Home » Artigos » Como escolher um Curso de Comissário de Voo
como-escolher-curso-comissario

Como escolher um Curso de Comissário de Voo

Viajar o mundo, conhecer diferentes culturas, ter um rotina diferente a cada dia. Se um emprego com essas características parece interessante para você, então você precisa conhecer mais sobre a profissão de comissário de bordo. Claro que, além de todo o glamour, este é um trabalho exigente e com muitas responsabilidades. Afinal, o comissário de voo não é apenas responsável pelo bem-estar dos passageiros, mas um importante agente de segurança durante toda viagem aérea.

Com uma projeção de geração de até 660 mil empregos no setor aéreo brasileiro até 2020, a profissão de comissário está em alta, oferecendo boa remuneração e ótimas vantagens para quem ingressar na área: viagens internacionais com desconto, voos nacionais de graça, descontos para parentes e até mesmo amigos e, claro, hospedagem em ótimos hotéis de diferentes cidades do Brasil e do mundo.

Além de todos esses diferenciais, para se tornar comissário de bordo não é preciso ter experiência prévia nem curso superior. É necessário apenas ser maior de 18 anos, ter ensino médio completo e, o mais importante, realizar um curso preparatório para comissários. Estes cursos têm duração aproximada de quatro a cinco meses, e o candidato estudará diversos temas relacionados à profissão, além de noções de sobrevivência na selva, no mar e combate ao fogo. Após a conclusão do curso, o candidato poderá realizar a prova da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para comprovar os conhecimentos estudados e, se aprovado, poderá exercer a profissão de comissário.

Mas agora que você sabe tudo isso, como escolher um curso para comissário de bordo?

1. Conheça a Escola

O primeiro passo ao escolher um curso para comissários é ter a certeza de que a escola que você pretende frequentar é homologada pela ANAC, assim como são os cursos oferecidos pelo CEAB. A ANAC é o órgão de fiscalização, normatização e controle da aviação civil brasileira. Somente o alunos de escolas e cursos por ela certificados é que poderão realizar o exame ao final do curso.

Além disso, é fundamental que você procure por uma escola de aviação confiável e que tenha credibilidade no mercado. Uma boa escola oferece cursos completos que permitem ao aluno sair com todo o conhecimento necessário não apenas para ser aprovado nos testes, mas para exercer a profissão com qualidade e responsabilidade.

2. Conheça o Curso

Analise o currículo do curso. Cada escola tem uma estrutura e um método de ensino. Busque aquela que ofereça uma visão completa do mercado da aviação e que proporcione desenvolvimento das habilidades necessárias para a carreira de comissário. Converse com alunos e ex-alunos e ouça suas opiniões. As experiências que eles tiveram podem auxiliar você a tomar a melhor decisão.

Informe-se também sobre os instrutores da escola que você deseja frequentar. Procure saber quem são eles, que formação possuem, onde já trabalharam e o que já fizeram e, principalmente, por que estão dando aula, o que os motiva. Como em todo curso, a qualidade do corpo docente é essencial para um bom aprendizado e troca de experiências, que podem fazer a diferença no seu futuro profissional.

O CEAB possui professores e instrutores altamente qualificados e um dos maiores índices de aprovação nos exames da ANAC. Além disso, a escola recebe processos seletivos de companhias aéreas em busca de novos profissionais.

3. Distância não é um Problema

Se você deseja se tornar comissário de bordo, mas não há nenhuma escola de aviação perto de onde você mora, procure escolas que ofereçam a modalidade de Ensino a Distância (EaD). Estes cursos são ministrados online. As aulas são gravadas e disponibilizadas no site da escola, bem como todo o material didático, que fica disponível para consulta no portal do aluno.

As aulas abrangem todo o conhecimento prático e teórico necessário e têm duração de poucas horas por semana, com a realização de provas ao final de cada módulo. Somente ao final do conteúdo é que o aluno deve se apresentar a alguma unidade da escola para a realização de provas práticas e um simulado do exame da ANAC. A duração dos cursos a distância também é de cerca de cinco meses.

 

Comissário de voo é uma profissão exigente e gratificante. Exige estudo constante e dedicação. É uma carreira diferenciada, que possibilita experiências únicas, além de diversos benefícios e bons salários. A esses atrativos, devemos somar as projeções otimistas para 2017 no mercado da aviação, apostando na volta do crescimento e a contratação de mais profissionais para o setor.

Se você deseja seguir essa carreira e quer aproveitar o cenário positivo, informe-se. Existem várias escolas e cursos para comissário de bordo homologados na ANAC. Entre eles está o Centro Educacional de Aviação do Brasil (CEAB), que oferece um currículo completo para a formação dos futuros comissários, além de diferenciais como etiqueta, postura, maquiagem e ações de emergência antiterrorismo. E tudo isso também na modalidade de Ensino a Distância.

E você, quer se tornar um comissário de voo? Baixe o nosso Guia Completo da Profissão, conheça mais e confira os cursos que só o CEAB oferece para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *