Ser comissário de bordo tem muitos significados. É muito mais do que recepcionar os passageiros que entram no avião e servir refeições. Todo o ensinamento oferecido pelas escolas de aviação é planejado pensando em formar profissionais completos e preparados para lidar com o cotidiano, algumas vezes inusitado, de quem trabalha na área.

Quando se pensa em aulas práticas para futuros comissários, quais as primeiras coisas que vêm à cabeça? Treinamento técnico em segurança, familiarização com os equipamentos das aeronaves, serviço de bordo… Esses conhecimentos são essenciais, mas quais são os conhecimentos extras que todo comissário precisa ter para encarar os desafios da profissão? Confira alguns deles:

Conhecimentos extras dos comissários de bordo

Saber lidar com as diferentes reações dos passageiros

Ainda que seja bem mais comum viajar de avião hoje em dia, muita gente ainda tem medo de voar. É impossível prever a reção dos passageiros, que têm personalidades e medos diferentes. Por isso é indispensável que o comissário tenha preparo psicológico e saiba qual é a melhor maneira de tranquilizar pessoas ansiosas ou que demonstrem medo, especialmente em momentos como turbulências, em que manter a calma é importante para a segurança do próprio passageiro.

Postura e aparência

Mesmo que mais populares atualmente, as pessoas ainda associam viagens aéreas ao glamour e elegância. A figura do comissário de bordo mudou ao longo dos anos, mas o uniforme sempre impecável, a educação, a simpatia e a apresentação pessoal ainda são características esperadas pelos passageiros. Não é à toa que o curso para aeromoças oferece aulas de maquiagem. Saber a medida certa é um conhecimento fundamental para estas profissionais.

Conhecimento em outras línguas 

Até quem faz apenas voos nacionais se depara com situações em que conhecer outras línguas como espanhol e inglês se mostra muito útil. Todos os dias passageiros de diferentes países passam pelos aeroportos. Poder se comunicar com todos os passageiros é muito importante para garantir o conforto de todos e uma viagem tranquila.

Primeiros socorros

Ter conhecimentos básicos em primeiros socorros pode salvar uma vida em qualquer situação. Durante uma viagem aérea não é diferente! Saber como lidar com a situação e manter as pessoas ao redor calmas são qualidades que todo bom comissário deve ter.

Equilíbrio para lidar com situações adversas

O comissário de bordo é a figura que os passageiros costumam procurar para lidar com as mais diferentes situações. Durante turbulências, por exemplo, momento delicado durante o voo, saber passar tranquilidade e demonstrar segurança são atitudes que acalmam quem está a bordo. Também é preciso passar uma imagem de autoridade, mantendo todos os passageiros sentados para que não ocorram acidentes. Saber dosar a figura de autoridade para manter tudo sob controle e a figura simpática e educada é um dos desafios dos profissionais da área.

Você se identifica com essas exigências da profissão? Que tal investir na carreira? Acesse o site da Ceab e saiba mais sobre o curso para comissários de bordo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here