O primeiro passo para quem quer ter uma licença de comissário de voo (CMS) ou habilitação é criar seu Código ANAC (CANAC), pois ele te dará acesso a todas as outras informações, independente de sua função. Como criar esse código é uma dúvida constante entre os nossos estudantes, decidimos, então, criar um passo a passo para obtê-lo.

Composto por 6 dígitos, num número único, para cada pessoa, independente de quantas licenças tenha, o CANAC identifica todo candidato ou profissional relacionado à aviação civil. Contudo, ele deve ser solicitado antes de se obter a CMS ou habilitação, logo, você já pode tirá-lo mesmo sendo estudante. Aliás, é o recomendado, pois só com ele você pode tirar seu CMA.

Através da plataforma online, da ANAC, o SACI (Sistema Integrado de Informação da Aviação Civil), o candidato pode preencher o formulário de solicitação do CANAC, com todos os seus dados e informações para ficarem disponíveis no sistema SACI para consulta. Todo o banco de dados do profissional ficará armazenado ali, sendo responsabilidade do próprio o manter atualizado. Apesar de algumas áreas, somente, é permitido a intervenção da ANAC, neste caso, é preciso entrar em contato com um dos canal de atendimento da ANAC para conseguir alteração.

Como solicitar o código ANAC?

1º passo: através do link: www.anac.gov.br, você acessa a página da ANAC;

Primeiro-passo-para-tirar-o-canac
Primeiro passo para tirar o CANAC

2º Passo: Clique em “Serviços Online”;

Gerar-o-canac-serviço-online
Gerar o CANAC: Serviço Online

3º Passo: Depois clicar em ”Solicitar licenças e habilitações”;

canac-Solicitando-licença-e-habilitacao
CANAC: Solicitando licença e habilitação

4º Passo: Vá em “Para acessar o SINTAC” e irá para a página “Solicitar Serviço”; 

canac-acessando-o-sintac
CANAC: acessando o SINTAC

5º Passo: clique em “Solicitar Código ANAC”.

canac-solicitar-codigo-anac
CANAC: solicitar código ANAC

6º Passo: Preencha o formulário com os seus dados pessoais completo

7º Passo: Copie o código de segurança que será enviado para a caixa de mensagem, copie o código e delete os espaços entre os caracteres;

OBS: Caso o código de segurança der como indeferido, feche a aba e acesse novamente, refazendo o processo. O sistema da ANAC (SINTAC) costuma ter esse erro. 

8º Passo: Revise todas as sua informações antes de prosseguir; 

9º Passo: Clique em “AVANÇAR’ ‘ para que seu CANAC seja gerado. Se aparecer alguma caixa de mensagem, clique em “OK”

 

No canto superior esquerdo da página, aparecerá em vermelho, o seu código ANAC. É sempre bom anotá-lo, pois pode ser que o email de confirmação demore a chegar ou não chegue.

10º Passo:  Carregue a foto 3×4 e anexe os documentos (todos em formato JPG) solicitados, para a emissão da licença digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

seis + dezenove =