Cronograma de estudos: a solução para conciliar com o dia a dia corrido

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

cronograma de estudos

Iniciar uma nova carreira é sempre um desafio. É preciso adquirir conhecimento, estudar bastante e, em alguns casos, ser aprovado em uma prova. No caso dos comissários de voo e profissionais da aviação civil, é importante comprovar que todas as aulas foram concluídas e passar na prova da ANAC. Acrescente a esse desafio a falta de tempo com a rotina atribulada e muitas responsabilidades nas costas.

Como fazer tudo isso dar certo com tão pouco tempo nas mãos? Como ter um cronograma de estudos que dá certo e conseguir cumprir os prazos?

É para isso que estamos aqui. Veja agora como conseguir conquistar os seus objetivos com um pouco de organização.

Reserve tempo na sua agenda

Falar que vai estudar depois do jantar ou acordar mais cedo para fazer isso não é o suficiente para montar um cronograma de estudos que dê certo. É preciso colocar horários específicos na agenda e se esforçar para cumprí-los. Por isso, antes da semana começar, coloque tudo na ponta do lápis e avalie quanto tempo será necessário para que cada tarefa seja cumprida. Depois, entenda quais são seus horários vagos e os preencha com o seu cronograma de estudos. Vale usar algumas horas do almoço durante a semana, separar um tempo depois do jantar e até estudar enquanto volta para casa. O importante é se comprometer.

cronograma de estudos

Organize o cronograma de estudos a favor do seu cérebro

Cada pessoa tem um perfil diferente de estudos. Existem aqueles que se dão melhor quando passam muitas horas se aprofundando sobre o mesmo tópico. Outras pessoas ficam entediadas rapidamente e precisam mudar de assunto a cada uma hora, por exemplo. Por isso, é muito importante que você entenda como exatamente o seu cérebro funciona e se organize para que ele saia na vantagem quando você estiver estudando. Lembre-se que não adianta lutar contra o inevitável e quando você entende o seu perfil de estudos, tudo fluirá mais facilmente.

Faça um registro daquilo que já foi estudado e o que falta

Quando temos muito conteúdo para estudar, é comum que fiquemos ansiosos sobre a possibilidade de talvez não conseguirmos cumprir toda a pauta. Mas a verdade é que com um pouco de organização e comprometimento, tudo é possível. Para ajudar a manter a calma, uma boa dica é manter um registro de todo o conteúdo que foi estudado e aquilo que ainda falta ser visto. Dessa forma, você conseguirá compreender o seu progresso, sentir-se motivado por ele e perceber que sim, é capaz de estudar tudo o que precisa.

Crie métodos de recompensa

É claro que adquirir conhecimento é fundamental. Mas depois de um dia longo de trabalho e algumas horas estudando, fica fácil perceber que ninguém é de ferro. Por isso, uma boa maneira de cumprir o seu cronograma de estudos, é criar métodos para se recompensar a cada tarefa cumprida. Você pode assistir a um filme, comer um bombom ou se dar o direito de fazer alguma atividade de lazer que te traga prazer. O mais importante aqui é associar o cumprimento da meta a algo que você gosta.

Montar um cronograma de estudos é fundamental para quem precisa adquirir conhecimento, mas tem um dia atribulado com poucas horas livres. Se você é uma dessas pessoas, comece agora mesmo a se organizar e a colocar as nossas dicas em prática. Certamente você conseguirá atingir as suas metas.

Você tem vontade de ingressar na aviação civil? Compartilhe as suas expectativas nos comentários!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×