Se você ama o mundo da aviação, o dia a dia dos aeroportos, mas não quer encarar a vida a bordo de um avião, saiba que existem muitas profissões que você pode seguir. Quem olha para o céu e vê a quantidade de aviões pelos ares ou quem repara no movimento incessante dos aeroportos muitas vezes não imagina o tamanho da estrutura e da equipe responsável por garantir que tudo ocorra com eficiência e normalidade.

Assim como pilotos e comissários de voo, toda companhia aérea conta com sua equipe em terra: os agentes de aeroporto. Eles são os profissionais essenciais para o bom funcionamento dos processos da empresa e do relacionamento com o cliente. Eles são as primeiras pessoas da tripulação com quem o passageiro terá contato, já no balcão de check-in, e os últimos rostos que verão antes de embarcar no avião.

Vista como uma segunda opção para muitas pessoas que não podem, por exemplo, realizar o curso de Comissário de Voo, essa profissão oferece um futuro promissor, permitindo conciliar trabalho, estudos e família, além de estar inserido em um dos setores que mais cresce no Brasil. Com diversas opções de atuação, a carreira de agente proporciona possibilidades reais de crescimento profissional, podendo começar com atendimento ao público e subir até a direção, por exemplo.

Para se tornar agente, não é necessário experiência prévia, sendo exigido apenas a conclusão do ensino médio. Mas para sair na frente, na hora de conquistar uma vaga na profissão é essencial a fluência em algum idioma, especialmente o inglês, e um curso de especialização na área. Como por exemplo, o curso de formação de agentes aeroportuários e agentes de check-in do Ceab, onde o aluno passa por um treinamento intenso, no qual vai aprender todas as funções que terá que exercer no seu dia a dia.

Agora que você conhece um pouco mais sobre esses profissionais, confira a seguir algumas das tarefas que o agente deverá executar no dia a dia.

1.Atender o Passageiro

Dos primeiros momentos no aeroporto aos últimos instantes na sala de embarque, são os agentes aeroportuários que vão realizar todo atendimento ao cliente. São eles os responsáveis pelo primeiro contato com o cliente ainda na fila, serviço de check-in e despacho de malas, bagagens extraviadas, informações sobre vendas e reservas. Além disso, realizam auxílio às prioridades, como idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, e coordenam as ações de embarque e desembarque dos passageiros e suas conexões.

2.Resolver Crises

Os agentes aeroportuários são profissionais que precisam estar sempre atentos e bem preparados. O trabalho no aeroporto os coloca em contato direto com o cliente e diante de possíveis – e prováveis – situações de crise, como atrasos, cancelamentos, que geram as mais diversas reações nos passageiros. Qualquer que seja o problema que surgir, eles são profissionais responsáveis em resolvê-lo, sempre com empatia e educação. Por isso, o agente deve ser dinâmico, flexível e saber transmitir autoridade.

3.Tirar Dúvidas e Auxiliar o Cliente

É natural em um aeroporto encontrar pessoas com dúvidas, perdidas ou atrasadas e também aquelas que estão voando pela primeira vez. Invariavelmente, esses passageiros vão procurar os profissionais da companhia aérea para ajudá-los. É papel do agente auxiliá-los da melhor maneira possível, fazendo o possível para fornecer as informações corretas e precisas.

Nem sempre as solicitações dos passageiros poderão ser atendidas, portanto, novamente a tônica é educação e simpatia. Nunca deixe o cliente na mão ou ignore-o, e aja com rapidez.

4.Cuidar do Voo

Além das funções de atendimento ao público, os agentes aeroportuários são profissionais importantes para todo o funcionamento de um voo. O despachante técnico, por exemplo, é o encarregado pelo peso e balanceamento da aeronave. Já o agente de pista é incumbido do atendimento ao avião, mantendo a tripulação informada sobre os passageiros e as conexões que fará.

Não importa qual seja a real vocação do candidato, dentro da aviação é possível colocar suas aptidões em prática em qualquer área, sempre contando com ótimos benefícios e chances de crescimento profissional. Os benefícios da profissão são grandes atrativos para quem deseja seguir essa carreira. Além de plano de saúde, treinamento e plano de carreira, o agente também ganha participação nos lucros da empresa e tem direito a passagens aéreas, nacionais e internacionais, totalmente gratuitas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, escolher essa profissão não fecha as portas para quem deseja se tornar comissário de bordo. Pelo contrário. Ao exercer essa função, o profissional irá adquirir muitos conhecimentos sobre aeroportos e sobre a companhia aérea, além de ganhar experiência em lidar com o público. Isso vai qualificá-lo para tentar, se for sua vontade, se tornar um comissário.

Curso para Formação de Agentes Aeroportuários e Agentes de Check-in do Ceab.

O CEAB forma agentes aeroportuários aptos não apenas ao atendimento em aeroportos, como também profissionalmente qualificados para o mercado de turismo e hotelaria, agências de viagens, entre outros. Oferecemos cursos presenciais e a distância para a formação de agentes aeroportuários e agentes de check-in. Clique aqui e baixe o nosso e-book gratuito sobre tudo o que você precisa saber sobre o curso e conheça mais sobre o que só o CEAB pode oferecer a você.

Gostou? Clique aqui e garanta agora mesmo a sua vaga para a próxima turma do Curso para Formação de Agentes Aeroportuários e Agentes de Check-in do Ceab

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here