O setor aéreo é um segmento muito promissor e em pleno crescimento. Conseguir um emprego na aviação é, com certeza, o sonho de muitas pessoas. Dentre as carreiras mais procuradas, está a de comissário de voo. A possibilidade de viajar o mundo e viver experiências únicas e enriquecedoras são alguns dos aspectos que tornam essa profissão tão atrativa.

A isso, devemos somar um cenário positivo para os próximos anos, as perspectivas de boa remuneração e as possibilidades reais de crescimento profissional que a carreira de comissário oferece. Ou seja, atrativos não faltam na hora de considerar viver a vida pelos ares.

Nesse contexto, o sonho de grande parte dos que desejam se tornar comissário de bordo é, um dia, ter a chance de trabalhar em uma grande companhia aérea internacional. Viajar nos melhores aviões do mundo, passar os dias de folga em diferentes lugares do planeta e salários ainda melhores são apenas algumas das oportunidades que esse cargo pode proporcionar.

Porém, vale sempre lembrar que nem tudo é glamour. A carreira de comissário é extremamente exigente e demanda muita disciplina, responsabilidade e versatilidade. Além disso, o profissional deve estar preparado física e mentalmente para enfrentar os desafios diários da profissão. Por isso, prepara-se, informe-se e planeje-se!

Dentre as companhias aéreas estrangeiras, uma das mais procuradas por profissionais de todo o mundo é a Qatar Airways. Fundada em 1993, em Doha, no Catar, a empresa foi considerada a segunda melhor companhia do mundo em 2016. A Qatar se tornou mundialmente conhecida pelo serviço de excelência oferecido aos passageiros, sendo referência em luxo e em alto padrão de atendimento. Hoje, a empresa possui voos para mais de 150 destinos e uma frota que já ultrapassa 190 aeronaves.

A Qatar está em constante crescimento e realiza processos seletivos em todo o mundo em busca de novos profissionais para integrar sua equipe. Se você sonha em trabalhar um dia para essa que é uma das melhores companhias aéreas do mundo, conheça um pouco mais sobre como é ser comissário de voo na Qatar Airways.

Processo Seletivo

Em uma empresa com um padrão de serviço e atendimento de altíssima qualidade, é de se imaginar que a seleção de novos profissionais seja bem criteriosa e rigorosa. E na Qatar é assim. O processo seletivo acontece em duas etapas e segue protocolos bem exigentes. Toda a seleção é feita em inglês. Por isso, prepare-se. Geralmente, os recrutadores são estrangeiros e não falam português.

Antes de se inscrever para participar, fique atento aos requisitos. A companhia exige que os candidatos tenham ao menos 21 anos de idade, alcancem 2,12 metros de altura com os braços esticados, não possuam tatuagem, cicatrizes ou marcas de nascença visíveis e não utilizem óculos ou aparelhos ortodônticos.

A primeira etapa do processo seletivo é o chamado Open Day. Para participar, é necessário que o candidato se inscreva no site da companhia e aguarde pelo convite para comparecer ao dia da seleção. Neste primeiro dia, os candidatos devem comparecer ao local marcado vestidos formalmente e tendo em mãos currículo, foto e cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio.

Desde o momento em que entra na sala, o comissário está sendo avaliado pelos recrutadores. Para se ter uma ideia do nível de exigência da empresa, os profissionais que realizam a seleção ficam sentados no fundo de uma sala ampla e pedem que o candidato venha até a mesa entregar o currículo. Assim, eles podem avaliar a postura e o caminhar de cada um.

Após entregar os documentos aos recrutadores, é realizada uma rápida entrevista, com poucas perguntas. Em seguida, os candidatos aprovados recebem um convite para comparecer à segunda etapa de seleção.

No segundo dia, os comissários devem fazer uma prova de proficiência na língua inglesa. São questões de múltipla escolha, matemática básica e uma pequena redação com tema pré-definido pela companhia. Em seguida, são avaliados novamente a postura e o caminhar de cada candidato e feito o teste de altura, para certificar que o comissário alcance os 2,12 metros exigidos. Depois, os aprovados seguem para a realização de dinâmicas de grupo, para avaliar a capacidade de trabalho em equipe e cooperação. No final, é realizada uma entrevista final individual e divulgado o resultado da seleção. Vale lembrar que cada uma dessas etapas é eliminatória.

Por fim, os escolhidos devem realizar uma bateria de exames médicos para comprovar que estejam aptos às exigências físicas da profissão. Fique atento: a Qatar rejeita candidatos fumantes.

Treinamento

Quem passar por todas as etapas de seleção ganha uma passagem aérea para Doha, capital do Catar e base da empresa, para passar pelo treinamento interno da companhia e iniciar os trabalhos. O treinamento tem cerca de dois meses de duração, sendo extremamente exigente. O comissário também realiza provas práticas e escritas, além de aulas básicas de árabe.

Doha

É onde fica a sede da empresa e onde todos os comissários vão morar a partir do momento em que são contratados. Capital do Catar, Doha é extremamente rica e diversa. Principal sede do país para a Copa do Mundo de 2022, a cidade é conhecida pelo forte calor e por ser muito segura, além de oferecer um excelente sistema de saúde pública.

Para os comissários que sentirem saudades de casa, Doha fica a, aproximadamente, 12 mil quilômetros de distância de São Paulo, em um voo direto com cerca de 14 horas de duração. A capital paulista é o único destino da empresa no Brasil.

O Voo Mais Longo do Mundo

A companhia inaugurou, em fevereiro de 2017, o voo comercial mais longo do mundo. A viagem entre Dubai, nos Emirados Árabes, e Auckland, na Nova Zelândia, dura mais de 16 horas, cruza 10 zonas horárias diferentes, passa por cinco países e percorre mais de 14 mil quilômetros. Devido às características do voo, são necessários quatro pilotos e 15 comissários de voo a bordo do Boeing 777 da empresa.

Vantagens e Benefícios

Os comissários de bordo da Qatar Airways têm direito a acomodação em Doha. Geralmente, são apartamentos completos, divididos com uma ou duas pessoas do mesmo sexo. A companhia oferece transporte e seguros de vida e de saúde. Além disso, os comissários usufruem de descontos de até 90% nas passagens aéreas, inclusive para seus familiares, e descontos de até 70% em lojas e hotéis.

O funcionário da Qatar tem direito a 30 dias de férias por ano, podendo dividi-los como bem entender. Ademais, não são raras as situações em o comissário ganha folgas mais longas que o normal para o setor, chegando a cinco dias de pausa entre um voo e outro.

A empresa é reconhecida por investir em seus funcionários, com cursos e capacitações, e por oferecer oportunidades reais de crescimento rápido dentro da empresa. Por fim, o comissário terá a oportunidade de trabalho com pessoas de todos os lugares do mundo, conhecendo novas culturas e realidade. Isso porque a Qatar conta com pessoas de mais de 90 nacionalidades no seu quadro de funcionários.

Restrições e Polêmicas

A Qatar é uma empresa árabe e segue tradições comuns aos países da região. Os funcionários da companhia devem estar em casa 12 horas antes do horário de trabalho, devem evitar beber e comer em público durante Ramadã, só podem receber visitas entre 7h e 21h50 e devem pedir autorização à empresa para deixar o país durante as férias. Além disso, as mulheres que trabalham para a companhia só podem ser buscadas no trabalho por seu pai, marido ou irmão.

Por essas condutas, a empresa esteve envolvida em polêmicas nos últimos anos. Até 2015, a Qatar Airways tinha o costume de demitir comissárias que engravidassem ou que se casassem nos primeiros cinco anos de trabalho dentro da companhia. Depois de reclamações e repercussões mundiais, em que até a ONU se pronunciou a respeito, as regras foram alteradas e a empresa permitiu que as comissárias de voo grávidas assumissem funções em solo e que os funcionários pudessem casar depois de comunicar à companhia.

Atuar em uma grande companhia aérea internacional é o sonho de muitos profissionais. Trabalhar em uma empresa referência no setor é uma tarefa desafiadora e exigente, que demanda muito preparo e dedicação. Assim como a Qatar, muitas companhias estrangeiras recrutam brasileiros e podem ser a porta de entrada para uma carreira internacional.

E você? Sonha em viver a vida voando ao redor do mundo? O CEAB é uma das escolas de aviação mais conceituadas do país e oferece cursos presenciais e a distância para a formação de comissários de voo. Ficou interessado? Baixe o nosso Guia Completo da Profissão e dê asas ao seu sonho de voar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here