Comunicação tripulação
Piloto em comunicação

A comunicação nos voos é fator chave para manter a segurança das centenas de passageiros, comissários de voo e pilotos. Desta forma, um sistema único e exclusivo para as aeronaves são responsáveis por manter aviões, torres de comando e aeroportos em comunicação direta.

O número de voos no Brasil e no mundo está crescendo a cada dia e já registra uma média de 107 mil voos diários em todo o mundo, segundo dados da plataforma FlightRadar24. Desta forma, como manter a comunicação de tantos aviões ao mesmo tempo?

Você pode não perceber, mas os comissários de bordo e pilotos ficam em comunicação constante durante todo o voo para que não haja surpresas, como proximidade de uma tempestade ou turbulência durante o atendimento aos passageiros.

Separamos como funciona cada tipo de comunicação para te ajudar a entender:

Comunicação entre aviões
Comunicação entre aviões

Entre aviões

Imaginem um céu com mais de 100 mil aviões voando todos os dias. Pode parecer, mas muitos viajam em trechos relativamente próximos e a comunicação entre eles é essencial. A comunicação visa possíveis tempestades, circunstâncias de voo e até para trocar informações em tempo real, visando sempre a segurança dos passageiros e da tripulação.

Para isso, os rádios são o principal meio de comunicação entre eles. Mas não pense que é um rádio qualquer. Os rádios usados por eles possuem ondas chamadas de High Frequency (HF) ou Ultra High Frequency (UHF). Esta frequência apenas aviões e cabines de controle de voo tem acesso, para que não haja nenhuma interferência de outras ondas que venham prejudicar e tirar a segurança dos voos.

Assim como a própria forma de contato entre os aviões, gírias e expressões específicas da aviação são utilizadas para que haja clareza na hora da transmissão da mensagem. Além de que muitos idiomas se cruzam constantemente e pela segurança de todos, são estabelecidas siglas e gírias que ajudem na hora da comunicação.

Tripulação em comunicação
Comunicação entre tripulantes

Comunicação dentro dos voos (Entre membros da tripulação)

A comunicação nos voos é a conexão entre a comissários, aeromoças e pilotos é feita através do chefe de equipe, que compartilha todas as informações e condições do voo, a partir do interfone interno ou até mesmo pessoalmente.

Comunicação comissário – comissário

Os comissários de voo possuem um painel de próprio que é ativado pelo switch ATTENDANT que conecta as extremidades onde se encontram a tripulação.

 

Atendimento a passageira
Aeromoça atendendo passageira

Comunicação tripulação – passageiros

Já viram os comissários com um telefone grande, na hora de mandar mensagem de voz para os passageiros? Este aparelho é chamado de P.A (passenger address) e é usado de forma clara, concisa e imparcial para que todos consigam entender, sem que causem impacto emocional nos passageiros. Do mesmo modo que as informações de segurança são passadas, todas outras intercorrências (turbulência, arremeter o avião e atrasos, por exemplo) devem ser comunicadas da mesma forma.

Comunicação passageiros – comissários de bordo

Quem já viajou sabe que tem um botão acima da cabeça dos passageiros para solicitar atendimento dos comissários e aeromoças. Este botão é como o P.A (passenger address) que, ao ser apertado, comunica a tripulação que algum passageiro precisa de auxílio.

Você sabia que até nos banheiros tem como ativar o sistema de chamadas?

Os comissários devem estar atentos aos passageiros que vão ao banheiro, pois alguns podem se sentir mal e necessitar de alguma ajuda, então ao acionar o sistema de chamadas, uma campainha será tocada e uma luz mostrará que alguém precisa de auxílio dentro do banheiro.


Gostou das curiosidades e quer saber mais sobre o curso de comissário de bordo?

Entre em contato com um de nossos consultores via WhatsApp: (11) 99913-2464 ou pelo e-mail: contato@ceabbrasil.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here