Itapemirim entrará no Ramo da Aviação com Classe Executiva

A319 itapemirim

Os planos do grupo Itapemirim não foram esfriados devido a crise da aviação mundial.

Mesmo que a pandemia do novo coronavírus tenha gerado problemas no setor da aviação, os empresários estão otimistas.

Portanto, o grupo Itapemirim, voltado ao transporte rodoviário deseja entrar no setor de aviação com sua própria companhia aérea.

Conforme a entrevista exclusiva com a UOL, o CEO do grupo, Rodrigo Villaça, e o CEO da Itapemirim Linhas Aéreas, Tiago Senna, afirmaram que ocorre uma expectativa de assinarem um contrato de leasing dos primeiros aviões.

Esta previsto que este contrato venha ser assinado neste mês de julho, onde irá começar a voar no primeiro trimestre do ano que vem.

Entenda agora sobre a ideia do Surgimento de uma Nova Companhia Aérea

Porém, a ideia de criação de uma nova companhia aérea brasileira acabou surgindo em fevereiro de 2020 durante uma viagem do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) aos Emirados Árabes Unidos.

Por meio deste, o empresário Sidnei Piva, presidente da Itapemirim, anunciou o valor de aporte de US$500 milhões de um dos fundos soberanos dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo informações, uma parte deste dinheiro seria usada para iniciar a criação da companhia aérea do grupo Itapemirim.

Mas, devido a crise do novo coronavírus que surgiu, o dinheiro acabou não vindo.

Contudo, o CEO do grupo garante que, mesmo sem ele, a nova empresa Itapemirim Linhas Aéreas irá decolar.

Alguns dados foram disponibilizados em uma rede social, Villaça tem informado dicas sobre o projeto que está andando, por isso foi recentemente divulgado algumas maquetes que demonstram os modelos de aviões que podem voar pela companhia Itapemirim.

Projeto de Três Modelos de Avião são disputados pela Empresa Itapemirim

As operações devem surgir no primeiro trimestre do ano que vem (2021), a intenção do grupo é disponibilizar dez aviões.

Os modelos dos aviões ainda não foram definidos, pois esta disputa inclui o avião Airbus A319, o Boeing 737-700 e o modelo Embraer 190/195.

“Queremos um avião com capacidade entre 100 e 140 passageiros”, afirmou Senna.

A empresa até sugeriu voar com o turbélice Q400, mas esta opção acabou sendo descartada.

Inicialmente, os aviões da Itapemirim devem voar com menores números de assentos, mesmo que a capacidade máxima do modelo escolhido seja maior.

Preferencialmente, esta técnica é adotada pela companhia aérea porque a empresa pretende implementar outro modelo de negócio diferente do oferecido.

Como será a Classe Executiva em Voos Domésticos?

A companhia Itapemirim pretende oferecer um serviço premium para os passageiros.

O deferencial será estabelecido por um serviço de bordo e classe executiva nos voos domésticos.

“A intenção é voltarmos com as bebidas alcoólicas, com pelo menos uma dose de uísque para cada passageiro. Vamos voltar a dar um conforto a mais para o passageiro, que quer ter esse conforto. Resgataremos um pouquinho o que o passageiro da Varig não encontra mais no mercado”, disse.

Portanto, a primeira inovação virá com a divisão do avião em duas classes de serviço, a executiva e econômica.

“Se for um avião de 140 lugares, vamos operar com 120, 115 ou 110 lugares”, afirmou Senna. “Vai ter mais espaço também na econômica”, completou.

Haverá um ótima justificativa sobre a necessidade de um serviço premium, Senna relembrou dos anos dourados da aviação.

“Voei muito na ponte aérea e o avião mais requisitado, independentemente de ser turbopropulsor [turboélice], barulhento e turbulento, era o Electra. Todo mundo queria fazer o último voo do dia no Electra, às 5h da tarde para ir lá atrás na salinha fazer seu happy hour e tomar seu uísque para ir para casa depois de um dia de trabalho. E continua existindo isso [essa demanda]”, afirmou.

Companhia Itapemirim não deseja competir com Tarifa Promocional

O foco da empresa Itapemirim é o passageiro corporativo!

“Esses são os passageiros frequentes e não existe uma classe específica para eles”, afirmou Senna.

Apesar do mercado corporativo ter costume de pagar as tarifas mais altas nas passagens aéreas, a companhia pensa de outra maneira.

Segundo o CEO da Itapemirim, a empresa não pretende entrar na competição de preço.

Portanto, para o Senna, o momento de pós-pandemia deve ajudar a empresa.

“Não vamos ter uma redução de tarifa no mercado. Acho que vai acontecer o contrário, e todas as aéreas que estão no mercado vão elevar as tarifas. Por todas as perdas que as aéreas estão amargando em 2020, de alguma forma precisa compensar. Com isso, vamos estar na média do mercado. O que não vamos fazer é competir com tarifa promocional”, disse.

Visão de Estratégia nova é adotada pela Empresa Itapemirim

Uma das estratégias da Avianca Brasil, é apostar em um serviço com mais qualidade, da qual é voltado para o público corporativo.

”É exatamente esse público da Avianca que está nos chamando bastante atenção”, disse Senna.

No entanto, a empresa Avianca teve sérias dificuldades financeiras, ela entrou em recuperação judicial, acabou perdendo aviões por falta de pagamento.

Por causa disso os voos foram suspendidos pela cia aérea.

Contudo, concluiu-se que “A Avianca tinha um serviço premium, mas tarifas promocionais”, avaliou Senna.

Cia Aérea prevê 50 Aviões em cinco Anos

As operações devem ser iniciadas com 10 aviões, da qual terá como principais aeroportos de operação os de Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Recife (PE).

Por conta da concorrência predatória das companhias aéreas que fazem parte do mercado atual da aviação, Senna afirmou que a cia deve ter rotas alternativas.

É previsto que os primeiros aviões deverão ficar pouco tempo em operação.

A empresa Itapemirim definiu que em três anos deve conter uma frota de aeronaves do modelo Airbus A220, ou seja, um concorrente dos aviões da Embraer.

“Toda empresa pensa em crescer e já foi demonstrado no mundo inteiro que frota única é rentável e muito mais fácil de lidar. Então, se estou trabalhando com uma frota única de Airbus e se começarmos a ter uma demanda maior de mercado que justifique um avião maior, consigo crescer na linha Airbus em número de assentos, o que não me acontece com a linha Embraer”, disse.

Companhia Itapemirim prevê Novidades para os Comissários e Pilotos

Segundo o CEO do grupo Itapemirim, a maquete do Airbus A220 foi divulgada na rede Linkedin.

O projeto de maquete apresenta a fuselagem na cor amarela, da qual se torna um diferencial da empresa, pois, este avião deve ser notado em diversos aeroportos.

Para iniciar às operações, a empresa Itapemirim prevê contratar 600 funcionários nos próximos meses, será por volta de 160 pilotos e 320 comissários de bordo.

Esses funcionários irão operar os primeiros dez aviões da frota.

“Devemos começar a seleção já em julho e os primeiros testes serão online”, afirmou Senna.

Futuramente, a empresa pensa em operar no segmento de cargas, sendo um setor que já passou a ser operado por uma companhia aérea no passado.

Fonte: UOL

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