Ser comissário de bordo pede muita responsabilidade e um grande espírito aventureiro.
Além da aventura que já é dar várias voltas no mundo, passar cada dia em um país, noites inteiras voando, encarar culturas diferentes, aprender novas línguas e costumes, em caso de emergência, é pedido mais ainda desse espírito aventureiro.
O comissário é responsável pela segurança dos passageiros e por isso, passa por diversos testes que comprovam sua competência nessa área.
A aventura é um fator constante ao trabalhar na área da aviação e ele deve ser apreciado por quem trabalha no ramo tanto quanto o glamour de dentro das aeronave.
Mas, assim como em qualquer outra profissão, o cargo exige grandes responsabilidades sobre o profissional atuante, e no caso dos comissários, a segurança é a mais importante delas.

Qualquer viajante que realmente deseje conhecer o mundo de forma responsável sabe que é necessário adquirir conhecimento sobre sobrevivência em ambientes hostis, pois, em possíveis acontecimentos emergenciais, estes conhecimentos se tornam indispensáveis para garantir a segurança dos envolvidos.
Seguindo a mesma linha de pensamento, é válido ressaltar que não tem quem queira e vá conhecer mais do mundo do que os comissário de bordo.
Esses profissionais devem ser muito bem instruídos, afinal, além de se preocuparem as próprias vidas, devem também pensar nos passageiros ao redor do planeta.
Um dos testes aplicados pela CEAB – o qual é exigido pela ANAC – é o de sobrevivência na selva.
Esta tarefa inclui encontrar comida, montar abrigo, aprender sobre operações de resgate em diversos ambientes incluindo o alto mar, diferenciar animais peçonhentos dos outros, tudo isso sob pressão, estresse, em um ambiente criado para ser hostil e ainda é preparado para socorrer passageiros sob todas essas circunstâncias.
Tudo isso serve para garantir que os comissários de bordo saibam realmente garantir a segurança dos passageiros em caso de acidente ou pouso emergencial em locais afastados.
A atividade dura cerca de 16 horas e realmente ensina a sobreviver (nada de refeições prontas ou qualquer tipo de regalia), é um teste que coloca os aspirantes a comissários de bordo em uma simulação de uma possível situação real de emergência.
Esta simulação testa a capacidade dos candidatos de se encaixarem no perfil de bons comissários, os quais se preocupam com a segurança e não tem medo de colocar a mão na massa caso seja necessário.

O foco permanece na segurança durante o teste de sobrevivência, seguindo para a aula de primeiros-socorros, na qual a técnica de respiração boca a boca é ensina, a manobra de desengasgamento e até a de imobilização, tudo isso além de os aspirantes aprenderem a construir macas com galhos e blusas de frio e ainda descobrirem que uma corda simples pode ajudar muito no transporte de feridos.
O treinamento continua, dessa vez ensinando como fazer fogo com materiais simples, como por exemplo: madeira, folhas secas, algodão vindo de roupas, pilhas e baterias e a como apagar o mesmo.
A importância do teste de sobrevivência vem da grande necessidade de colocar estes aprendizado em prática, para que, caso esses serviços sejam eventualmente necessários, sejam todos muito bem realizados com o menor índice de erro possível.
A profissão de comissário de bordo, até mesmo pela sua natureza única, tem salário inicial de 2.500 reais e não requer curso superior, mas exige curso específico para a área desejada, os quais a CEAB oferece.
Ser comissário de bordo é muito mais do que apenas servir a comida aos passageiros ou atender a pedidos. O glamour da profissão é acompanhado com uma boa dose de aventura, emoção e seriedade, afinal, sobreviver na selva não é para qualquer um, apenas para os melhores e mais bem preparados pela CEAB.
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Perguntas Frequentes
Como a Prova da ANAC é estruturada?
O exame da Agência Nacional de Aviação Civil é composto por quatro blocos de perguntas, com 20 questões em cada bloco. Os assuntos são: Emergência, Sobrevivência e Segurança; Primeiros Socorros e Saúde; Regulamentação da Profissão de Aeronauta; e Conhecimentos Gerais de Aeronaves.
Qual é a nota mínima necessária para ser aprovado?
Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 14 questões de cada bloco, o que totaliza um aproveitamento de 70% no exame. A prova é digitalizada (feita via computador) e o candidato fica sabendo do resultado imediatamente.
Quais são as 5 dicas infalíveis para se dar bem na prova?
As 5 dicas infalíveis para se preparar são:
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Estude Bastante: Crie uma rotina de estudos em casa e foque nas disciplinas que você tem mais dificuldade.
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Faça Simulados: Resolva simulados e edições anteriores para conhecer o estilo e a linguagem utilizada pela ANAC (o CEAB, por exemplo, possui um aplicativo com mais de 1600 questões no mesmo molde).
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Concentre-se: Leia os enunciados com cuidado, pois a ANAC utiliza “pegadinhas” para testar a atenção. Tente imaginar situações práticas do dia a dia da profissão para responder às questões.
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Não Perca Tempo: A ANAC estipula um limite de tempo. Se estiver com dúvidas em uma questão, pule para a próxima e resolva as mais fáceis antes.
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Mantenha a Calma: Siga a fórmula mágica: estude, descanse bem no dia anterior e controle a ansiedade. Lembre-se que tudo o que será cobrado foi estudado ao longo do curso de formação.
É permitido refazer a prova em caso de reprovação?
Sim. Caso o candidato não seja aprovado de primeira, é permitido fazer o teste em outras oportunidades (reagendando).
Qual é o primeiro passo antes de se inscrever para a prova da ANAC?
Antes de se inscrever, é necessário que o candidato conclua o curso de formação de comissários de voo em uma das escolas de aviação homologadas pela ANAC.
