Início Artigos Como ser Comissário de Bordo/Comissário de Voo/Aeromoça

Como ser Comissário de Bordo/Comissário de Voo/Aeromoça

0
833

Como ser Comissário de Bordo/Comissário de Voo/AeromoçaSaiba como ser Comissário e Bordo

Olá futura comissária(o) de bordo,

Antes de iniciarmos vou esclarecer uma dúvida comum para quem está desejando se tornar aeromoça, ou seria comissário de voo? Confuso né, vários nomes. Mas, o que será que significa cada nomenclatura dessa.

Bom, a resposta é simples: comissário de bordo, comissário de voo e aeromoça correspondem à mesma profissão, o termo padrão correto para esses profissionais é Comissário de Voo. Porém, é comum as pessoas chamarem as mulheres de aeromoça ou ambos de Comissário de bordo. Mas, não tem distinção alguma da profissão.

Quero ser Comissário de Voo/Comissário de Bordo/Aeromoça. Mas, preciso saber TUDO sobre a profissão e se posso ser de fato uma aeromoça de carreira. Confira abaixo a lista com as 12 principais dúvidas para quem deseja ingressar na aviação respondidas:

1 – Preciso ter no mínimo 18 anos para exercer a profissão?

Sim, o requisito básico inicial para se tornar aeromoça/comissário de voo/comissário de bordo é possuir a idade mínima de 18 anos. A profissão não exige limite de idade máxima, gosto sempre de lembrar da comissária de bordo mais velha do mundo ainda na ativa, a Bette Nash com 80 anos de idade. Portanto, se você sonha em se tornar aeromoça mas acreditava que a idade estava avançada, siga firme e não desista do seu sonho.

2 – Faculdade, Escola O que preciso para Ser Comissário de Bordo?

Para se tornar uma aeromoça e exercer a profissão de comissário de voo a escolaridade mínima exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil ( ANAC) é o ensino médio completo.

3 – Curso de Comissário de Voo Quais Documentos Preciso?

Para realizar um curso de comissário de voo/aeromoça é necessário estar preparado com alguns documentos, veja à seguir:

  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Carteira de Vacinação contra Febre Amarela e Antitetânica válida;
  • CMA (Certificado Médico Aeronáutico);
  • Comprovante de conclusão do Ensino Médio ( Histórico escolar/certificado);
  • Comprovante de endereço atual;
  • Título de eleitor e reservista ou certificado de dispensa do serviço militar para os homens.

Não se preocupe em relação ao Certificado Médico Aeronáutico, explicarei no decorrer do artigo com mais detalhes.

4 – É obrigatório falar inglês para ser Aeromoça?

O inglês apesar de não ser totalmente obrigatório, é de caráter eliminatório em várias companhias aéreas. Mas, cada empresa tem sua própria regra, existem muitas cias que não exigem inglês. Porém, se você possuir em disputa com outro candidato sem dúvidas será um diferencial para garantir a vaga. Por esse motivo a melhor escola de aviação do Brasil ( CEAB ) oferece o curso de inglês gratuitamente para os alunos dos cursos de comissário de voo presencial sp e do curso de comissário de voo EAD para qualquer lugar do Brasil.

5 – Qual a altura mínima para ser Comissário de Voo/Aeromoça?

Não existe mais exigência de altura mínima por parte da maioria das companhias aéreas nacionais e internacionais. O requisito solicitado pelas empresas é apenas que o candidato alcance o bagageiro superior da aeronave descalço.

Se você pretende ingressar em uma companhia específica como por exemplo a emirates, poderá mandar um e-mail diretamente para eles solicitando as informações de recrutamento ou conferir nos respectivos sites.

6 – Existe restrição de Peso para ser Aeromoça?

Não. Porém, é altamente recomendado que você esteja em boas condições de saúde com o índice IMC de acordo com sua altura.

7 – Problema de visão me impede se ser Comissário de Bordo?

Se o seu problema de visão é corrigido com óculos ou lentes de contato, não existe problema algum.

Os óculos são mais recomendados a bordo pelo fato da aeronave ser um ambiente seco ( temperaturas controladas) Mas, fica a critério do profissional se usará a lente ou óculos.

8 – Problemas na dicção e fala me impedem de ser um Comissário de Voo?

Pode ser um fato eliminatório sim. Porém, se o seu problema tem possibilidade de tratamento, não desista do seu sonho.

9 – Quais são os exames obrigatórios para ser comissária de voo?

São diversos os exames para poder obter o Certificado Médico Aeronáutico o CMA.

Nós que trabalhamos na aviação, somos atendidos no Hospital da Aeronáutica. Porém, ocorrem mudanças constantes e atualmente clínicas especializadas também realizam os exames. Mas, fique tranquilo que no ato na matrícula o CEAB pode te orientar melhor sobre o CMA. Se você desejar consultar clínicas credenciadas pela ANAC, pode acessar o site oficial e navegar até a guia ”Exame Médico”.

10 – Não sei nadar, posso fazer o curso de Aeromoça sem saber nadar?

Pode sim. MAS, é recomendado começar a aprender no CEAB você passará por um treinamento de sobrevivência na selva e sobrevivência no mar. se você tem medo de água eu recomendo procurar ajuda profissional para vencê-lo. Porém, pode sim fazer o curso de comissário de voo tranquilamente.

11 – Então preciso fazer o curso de Primeiros Socorros para ser Comissário?

Não. Durante o seu Curso de Comissário de Voo/Aeromoça você irá receber o treinamento de primeiros socorros e será capacitado para tudo o que é exigido na profissão de comissário de bordo, tanto teoria como prática. E ao ingressar em uma companhia aérea ainda passará pelo treinamento da própria empresa para emitir o seu CHT que é o Certificado de Habilitação Técnica.

12 – O curso de Comissário de Bordo é obrigatório para conseguir um emprego?

Sim, para você se tornar uma aeromoça ou comissário de voo, será necessário fazer o curso em uma escola que seja homologada pela ANAC. Além disso, é sempre bom verificar todos os diferenciais que a escola tem para oferecer, o CEAB por exemplo é a maior referência do Brasil na formação de comissários de voo. É a única escola Full Service do país, com o foco em preparar o aluno exclusivamente para o mercado de trabalho.

O CEAB possui mais de 20 anos de experiência, formando os melhores comissários de bordo e aeromoças do Brasil, e possui uma das mais altas taxas de aprovação na prova da banca ANAC, superando os 95%.

13 – Esto decidido fazer o Curso de Comissário de Voo/Comissário de Bordo/Aeromoça E agora, Como Consigo Emprego?

Essa é uma das principais perguntas que eu costumo receber em nosso Instagram vamos lá:

Você precisa estar com o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) em dias.

Ter sido aprovado na na prova da ANAC.

Entrar no site WWW.CEABBRASIL.COM.BR  Apertar as teclas CTRL+D no seu teclado e salvar o site em seus favoritos, após isso só descer a página até OPORTUNIDADES e ficar de olhos nas vagas das empresas aéreas para cadastrar seu currículo.

O que falta para você alcançar os seus sonhos? vem ser aluno da melhor escola de aviação civil do Brasil, e garanta uma formação completa e preparatória para conseguir um emprego.

Só para lembrar:

Aeromoça Salário – R$:3.980,00 a R$:7255,00

Passagem aérea Grátis

Hospedagem em hotéis 4 e 5 estrelas e muito mais…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here