Se você deseja se tornar comissário de voo, é necessário fazer alguns cursos para obter a licença da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e poder se candidatar a esse cargo em uma companhia aérea.

Esses cursos são importantes para preparar o futuro profissional para o exercício da função, através de treinamentos específicos para seu contexto de atuação, que é bastante diferente dos trabalhos convencionais realizados em terra. Os comissários lidam com situações bem peculiares no ar e precisam aprender o que fazer em cada uma delas, solucionando problemas e oferecendo o melhor atendimento aos passageiros.

Pensando nisso, preparamos uma lista dos cursos que todo comissário de voo deveria fazer. Confira!

Curso preparatório em uma escola homologada

O primeiro passo para a formação de um comissário de voo é fazer um curso preparatório em uma escola homologada pela ANAC, que vai preparar o aluno para os exames ministrados por esse órgão do governo federal, que fiscaliza, normatiza e controla o setor da aviação civil brasileira. Dura, em média, de 4 a 8 meses e conta com conteúdos teóricos e práticos que envolvem os seguintes temas:

  • Primeiros socorros;
  • Meteorologia;
  • Conhecimentos sobre navegação aérea e aeronaves;
  • Regulamentação da profissão;
  • Busca e preparo de alimentos;
  • Sobrevivência na selva;
  • Construção de abrigos.

Para se inscrever, o interessado deve ter mais de 18 anos e ter diploma do ensino médio. Depois de completar o curso e passar nos exames da ANAC, o futuro comissário de voo estará apto a ingressar em uma empresa de aviação, que poderá aplicar seus critérios próprios de seleção para realizar a contratação.

Estágio e treinamentos obrigatórios

Depois de contratada, a pessoa passará por treinamentos e cursos internos da empresa antes de ser colocado para atuar em um voo. É preciso cumprir, no mínimo, 27h/aula para receber instruções teóricas e práticas sobre a aeronave como um todo — seu funcionamento, compartimentos, partes principais etc. Depois disso, é preciso fazer um estágio de pelo menos 15h de voo, em que 1h é reservada para a realização de um exame prático ministrado por técnicos da ANAC, chamado de “cheque”. Após a aprovação no “cheque”, o profissional recebe a licença da ANAC e o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), documentos que autorizam a atuação como comissário de voo.

Curso de idiomas

Para fazer parte da equipe em voos nacionais, não é exigido o comissário fale uma segunda língua. Entretanto, esse pode ser um diferencial (e um critério de desempate) em um processo de seleção com vários candidatos. Essa predileção baseia-se no fato de que é bastante comum turistas estrangeiros estarem presentes nos voos domésticos e demandarem uma comunicação em inglês. Se a ambição é trabalhar em uma empresa aérea na parte de voos internacionais, o inglês é obrigatório. Se o profissional falar, ainda, uma terceira língua, terá mais vantagens nos processos seletivos das companhias.

E então, agora que você está ciente dos cursos necessários para se tornar comissário de voo, está pronto para começar a pesquisar onde estudar e a se organizar para cumprir as exigências? Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente!

51 COMENTÁRIOS

    • Olá Amanda, tudo bem? Muitas companhias contratam mulheres de até cerca de 45 anos, então você tem bastante chance. Cadastre aqui o número do seu telefone: ou entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 949235084 que um de nossos irá lhe auxiliar com as suas dúvidas.

        • Olá Claudia, o CEAB fica em São Paulo, mas oferecemos cursos online para que todos possam realizar o seu sonho de qualquer lugar. Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 ou (11) 94191-1050 (plantão até 21:30hs) para tirar suas dúvidas.

  1. Eu quero saber se posso fazer esses cursos aqui em Brasilia?
    Sei que tem cursos on-line mas as provas como vou fazer, tenho que ir pra São Paulo?
    Gostaria de receber o nome de todos os cursos que tenho que fazer para comissaria de bordo.
    Grata!

    • Olá Sueli, tudo bem? Como a escola fica em São Paulo, você teria que fazer o curso online. Somente no final do curso você precisaria vir até São Paulo passar um final de semana para realizar o treinamento prático e a prova final. O único curso que você precisa fazer para seguir a profissão é o de Comissário de Voo.

  2. Olá boa tarde, tenho 18 anos e meu sonho sempre foi ser comissária… Agora posso realizar! Só gostaria de saber quais são as melhores escola em São Paulo para fazer o curso?

    • Olá Biatriz, tudo bem? Não podemos lhe indicar as melhores, mas podemos lhe dizer que o CEAB é uma das melhores escolas de aviação do Brasil, e a que mais forma comissários de voo.

    • Olá Erica, tudo bem? Para ingressar no curso você precisa ter ensino médio completo e altura igual ou superior a 1,58m. Se você atende estes requisitos pode fazer o curso sem problema algum.

    • Olá Gabriela, se você é brasileira ou naturalizada, entende-se que você já domine a língua portuguesa. Caso você seja estrangeira e queira trabalhar no Brasil, é necessário que você tenha domínio da língua portuguesa, mas não significa que você precisa fazer um curso (pode estudar por conta própria, o que vale é o seu aprendizado).

    • Olá Jéssica, tudo bem? Você pode fazer o curso de Comissário de Voo a distância pelo CEAB. Encaminhei seu e-mail para que nossos consultores entrem em contato com você para tirar suas dúvidas.

  3. Bom dia sou de Brasília e gostaria de saber se aqui tem escolas onde eu possa fazer o curso para ser aeromoça se não onde posso fazer este curso?!

    • Olá Thainan, tudo bem? O CEAB fica apenas em São Paulo, mas você pode fazer o curso a distância que possui a mesma qualificação do curso presencial.

  4. olá,quero saber quais são as melhores escolas q ganham destaque pra comissaria na região de PE ,ainda n tenho 18 anos mas já estou no ensino medio e quero saber quais cursos posso fazer que vão ter um diferencial na hr da entrevista.

    • Olá Jackeline, tudo bem? Você pode encontrar as escolas da sua região no Google, mas o CEAB é a escola que mais forma comissários de voo no Brasil, com a melhor média da ANAC. Você pode fazer o curso conosco a distância, tendo toda a qualidade do CEAB sem sair precisa sair da sua casa para estudar.
      Se você tiver alguma dúvida sobre o curso ou sobre a profissão, entre em contato através do Whats App: (11) 949235084 ou do e-mail: contato@ceabbrasil.com.br.

    • Olá Tamires, tudo bem? O único curso obrigatório é o de comissário de voo, que você precisa realizar em uma escola homologada pela ANAC. Qualquer outro curso que você queira fazer podem ser diferenciais para o seu currículo, mas o mais importante seria de idiomas.

  5. Olá! Tenho 22 anos, estou perto de terminar uma graduação e gostaria de saber minhas chances caso entre no curso para ser comissária de vôo. E se eu quiser expandir para vôos internacionais, o inglês intermediário serve?
    Desde já, obrigada!

  6. Olá, tenho 21 anos
    Gostaria de saber como faço pra fazer o curso a distância, pôs quero me especializar nessa aérea e futuramente ser uma excelente profissional. Obrigada!

    • Olá Janiele, tudo bem? Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 ou (11) 94191-1050 (plantão até 21:30hs) para tirar suas dúvidas.

  7. Olá, eu tenho apenas 15 anos,estou no 2° ano do ensino médio em uma escola profissional, apesar de ainda n ter idade suficiente,tenho bastante interessante na área e a admiro mt,e gostaria que vc me desse “dicas”, de por onde começar,como posso ir me preparando… Enfim.

    • Olá Ana Flávia, tudo bem? O mais importante é ter determinação e foco nos seus objetivos. Um curso de idiomas será muito importante para a sua carreira, que você pode realizar enquanto não atinge a idade devida. Sucesso!

  8. Olá tenho 16 anos e gostaria de saber se tem algum curso preparatório que posso estar fazendo antes de completar 18 anos pois termino o colegial esse ano.

    • Olá Maria Eduarda, tudo bem? Não existe nenhum curso preparatório, mas você pode investir em um curso de idiomas, ou mesmo estudar pela internet, pois o certificado do curso de idiomas não é obrigatório, você só precisa provar que sabe se comunicar.

  9. Boa noite, gostaria de saber se quem tem um curso de inglês por exemplo, é mais valorizado no mercado? Estou apaixonada pela profissão e já decidi que será ela, porém fico receosa em questão da prova da ANAC, não sei como funciona..

    • Olá Mariana, tudo bem? Quanto ao inglês, apesar de não ser obrigatório, o candidato que tem o domínio de um segundo idioma pode se destacar em uma seleção. Quanto a prova da ANAC, você não precisa se preocupar, pois se fizer o seu curso em uma escola de qualidade, você estará muito bem preparada para realizar a prova.

      • Tudo bem e com você? No caso, a prova da ANAC são conhecimentos gerais? Procurei na internet e não encontrei, você tem ideia de como pode ser? .. Me preocupo um pouco com minha alura (1,59), porém vejo que o minimo é de 1,58…

    • Olá Mari, tudo bem? Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 ou (11) 94191-1050 (plantão até 21:30hs) para tirar suas dúvidas.

    • Olá Leane, tudo bem? Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 ou (11) 94191-1050 (plantão até 21:30hs) para tirar suas dúvidas.

    • Olá Bruna, tudo bem? Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 ou (11) 94191-1050 (plantão até 21:30hs) para tirar suas dúvidas.

    • Olá Thaís, tudo bem? O inglês é o principal porque a maioria das companhias utilizam como língua oficial, o espanhol, francês e alemão também podem ser um grande diferencial.

    • Olá Ingridy, tudo bem? A altura mínima é exigida pelas companhias para que a tripulação possa auxiliar os passageiros em qualquer situação (isto implica alcançar o compartimento de emergência que fica no teto do avião). Você também pode avaliar sua aptidão verificando se consegue alcançar 2,12m de altura com a ponta dos dedos, que é uma outra forma de qualificação. Você pode fazer o curso mesmo tendo estatura menor, mas a contratação pode ser mais difícil. Entre em contato através do WhatsApp: (11) 94923-5084 para tirar suas dúvidas.

    • Olá Leandro, tudo bem? Nosso curso é reconhecido e homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), tanto presencial quanto a distância. A parte teórica do curso é realizada a distância e são cerca de 5 meses, já a parte prática que consiste no treinamento de sobrevivência na selva é realizado em São Paulo, em um final de semana. Se você tiver alguma dúvida sobre o curso ou sobre a profissão, entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 949235084 que um de nossos consultores entrará em contato com você.

    • Oi Leandro, como disse no seu outro comentário, você só precisa passar um final de semana em São Paulo para realizar o treinamento de sobrevivência na selva e a prova final. Qualquer dúvida, entre em contato via WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − oito =