Como conciliar curso a distância com o trabalho?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

curso a distância

Um dos grandes desafios para quem necessita se qualificar em busca de melhores oportunidades de trabalho é conseguir tempo para os estudos, que normalmente exigem bastante dedicação, tendo em vista as futuras pretensões do aluno. Ter que se deslocar para a escola, permanecer no local por cerca de quatro horas diárias e ainda conciliar os estudos extra classe com uma rotina se torna algo realmente difícil em grande parte dos casos.

Uma das alternativas viáveis para quem deseja ampliar os conhecimentos mas não dispõe de tempo para frequentar uma escola no modo convencional é o curso a distância. Trata-se de um meio que dispõe de todos os pré-requisitos para a inserção no mercado de trabalho, com a vantagem de não interferir de forma drástica na vida do estudante. Entenda como funciona e de que forma otimizar o aprendizado, acompanhando o post de hoje na íntegra.

Como funciona o curso a distância?

O curso a distância normalmente é apresentado por meio de vídeos, textos e slides disponibilizados em uma plataforma acessível através de um site na internet. O conteúdo é o mesmo lecionado nas aulas presenciais, assim como o roteiro de evolução dos módulos. O aluno acessa o portal em seu computador ou outro aparelho similar, e após as exposições teóricas ele faz exercícios que podem ser avaliativos ou não, para testar o aproveitamento dos conhecimentos por ele adquiridos assistindo ou lendo os conteúdos.

curso a distância

Meu trabalho possui um horário variável. Como fazer?

Uma das grandes vantagens do curso a distância é a não necessidade de ter que assistir às aulas ou praticar os exercícios apenas em um horário específico. Mas para que tudo ocorra de uma forma proveitosa para você, é necessário ter a consciência de que por mais que você não necessite ter que iniciar o estudo dos módulos em uma hora certa, é preciso pensar que está matriculado em um curso e terá que se organizar para dispensar uma parte do seu tempo livre para os estudos. Jamais deixe tudo para a última hora. Isso poderá prejudicar demais o seu aprendizado.

Tenho dificuldade em aprender em função do cansaço. Isso prejudica a minha evolução?

É compreensível que os optantes por um curso a distância optaram por essa forma de se capacitar em função de uma carga de trabalho que dificulta a presença em uma instituição de ensino. Mesmo que diante de toda a disciplina para organizar seus horários e do empenho em aprender as dificuldades apareçam, aproveite as ferramentas dos portais em que você pode conversar direto com o professor, como os chats e e-mails. Não fique com dúvidas, pois, estudar em casa — local que possui várias fontes de distração — e sentir que não compreende bem o conteúdo dos materiais, pode ser algo que o desmotivará a prosseguir no sonho de conquistar uma carreira melhor.

Por fim, ao ligar o seu computador para acessar o portal do curso a distância, sinta que está em um ambiente acadêmico. Evite locais ruidosos, desorganizados, ou com outros meios de lhe tirar a atenção. Uma das formas de conciliar bem os estudos com o trabalho é ser disciplinado e consciente com aquilo que objetivou a sua matrícula em um curso que pode ser uma das grandes oportunidades de mudar sua vida.

Continue recebendo conteúdos como este! Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma das nossas novidades.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×