Início Comissário de Voo

Como é o Processo Seletivo da Azul?

1744
avião-da-companhia-aerea-azul
Avião da companhia aérea Azul

De todas as companhias aéreas nacionais, a Azul é a mais rigorosa em seu processo seletivo. Mas, também, é a maior companhia do país, sendo o sonho de muitas aeromoças ser uma blue angel. Portanto, ao receber o convite, comece a se preparar desde já!

O processo seletivo costuma ser feito durante todo um dia, sendo dividido em várias etapas: durante o período da manhã, os candidatos preenchem as fichas com as informações pessoais e profissionais, as duas redações. E, após essas etapas, entrevista com a chefia de comissários e três profissionais de recursos humanos, sendo feita individualmente. No período da tarde, acontece as dinâmicas de grupo.

Alguns dizem que a entrevista é bem difícil, passando por situações que possam não se sentir à vontade ou mesmo se sentir oprimido. No entanto, sabemos bem que a vida de comissário é pra quem busca, mesmo, sair de sua zona de conforto! Então, não tem outra opção, a tarefa do RH é justamente selecionar o mais apto e testar suas habilidades, de acordo com as atividades que irá desenvolver no trabalho. Ou seja, irão avaliar sua personalidade, seu humor, paciência, seu raciocínio, sua resistência, como reage aos conflitos e situações de alta pressão.

Blue-angel-as-meninas-que-passaram-no-processo-seletivo-da-Azul
Blue angel as meninas que passaram no processo seletivo da Azul

Primeira etapa

Ao ser convidado por telefone, é sempre bom checar todos os documentos que será necessário levar.  Quanto a redação, é preciso atenção a essa parte importante, serão 30 minutos para se escrever dois textos, com dois temas distintos, em 30 minutos no total. Os temas costumam ser interessantes, tendo muito o que desenvolver. Quase sempre, um dos temas trata-se de como é, para você, ser comissário. A nossa dica é não usar frases feitas, seja autêntico. 

É importante se mostrar familiarizado com os valores da empresa, a Azul valoriza muito o espírito de servir, se mostrar flexível, ser bem humorado e ser eficiente em resolução de problemas nas situações de emergências. Ter um visão empreendedora, como o sentimento de dono, e, também, valorizar a grandiosidade de nosso país. A Azul tem como uma das suas qualidades a agilidade, logo, escrever sobre ser ágil e ter bons reflexos te ajudará.

Outro possível tema é sobre como é o primeiro voo de um passageiro, dessa forma, a companhia consegue saber se você se coloca no lugar do passageiro e, por consequência, tenha um comportamento empático com os medos dos outros ou com seu encantamento. 

Segunda etapa do processo seletivo 

Na dinâmica de grupo, o candidato tem a chance de mostrar um pouco de suas habilidades e personalidade de forma prática e coletivamente. Ter afinidade com os valores da empresa e deixar isso explícito durante a tarefa é um diferencial, a Azul tem como objetivo ser a companhia aérea mais feliz do país, que preza pela segurança operacional, integridade e inovação. Mostrar esses tipos de valores, gera sinergia.

Enfim, busque ler ao máximo sobre a companhia, treine a redação e sua apresentação. Vá preparado e esteja calmo, sem ansiedade, durante o processo, se mostrando mais autêntico e confiante. Isso tudo já ajuda bastante ao candidato ter chances de aprovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

um + 14 =