Dicas para lidar com passageiros que tem medo de avião

Embora a tecnologia da aviação tenha avançado para grandes níveis de segurança, ainda é difícil para a maioria dos passageiros relaxar na hora de viajar de avião. O medo é, infelizmente, bastante comum entre todo tipo de pessoa e, nessas circunstâncias, não é diferente.

Portanto, é importante que os comissários de bordo e as aeromoças saibam como lidar com esse passageiro, que tanto precisa da atenção da tripulação num momento de ansiedade elevada. Separamos algumas dicas de como melhorar a experiência de voo para um passageiro que sofre dessa fobia. Confira:

Medo de voar

Lidando com passageiros que tem medo de voar

Leia também: 10 Motivos para se Tornar um Comissário de Bordo

Estimule-o a respirar

Quando o passageiro já estiver sentado em seu lugar, é importante avaliar o seu estado emocional e se há riscos de que ele possa se exaltar. O primeiro exercício a fazer com uma pessoa que está passando por essa ansiedade é o de respiração. Faça com que o passageiro leve sua mente para um outro lugar, que respire fundo e com ritmo. A respiração é um ótimo método para afastar a ansiedade pois o seu movimento ritmado acalma automaticamente.

Use distrações

Encontrar distrações para o passageiro é uma ótima opção. Filmes, revistas, música nos fones de ouvido e tudo o mais que tire a atenção dos aspectos da viagem são bons combatentes contra a fobia de avião.

Não ofereça bebidas alcoólicas

Muitas vezes o passageiro irá afirmar que, por sentir medo, vai relaxar ao beber conteúdo alcoólico. Este é um erro. Quando pessoas em estado de ansiedade começam a beber podem ter a falsa impressão de que relaxam, mas após algum tempo o efeito será o contrário:

Elas vão se sentir exaltadas e agitadas, colocando em risco o conforto dos outros passageiros. Em vez disso, um calmante leve é o mais indicado para esses casos.

Ensine sobre o funcionamento dos aviões

O mais importante ainda é a desmistificação. Quanto mais o passageiro souber sobre a aeronave, mais confortável se sentirá. É imprescindível explicar por que as turbulências acontecem, de forma simples.

Explicar que um avião possui alto grau de tecnologia contra acidentes também ajuda. O passageiro nessa situação quer saber que está seguro, portanto as informações recebidas serão muito bem vindas.

Por último, o passageiro deve sentir que está sendo cuidado pela tripulação, ele deve saber que, caso se sinta mal em algum momento, pode contar com a atenção de todos. Assim ele se sentirá mais seguro e pode até adormecer.

E você, como faria para tranquilizar os passageiros que tem medo de voar? Compartilhe suas dicas em nosso Instagram!

Aviação Civil