Crescimento Contínuo no Número de Passageiros Transportados segue em Alta no Mercado Doméstico

Segundo estatísticas divulgadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em setembro de 2020 mais de 3,05 milhões de passageiros voaram pelo país.

Este número representa um aumento relativo de 850 mil passageiros em relação aos registros do mês anterior.

Os dados do mês passado de passageiros embarcando em aviões chegaram por cerca de 2,2 milhões de pessoas.

No entanto, analisamos uma comparação com setembro do ano passado, e ocorreu uma redução de 61% no número de passageiros pagos transportados.

Você pode ver os dados que informam no relatório de demanda e oferta de setembro, clicando neste link para acessar a estatística do transporte aéreo brasileiro.

Portanto, a demanda doméstica de passageiros pagos transportados (RPK) e a oferta de assentos quilômetros (ASK) informam uma redução de 55,2% e 54,5%.

Contudo, o acumulado deste ano, o RPK possui retração de 53,3% e a ASK demonstra variação negativa de 51,4%.

Para o mês anterior, a queda nos indicadores foram de 67,5% (RPK) e 64,6% (ASK).

A divulgação da taxa de aeronaves no mercado doméstico representou 80,4% em setembro deste ano, da qual demonstrou uma redução de 1,6% em relação ao apurado no mesmo período de 2019.

Esses noves meses de 2020, o indicador aumentou 79,3%, valor 3,8% menor do que registrado para o mesmo período do ano passado.

Além disso, a taxa de aproveitamento de aeronave acabou aumentando em setembro, comparando assim com o mês de agosto, da qual houve registro de 75,8%.

Dados do Transporte Aéreo de Passageiros: Latam, Azul e Gol

Divulgação ANAC – Demanda e Oferta – Setembro/2020

Apresentou-se queda de 24,3% em setembro para o transporte de carga no mercado doméstico referente a comparação com o mês de 2019.

Os dados registraram um volume de carga transportada no mês, da qual apresentou 27.324 toneladas.

Para o período do ano passado, houve uma retração no transporte de carga, sendo representada por 32%.

Verifique os dados estatísticos de setembro, disponibilizados para consulta na página da Demanda e Oferta do Transporte Aéreo – Empresas Brasileiras e Estrangeiras.

Entenda o que acontece no Mercado Internacional

Devido ao fechamento de algumas fronteiras, o mercado financeiro internacional acabou sendo afetado, havendo forte redução da oferta de voos a partir de março deste ano, onde gerou-se por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O mercado internacional apresentou para o mês de setembro, dados com retração na demanda de passageiros pagos transportados, e na oferta de voos, da ordem de 90,7% e 79,5%.

Nestes nove primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2019, ocorreu a demanda que acumulou queda de 67,2%, enquanto a oferta teve prejuízos de 60,4% no setor aéreo.

Saiba que o período de janeiro a setembro de 2020, foram transportados 5,9mi passageiros no mercado internacional.

Houve uma comparação da qual informou que para o igual período do ano passado, houve retração no valor de 68% no indicador.

Entretanto, em setembro, o aproveitamento de aeronaves indicou ser de 39,2%.

No mesmo período de 2019, analisou que a taxa de ocupação das aeronaves foi representada por 86,2%.

Porém, houve uma retração de 17,1% para os noves primeiros meses do ano de 2020, da qual foi comparado com o mesmo período do ano passado.