Início Artigos

Espiral desenhada nas turbinas dos aviões tem uma razão e pode salvar vidas

597

Se você reparar bem, verá que no centro das turbinas dos aviões existe um símbolo semelhante a uma espiral. Mas exatamente o que ele faz ali? O desenho está muito longe de ser apenas um detalhe estético. Sua função é alertar a equipe de solo que o motor do avião está funcionando, garantindo que ninguém chegue muito próximo a ele.

Se ele estiver ligado, a equipe verá apenas um borrão branco ou uma espécie de redemoinho hipnotizante, dependendo da velocidade de rotação do motor. Quando desligado, é possível ver o símbolo nitidamente.

Mas será que o barulho da turbina não é suficiente para servir de alerta? O problema é que, em um aeroporto, é comum o motor de vários aviões próximos estarem ligados ao mesmo tempo. Além disso, a equipe de solo sempre está usando proteção para os ouvidos.

O motor de um avião é tão potente que uma área de risco é delimitada para que as pessoas não cheguem muito perto enquanto ele está funcionando. O raio da área de risco de um Boeing 787, por exemplo, é de 4,57 metros.

turbina2

Formas e tamanhos

Embora a maioria dos símbolos seja uma espiral, a sinalização pode variar de forma e tamanho, dependendo do fabricante do motor. O desenho de um motor da General Eletric, por exemplo, é ligeiramente diferente do símbolo da Rolls Royce. No entanto, o objetivo é o mesmo.

Espantalho de aves

Vários estudos estão sendo feitos para tentar comprovar se a espiral pode encorajar as aves a voarem longe do motor, mas nenhum deles foi conclusivo.

Boeing e Rolls Royce, por exemplo, dizem que a espiral não impede que as aves voem próximo do local, já que a rotação é tão rápida que os pássaros não conseguem ver a espiral. Já outros estudos dizem que o símbolo poderia ajudar.

Fonte: Blog da KLM

cta-ebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

onze − quatro =