Muitas pessoas optam por estudar em instituições de ensino à distância pela flexibilidade que essa modalidade apresenta. Especialmente no caso de pessoas que trabalham de dia ou que já terminaram um curso superior, fazer um curso a distância pode abrir os horizontes e capacitar o indivíduo para uma nova profissão ou uma nova habilidade.

Apesar de os cursos EAD oferecerem vários benefícios para o estudante, como não precisar sair de casa todos os dias para assistir às aulas e ter mais flexibilidade de horário para cumprir a carga exigida, também é necessário tomar bastante cuidado ao escolher a instituição em que vai estudar. Para que você faça a melhor opção para a sua carreira, separamos 4 dicas para você escolher a melhor instituição de ensino à distância!

Verificar se a instituição de ensino a distância é credenciada à ANAC

Escolas e centros educacionais que oferecem cursos voltados à aviação, como capacitação para comissários de voo e atendimentos a aeroportos, não precisam ser credenciados ao Ministério da Educação (MEC), mas sim à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para ter validação. É importante verificar esse credenciamento, pois ele garante que a instituição segue os critérios para oferecer cursos de qualidade, com pessoas capacitadas e infraestrutura adequada.

Verificar se é associada à ABED

Outra maneira de garantir a qualidade do ensino à distância oferecido por uma instituição é conferir se ela segue as recomendações e regras da ABED, a Associação Brasileira de Educação à Distância. O vínculo à ABED não é obrigatório, mas é um diferencial que garante mais qualidade e credibilidade nessa modalidade de ensino. Para isso, faça uma busca no portal da associação. Se encontrar o curso que procura, pode saber que a instituição que o oferece se preocupa em trabalhar com um ensino à distância de qualidade!

Saber como é a relação dos professores com os alunos

A relação entre professores e alunos no ensino à distância precisa suprir as mesmas necessidades que em cursos presenciais. Não é porque não existe o espaço físico de sala de aula que os professores não devem se esforçar para estabelecer um relacionamento de confiança. Por isso, se possível, converse com pessoas que já fizeram o curso que você deseja para conseguir referências sobre os professores. Também procure o currículo do corpo docente para garantir que eles atenderão suas necessidades de conteúdo.

Verificar se a instituição segue as exigências dos cursos EAD

Para que seja possível oferecer um ensino de qualidade e atender um grande número de alunos com infraestrutura de ponta, as instituições de ensino à distância precisam atender a várias exigências. Não existe um único modelo e as instituições podem variar muito com relação aos recursos educacionais e tecnológicos; ainda assim, a legislação brasileira tem referenciais obrigatórios de qualidade que devem ser seguidos em qualquer curso à distância, como projetos pedagógicos com metodologia clara, currículo de acordo com o curso e o perfil do estudante, material didático de qualidade e adaptados para a modalidade, tecnologia que permita interação no processo de ensino-aprendizagem e infraestrutura proporcional ao número de estudantes e território abrangido. Todos esses critérios podem ser conferidos na própria instituição e costumam estar disponibilizados nos sites.

A escolha de uma instituição de ensino à distância que ofereça o curso desejado é bastante importante, e é preciso garantir que o centro de ensino encontrado se preocupe em oferecer um padrão de qualidade que te leve ao crescimento profissional

Você tem mais alguma dica para ajudar na busca pela instituição de ensino à distância ideal? Conte para nós nos comentários e não deixe de assinar nossa newsletter para saber ainda mais sobre EAD e aviação!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here