Quem vê a comissária de bordo andando pelo saguão dos aeroportos não imagina como o trabalho dela pode se tornar estressante de uma hora para outra.
Até mesmo quem só tem contato com as aeromoças durante o embarque e desembarque não imagina que serão elas as responsáveis por manter a calma e segurança em caso de alguma emergência durante o voo.
Mas se você ainda está começando a sua carreira nessa área, não existem motivos para se preocupar.
Isso porque saber lidar com as emergências a bordo é um dos conhecimentos que você irá adquirir no curso de comissária de bordo.
Por isso, fique atenta ao post que preparamos hoje e entenda tudo o que você vai aprender durante a sua formação.
Diferentes tipos de emergências ensinadas no curso de comissária de bordo
Um ponto importante que precisamos esclarecer antes de mais nada é que existem diferentes tipos de emergências a bordo.
Esse é um dos assuntos abordados no curso de comissária de bordo.
Por exemplo, problemas mecânicos com a aeronave são diferentes de situações nas quais algum passageiro necessita de atendimento médico.
Por isso, é importante que a comissária de bordo saiba diferenciar todas as diferentes situações que podem ser consideradas emergências. Esse conhecimento é fundamental para que ela possa entender exatamente como agir em cada situação.
Fatores humanos e autocontrole
Outra coisa importante que você aprenderá no curso de comissária de bordo é sobre as reações humanas frente a situações de perigo. Isso porque é preciso saber medir o quanto a tripulação será transparente com os passageiros em caso de perigo.
O objetivo aqui não é esconder nada, mas apenas evitar situações de pânico desnecessário.
Ou até mesmo atrapalhar o trabalho da tripulação, principalmente quando eles precisam de concentração para realizar seus trabalhos com precisão.
Por isso, também é importante saber manter o autocontrole, respirar com calma e não deixar que os passageiros imaginem que a situação é mais perigosa do que realmente é.
Procedimentos de emergência e segurança
Com todos esses fatores em mente, entendendo quais são as situações consideradas de emergência, chega o momento de aprender os procedimentos para lidar com cada uma delas.
No curso de comissária de bordo, os alunos são expostos de forma teórica e prática a todas as possíveis emergências que envolvem a profissão.
Como falamos anteriormente, em caso de problemas técnicos na aeronave, a atuação da comissária pode ser decisiva.
Por exemplo, caso aconteça um princípio de incêndio, ela deverá saber controlar o fogo antes que algo mais grave aconteça.
Ou então, se um passageiro precisar de atendimento médico durante o voo, é função da comissária checar se há algum médico a bordo ou até mesmo aplicar os primeiros socorros até que a aeronave possa fazer um pouso emergencial.
O curso de comissária de bordo é obrigatório para todos os profissionais que desejam ingressar na aviação civil.
É nele que os alunos aprenderão a lidar com situações de emergência e aplicar todos os procedimentos para que os passageiros cheguem em segurança aos seus destinos.
Por isso, se você se interessa por essa carreira, certifique-se de que o curso escolhido tenha aulas práticas e teóricas sobre o assunto.
Você conhecia esse lado do curso de comissária de bordo? Conte nos comentários o que mais te fascina nessa profissão.