Início Artigos

Como ser Aeromoça em 2021?

544

Este artigo vai responder a todas as perguntas de quem quer saber como se tornar um comissário de bordo ou aeromoça. Esse é um setor que costuma gerar muitos questionamentos, pois não existe uma faculdade específica para esses profissionais como os cursos de bacharelado, graduação e técnico.
Portanto, os comissários de bordo, também conhecidos como comissários de voo/aeromoças, representam uma das profissões da aviação que se dedicam ao turismo e podem visitar o Brasil e o mundo. Se você está interessado em operar na área, é importante entender os requisitos para se tornar um comissário de bordo e aeromoça.

O que Precisa para Ser Aeromoça? Veja a Seguir a Idade Máxima e Altura para Você ser Comissária(o) de Voo!

De acordo com a lei, não há uma idade máxima para ser aeromoça ou comissário de bordo. O único requisito quanto à idade é ter pelo menos 18 anos para entrar na área.
Porém, em relação à altura, os comissários de bordo e aeromoças devem ter uma altura mínima: 1,58 metros para mulheres e 1,65 metros para homens.
Portanto, a exigência de altura é razoável, pois, além de ser capaz de se movimentarem facilmente no avião, também será exigido que os profissionais da aviação alcancem os compartimentos e objetos no avião.

Como Funciona a Formação para Aeromoça ou Comissário de Bordo?

As pessoas costumam questionar se existe faculdade e como podem se tornar uma aeromoça ou comissário de bordo.
No entanto, como uma aeromoça e um comissário de bordo trabalha em um avião, você não vai precisar concluir o ensino superior, apenas concluir o ensino médio.
Portanto, o treinamento obrigatório é um curso de comissário de bordo aprovado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em uma Escola de Aviação Homologada (CEAB).
Contudo, o curso deve ter no mínimo 138 horas.
Após a conclusão do curso de comissário, e o treinamento de sobrevivência na selva, mar e fogo, os candidatos fazem uma série de exames promovidos pela ANAC para comprovar o nível de conhecimento adquirido no curso de aeromoça /curso comissário de bordo.
Além disso, uma série de exames médicos são necessários para confirmar a saúde física e mental dos profissionais da aviação.

Quantas Línguas uma Aeromoça ou Comissário de Voo precisa falar para Trabalhar em Empresas Internacionais?

Diversas companhias aéreas buscam por profissionais com inglês e outros idiomas para voar no Brasil.
Contudo, cada empresa aérea atende seus requisitos de língua estrangeira, mas a maioria das empresas buscam o inglês, por ser simplesmente a língua mundial mais utilizada.
Porém, saber inglês representa um diferencial na carreira de comissários de bordo e aeromoças, principalmente para aqueles que desejam trabalhar em outros países que oferecem voos internacionais.
Para quem deseja buscar outras oportunidades na carreira de comissário de voo e aeromoça, será necessário saber inglês, e por conta disso, você deverá capacitar-se para participar de processos de seleção em empresas internacionais.
Portanto, os comissário(as) participam de entrevistas de emprego internacionais na área da aviação porque falam outras línguas estrangeiras, e a partir disso podem morar em outro país.

7 Habilidades do Perfil de Aeromoça / Comissário

As companhias aéreas geralmente realizam testes para avaliar as características psicológicas dos candidatos a comissários de bordo (comissários de voo/aeromoças).
A indústria da aviação também envolve pessoas de diferentes origens culturais e também exige que o ambiente permanente seja calmo, principalmente em caso de uma crise possível.
Portanto, é importante que as aeromoças e comissários de bordo tenham as seguintes recomendações de perfil profissional:

  • Responsabilidade e Atenção
  • Paciência
  • Autocontrole
  • Boa Comunicação à Bordo
  • Ética Profissional
  • Apreço por Trabalhar Viajando (Dentro de Aeronaves)
  • Adaptabilidade com Horários (Adaptação na Rotina de Voos)

Qual a Função da Aeromoça?

A profissão de aeromoça ou comissário de bordo envolve uma série de atividades de alta responsabilidade.
Você deve ter atenção com os passageiros, analisar o comportamento de todos em voo e verificar se há algo suspeito.
No entanto, uma aeromoça deve sempre checar se há comida na cozinha do avião durante o voo, pois, precisa servir os passageiros à bordo.
Os profissionais são responsáveis ​​pela segurança de voo, e verificam os equipamentos de segurança da aeronave antes mesmo da decolagem.
Portanto, as aeromoças e comissários atendem às exigências e os procedimentos necessários da companhia para seguirem uma viagem tranquila e segura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 + 2 =