Além das quatro companhias aéreas tradicionais que atuam no mercado brasileiro – Tam, Gol, Azul e Avianca Brasil, além de empresas que atuam fora dos grandes centros, nos céus do Brasil também podem ser vistos aviões de passageiros com as cores de 44 companhias estrangeiras de outros países.
As companhias estrangeiras presentes no mercado nacional oferecem voos para 32 países, incluindo alguns bem distantes, como as operações da Air China para Pequim, e da Singapore Airlines para Cingapura.
Essas duas operações realizam escalas de reabastecimento na Espanha, que também é oferecido como destino final alternativos aos passageiros desses voos.
Os Estados Unidos, principal destino internacional da aviação brasileira, é também o país com mais empresas representantes no Brasil, com três companhias: American Airlines, Delta e United, além da opção do voo da Korean Air para Seul, na Coreia do Sul, com conexão em Los Angeles.
Também é possível viajar do Brasil em voos diretos para praticamente todas capitais da América do Sul (exceto Guiana), como Buenos Aires em voos da Aerolineas Argentina e Austral, ou para Paramaribo, capital do Suriname, com a Surinam Airways.
Há também uma série de empresas europeias com voos para as principais cidades do Velho Continente e também africanas, como a TAAG de Angola e a TACV de Cabo Verde.
Companhias estrangeiras – aeronaves e frequências de voo
Aerolineas Argentinas
Principal companhia aérea da Argentina e uma das mais importantes do continente, a Aerolineas Argentinas vai muito além da operação Buenos Aires – São Paulo.
A empresa argentina, que opera no Brasil com aeronaves Boeing 737, também voa diariamente para Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
É possível voar de Aerolineas Argentinas e realizar escalas em voos da Gol
A companhia argentina é integrante da aliança Skyteam, da qual a Gol também faz parte. Por isso, é possível combinar voos das duas empresas.
Air Canada
A folha de Maple da bandeira do Canadá aparece todas as manhãs do aeroporto internacional de Garulhos (SP) nos jatos Boeing 767-300, da Air Canada, e às terças, quintas e sábados no Galeão (RJ).
Todos os voos da empresa canadense operados no Brasil vão para Toronto.
A Air Canada possui jatos 787, mas ainda voa para o Brasil em modelos 767
A companhia canadense também possui um acordo com a Avianca Brasil que permite utilizar pontos de milhagem em viagens com as duas companhias.
Aeromexico
Além da Tam, que oferece um voo diário para a Cidade do México, outra opção para chegar ao México é a Aeromexico.
Maior empresa aérea mexicana, a companhia também tem voos diários ligando os dois países, a partir de São Paulo, com aeronaves Boeing 777-200. A empresa também é integrante da aliança Skyteam, representada no Brasil pela Gol.
Pontos acumulados em voos da Gol podem ser utilizados em voos da Aeromexico
Air China
Para quem estiver disposto a encarar uma viagem de quase 30 horas até a China, a companhia Air China pode ser o meio mais rápido.
A empresa voa para Guarulhos duas vezes por semana com jatos Airbus A330.
O caminho até Pequim exige uma parada de reabastecimento em Madri, na Espanha, que também é oferecido como destino alternativo.
O longo voo da Air China entre São Paulo e Pequim faz escala na Espanha
A Air China é membro do grupo Star Alliance e possui um acordo de code-share com a Tam, permitindo combinar voos das duas empresas.
Air France
Principal forma de se chegar a França, a Air France oferece atualmente voos diários entre São Paulo e Paris, além de 12 frequências semanais para o Rio de Janeiro (RJ) e mais três para Brasília (DF). As operações da companhia francesa são realizadas com Boeing 777-200 e 777-300.
A Air France é outra companhia que participa da aliança Skyteam, o que permite combinar seus voos com conexões em operações nacionais da Gol.
Air Europa
A companhia de origem espanhola voa todos os dias entre São Paulo e Madri e também mantém uma operação de três voos por semana entre a capital espanhola e Salvador (BA).
A Air Europa voa para o Brasil com jatos A330-200.
Alitalia
A tradicional companhia italiana, que recentemente passou por um longo processo de reestruturação financeira, tem frequências diárias ligando São Paulo (SP) e o Rio de Janeiro (RJ) a Roma.
A Alitalia voa para o Brasil com jatos Airbus A330-200.
A empresa também faz parte da aliança Skyteam, permitindo conexões em voos da Gol.
American Airlines
Companhia aérea norte-americana com maior atuação no Brasil, a American Airlines tem frequência diárias para diferentes pontos do país: a empresa voa para Miami, Nova York, Dallas e Los Angeles a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Brasília, belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Foz do Iguaçu.
As operações são realizadas com jatos Boeing 777 e os avançados 787, recém incorporados na frota da companhia.
Austral
Segunda maior empresa argentina no mercado brasileiro, a Austral é uma subsidiária da Aerolineas Argentinas.
A companhia liga Buenos Aires a São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro utilizando jatos Embraer E190.
Avianca Colombia
“Chefe” da Avianca Brasil, a matriz Avianca Colombia é a empresa aérea mais antiga da América do Sul, fundada em 1919.
A empresa colombiana tem duas frequências diárias entre São Paulo e Bogotá e uma com o Rio de Janeiro.
As operações são realizadas com aeronaves Airbus A330-200 e Boeing 787.
Avianca Peru
Mais uma empresa do grupo colombiano Avianca, a Avianca Peru possui uma frequência diária entre Lima e o Aeroporto Internacional de Garulhos.
Os voos até a capital peruana são realizadas com jatos Airbus A320.
British Airways
Maior ponte aérea entre o Brasil e a Inglaterra, a tradicional companhia British Airways voa, a partir de Londres, 10 vezes por semana para São Paulo e todos os dias para o Rio de Janeiro.
A empresa britânica voa para o mercado brasileiro com jatos Boeing 747-400 e 777-300.
A British ainda possui um acordo code-share com a Tam e também faz parte da aliança One World, que permite a conexão com outras companhias na Europa e outros continentes.
BoA
Companhia aérea estatal da Bolívia, a BoA (Boliviana de Aviación) voa todos os dias entre Santa Cruz de Sierra e São Paulo.
Às terças, quintas e aos sábados, as aeronaves retornam por Cochabamba.
A empresa boliviana voa para o Brasil com jatos Boeing 737-700 novos.
Copa Airlines
Maior companhia aérea da América Central, a Copa Airlines possui uma série de frequências diárias ligando a capital Cidade do Panamá a São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.
Do Panamá, um grande hub da aviação internacional, passageiros podem voar para diversas partes do mundo.
A Copa voa para o Brasil com jatos Boeing 737-700 e 737-800.
Condor
Outra empresa europeia desconhecida no sudeste, a alemã Condor Flugdienst opera três voos semanais ligando Frankfurt ao nordeste brasileiro.
Às terças-feiras, os voos da companhia pousam e decolam em Recifé, às sextas em Fortaleza, e aos domingos em Salvador.
As operações são realizadas com jatos Boeing 767-300.
No Brasil, companhia alemã é parceira da Gol, que pode emitir passagens para a Alemanha.
Delta
Outra grande companhia dos EUA presente no mercado brasileiro, a Delta oferece voos diários para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília com destinos em Atlanta, Nova York e Detroit.
As viagens da empresa são realizadas com aeronaves Boeing 767-300, 767-400 e 757-200 (na rota Brasília – Atlanta).
A Delta Airlines também possui um acordo de code-share com a Gol.
Ethiopian
Quem quiser conhecer a Etiópia pode realizar a viagem a partir de São Paulo (SP) nos modernos Boeing 787 da Ethiopian, uma das maiores companhias aéreas da África.
A empresa etíope voa as segundas, quartas e sábados entre o Aeroporto Internacional de Garulhos (SP) e a capital Addis Abeba, de onde partem voos para todas as partes do continente africano.
Emirates
Considerada uma das melhores companhias aéreas do mundo, a Emirates voa todos os dias entre Dubai e São Paulo, além de um segundo voo entre Dubai e Buenos Aires com escala no Rio de Janeiro.
Todos os voos da companhia são operados com jatos Boeing 777-300.
Etihad Airways
Outra empresa dos Emirados Árabes Unidos e de alto luxo operando no Brasil, a Etihad Airways voa diariamente entre o aeroporto de Garulhos e Abu Dhabi.
A companhia do Oriente Médio voa para o mercado brasileiro com aeronaves Boeing 777-200 e 777-300.
Iberia
Aos que desejam voar para a Espanha, a companhia Iberia tem frequência diárias para Madri partindo e chegando nos aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro.
A empresa espanhola opera no Brasil com aeronaves Airbus A330-300, A340-300 e A340-600.
A Iberia também possui um acordo de code-share com a Tam, que pode emitir seus bilhetes e vice-versa.
Insel Air
Quer visitar o Caribe? A pequena empresa Insel Air, controlada por investidores da Holanda e Caribe, oferece dois voos por semana entre Manaus (AM) e a paradisiaca ilha de Curaçao.
A companhia opera na rota com o jato McDonnell Douglas MD-82.
KLM
A companhia holandesa KLM opera um voo diário para São Paulo e mais seis frequências por semana para o Rio de Janeiro, ambos com destino a capital Amsterdã.
Os voos da empresa são operados com jatos Boeing 777-300.
A KLM é outra empresa que integra a aliança Skyteam, do qual a Gol também faz parte.
Korean Air
Assim como a Air China, a Korean Air também voa para a Ásia, mas com conexões em cidades nos Estados Unidos.
A companhia opera três voos por semana entre Seul, na Coreia do Sul, e São Paulo, com escala para reabastecimento em Los Angeles, perna que também é oferecida como destino final para quem deseja visitar os EUA.
A empresa sul-coreana opera no Brasil com aeronaves Airbus A330-200.
A Korean também é membro do Skyteam.
Lan Airlines
Parceira da Tam, com quem criou o grupo LATAM, a Lan Chile e suas divisões é uma das companhias estrangeiras mais presentes no mercado brasileiro.
A empresa opera quatro voos diários entre São Paulo e Santiago do Chile, com aeronaves A320, Boeing 767 e 787, além de outras 11 frequências semanais para o Rio de Janeiro, com jatos A320.
Lan Argentina
O braço argentino da Lan, a Lan Argentina opera dois voos diários entre Buenos Aires e São Paulo.
A empresa utiliza jatos A320 e Boeing 767-300 nas rotas entre Argentina e Brasil.
Lan Colombia
A divisão colombiana da Lan Airlines, a Lan Colombia, depois da Tam, é responsável por transportar o maior fluxo de passageiros por via aérea entre Brasil e Colômbia.
A companhia opera um voo diário entre São Paulo e Bogotá com aeronaves Boeing 767.
Lan Perú
A maior companhia aérea do Peru é chilena…
A Lan Peru voa todos os dias entre Lima e São Paulo, com jatos Boeing 767, e oferece ainda mais quatro frequências por semana com aeronaves Airbus A320.
A empresa peruana também mantém cinco voos por semana entre Lima e Foz do Iguaçu com modelos A319.
Lufthansa
Uma das maiores empresas aéreas do mundo, a Lufthansa pinta todos os dias nos aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro com seus jatos Airbus A340 e Boeing 747-800.
Os voos da empresa alemã vem de Munique e Frankfurt.
Meridiana
Desconhecida na região sudeste do Brasil, de onde partem e chegam a maiorias dos voos internacionais, a Meridiana (antes conhecida como Air Italy) opera um voo semanal com saídas de Milão aos domingos com destino a Natal (RN).
No retorno para a Itália, às segundas-feiras, a aeronave faz escala em Fortaleza (CE). Os voos são realizados com o jato Boeing 767-300.
Qatar Airways
A Qatar, ao lado de Emirates e Etihad, completa a “trinca” das grandes companhias aéreas do Oriente Médio que operam no Brasil.
A empresa opera um voo diário entre Doha, no Catar, e São Paulo com modelos Boeing 777-200.
RAM
Já pensou em ir pra lá de Marrakech? A Royal Air Maroc (RAM) pode te levar até Casablanca, que teoricamente é mais longe.
A companhia aérea do Marrocos opera três voos por semana entre São Paulo e Casablanca com jatos Boeing 767.300.
Singapore Airlines
Cingapura é longe pra caramba do Brasil! Por isso os aviões da Singapore Airlines que vem e voltam do país precisam fazer uma conexão de reabastecimento em Barcelona, na Espanha.
A empresa opera quatro desses longos voos todas as semanas com destino em São Paulo.
A empresa utiliza os jatos Boeing 777-300, que em 2016 serão substituídos nessa rota por novos Airbus A350.
South African Airways
Também existem voos diretos entre Brasil e África do Sul.
A tradicional companhia South Adrican Airways voa todos os dias entre São Paulo e Johanesburgo.
A empresa sul-africana opera no mercado brasileiro com jatos Airbus A330 e A340.
Surinam Airways
Ex-subsidiária da gigante KLM, a Surinam Air tem cinco voos por semana ligando Belém (PA) a Paramaribo, capital do Surinami, e Caiena, capital da Guiana Francesa.
Os voos da empresa surinamense são operados com aeronaves Boeing 737.
Swiss Air
Uma das companhias aéreas com serviço de bordo mais refinado em operação no Brasil, a Swiss Air possui um voo diário entre São Paulo e Zurique.
A companhia iniciou recentemente a operação com jatos Boeing 777 na rota para o Brasil.
A empresa é membro do grupo Star Alliance, o que significa que pontos acumulados em voos da Avianca, outra integrante da aliança, podem ser utilizados para viajar para a Suíça.
TAAG
Uma das principais ponte aéreas entre Brasil e África, a companhia angolana TAAG voa com seus jatos Boeing 777 todos os dias para o Brasil.
As frequências, que têm sempre como destino a capital Luanda, partem de São Paulo e do Rio de Janeiro.
TACV
Outra empresa africana presente no Brasil, a Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) opera um voo por semana ligando Fortaleza (CE) a Praia, capital do país que também é lusofônico.
Os voos da empresa são operados com um jato Boeing 757.
TAME
A TAME é uma das poucas opções disponíveis no Brasil com voos diretos para o Equador.
A empresa opera três voos semanais entre Quito e São Paulo. A companhia também opera outras quatro frequências para a capital equatoriana com escala em Lima, no Peru.
Os voos da TAME são operados com jatos Airbus A320 e A319.
TAP
Recentemente comprada pela Azul, a companhia portuguesa TAP opera em 12 cidades no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre, Natal, Manaus, Campinas, Brasília, Fortaleza, Belém e Belo Horizonte.
Os destinos desses voos são Lisboa ou Porto.
A maioria das operações da empresa no Brasil são realizadas com jatos Airbus A330.
Turkish Airlines
A companhia Turkish Airlines opera todos os dias na rota Istambul, Garulhos e Buenos Aires levando e trazendo passageiros a bordo de seus Boeing 777.
A empresa também faz parte do Star Alliance, grupo que a Avianca também participa.
United Airlines
Outra grande companhia dos EUA presente no Brasil, a United Airlines possui voos diários ligando São Paulo a Houston, Newark, Chicago e Washington.
A empresa também voa diariamente entre o Rio de Janeiro e Hoston.
Fonte: Airway