Desembarque na Ilha de São Martinho

Um dia na praia é normalmente divertido e relaxante, mas uma visita a Praia Maho pode ser um pouco mais angustiante. A praia, localizada no lado holandês da ilha caribenha de São Martinho, fica a 10 metros da pista curta do Aeroporto Internacional Princess Juliana.

Enquanto os banhistas nadam e brincam no mar, aviões ruidosos descem logo acima de suas cabeças e o cheiro de querosene enche o ar.

O fotógrafo Josef Hoflehner e seu filho Jakob Hoflehner passaram mais de dois meses nesta praia única, registrando imagens para o seu livro Jet Airliner: The Complete Works. 

“É um lugar extraordinário”, disse Josef Hoflehner via e-mail.

“Simplesmente não há nada como este aeroporto em qualquer lugar do planeta. Com toda a segurança reforçada que temos hoje, não se pode chegar tão perto de um avião em qualquer outro lugar sem ter que comprar um bilhete.”

Os Hoflehners fizeram quatro viagens para a ilha entre 2009 e 2011, fotografando todos os dias por cerca de três semanas de cada vez e sempre tomando notas sobre os voo de cada avião que pousava.

“Em média, havia apenas cinco ou seis passageiros vindo por dia, e muitas vezes levava uma hora ou mais entre as aterrissagens”, disse Josef.

“Não era como se nós estivéssemos relaxando na praia como outros banhistas. Tivemos as câmeras em nossas mãos, em pé na praia, pois você nunca sabe quando exatamente o avião está chegando. Quando íamos ao banheiro ou pegar algo para beber, então o avião de repente chegava.”

São Martinho – Imagens

KLM Royal Dutch Airlines Boeing 747-400, arriving from Amsterdam-Schiphol.

Continental Airlines Boeing 737-700, arriving from Newark-Liberty.

JetBlue Embraer 190, arriving from San Juan.

United Airlines Airbus A320-200, arriving from Washington-Dulles.

Os Hoflehners fotografaram os aviões com duas câmeras 6 por 6 Hasselblad SWC, o que significa que só tinham tempo de tirar uma foto por aterrissagem.

“É muito difícil uma vez que a maioria das pessoas na praia estão em constante movimento e você tem que caminhar ou correr com eles, se você quer que eles saim na imagem”, disse ele.

“E depois há ainda o avião que está chegando a mais de 100 milhas por hora e você nunca sabe o quão baixo ou alto será, ou se ele vai sair um pouco fora a direita ou esquerda. Você só tem uma fração de segundo para tirar a foto ou o avião desaparece.”

Nenhuma das fotografias da série são encenadas, embora em alguns casos os Hoflehners viram pessoas posando para fotos com seus amigos e decidiram agarrar a oportunidade de tirar suas próprias fotos.

“A maioria das pessoas nem sequer percebem que foram fotografadas, uma vez que a maioria dos outros fotógrafos naquele momento estão exclusivamente centrados no próprio avião e usam câmeras de grande angular. Eles usam zoom, o que é engraçado, porque o avião é muito grande e está apenas a poucos metros de distância”, disse ele.

American Airlines Boeing 737-800, arriving from Miami International.

Delta Air Lines Boeing 757-200, departing to Hartsfield – Jackson Atlanta.

KLM Royal Dutch Airlines Boeing 747-400, arriving from Amsterdam-Schiphol.

U.S. Airways Boeing 757-200, arriving from Charlotte-Douglas.

Insel Air McDonnell Douglas MD-82, arriving from Curacao.

Confira mais imagens no site do fotógrafo: Josef Hoflehner