neste link e comece hoje a sua jornada como atendente de aeroporto.

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